Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9996 |
Resumo: | Enquadramento Conceptual: A grande importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação tem potenciado muita da investigação científica, visando o desenvolvimento de mecanismos de aferição e de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspetiva de apoio à definição de políticas públicas de educação para a melhoria escolar. Objetivos: O trabalho que se apresenta procura, por um lado, compreender e analisar os efeitos das variáveis de contexto no rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática e nas suas atitudes face a essa disciplina, por outro lado, perceber se as escolas em estudo, enquanto organizações escolares, se diferenciam entre si nos resultados escolares e nas atitudes dos seus alunos. Metodologia: Neste estudo participaram 444 alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (47.7% do 6º e 52.3% do 9º, com 232 rapazes e 212 raparigas), de 5 Escolas Portuguesas. Resultados Partindo do pressuposto que há fatores extrínsecos e intrínsecos às escolas, deles dependendo em grande medida o valor que cada escola acrescenta aos seus alunos. Com o fim de contribuirmos para o desenho de propostas organizacionais e de intervenção pedagógica conducentes à melhoria do rendimento escolar dos alunos, analisámos num primeiro momento o impacto de fatores de contexto nos resultados escolares e nas atitudes dos alunos em Matemática e, num segundo momento, com base na estrutura hierárquica dos dados e o recurso à análise multinível, apurámos a magnitude do efeito escola. Conclusões: Os resultados das análises já realizadas sugerem a importância da localização geográfico-territorial da escola e da escolaridade da mãe no rendimento académico a matemática e nas atitudes face a esta disciplina, nos 6º e 9º ano de escolaridade. |
id |
RCAP_39940927c6f89f0178cf28415105e99a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9996 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola.Rendimento Escolar em MatemáticaAtitudes face à MatemáticaFatores de ContextoEfeito EscolaEnquadramento Conceptual: A grande importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação tem potenciado muita da investigação científica, visando o desenvolvimento de mecanismos de aferição e de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspetiva de apoio à definição de políticas públicas de educação para a melhoria escolar. Objetivos: O trabalho que se apresenta procura, por um lado, compreender e analisar os efeitos das variáveis de contexto no rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática e nas suas atitudes face a essa disciplina, por outro lado, perceber se as escolas em estudo, enquanto organizações escolares, se diferenciam entre si nos resultados escolares e nas atitudes dos seus alunos. Metodologia: Neste estudo participaram 444 alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (47.7% do 6º e 52.3% do 9º, com 232 rapazes e 212 raparigas), de 5 Escolas Portuguesas. Resultados Partindo do pressuposto que há fatores extrínsecos e intrínsecos às escolas, deles dependendo em grande medida o valor que cada escola acrescenta aos seus alunos. Com o fim de contribuirmos para o desenho de propostas organizacionais e de intervenção pedagógica conducentes à melhoria do rendimento escolar dos alunos, analisámos num primeiro momento o impacto de fatores de contexto nos resultados escolares e nas atitudes dos alunos em Matemática e, num segundo momento, com base na estrutura hierárquica dos dados e o recurso à análise multinível, apurámos a magnitude do efeito escola. Conclusões: Os resultados das análises já realizadas sugerem a importância da localização geográfico-territorial da escola e da escolaridade da mãe no rendimento académico a matemática e nas atitudes face a esta disciplina, nos 6º e 9º ano de escolaridade.2014-01-24T15:32:45Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9996http://hdl.handle.net/10174/9996porOliveira, M., Verdasca, J., Saragoça, J., Candeias, A. A., Pomar, C., & Rebelo, N. (2013, Julho). Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. In A. A. Candeias (Coord.), Assessment of socio-emotional and academic competences: Development and validation studies with children and youth from Portuguese Elementary Education. Simpósio conduzido no I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa.simnaosimDepartamento de Psicologia; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Matemática; Departamento de Sociologia; Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Centro de Investigação em Matemática e Aplicações; Centro de Investigação em Sociologia a Antropologia "Augusto da Silva"mmo@uevora,ptjcv@uevora.ptjsaragoca@uevora.ptaac@uevora.ptcpomar@uevora.ptnrebelo@uevora.pt679Oliveira, M.Verdasca, J.Saragoça, J.Candeias, A. A.Pomar, C.Rebelo, N.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:02.400148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
title |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
spellingShingle |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. Oliveira, M. Rendimento Escolar em Matemática Atitudes face à Matemática Fatores de Contexto Efeito Escola |
title_short |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
title_full |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
title_fullStr |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
title_full_unstemmed |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
title_sort |
Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. |
author |
Oliveira, M. |
author_facet |
Oliveira, M. Verdasca, J. Saragoça, J. Candeias, A. A. Pomar, C. Rebelo, N. |
author_role |
author |
author2 |
Verdasca, J. Saragoça, J. Candeias, A. A. Pomar, C. Rebelo, N. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, M. Verdasca, J. Saragoça, J. Candeias, A. A. Pomar, C. Rebelo, N. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento Escolar em Matemática Atitudes face à Matemática Fatores de Contexto Efeito Escola |
topic |
Rendimento Escolar em Matemática Atitudes face à Matemática Fatores de Contexto Efeito Escola |
description |
Enquadramento Conceptual: A grande importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação tem potenciado muita da investigação científica, visando o desenvolvimento de mecanismos de aferição e de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspetiva de apoio à definição de políticas públicas de educação para a melhoria escolar. Objetivos: O trabalho que se apresenta procura, por um lado, compreender e analisar os efeitos das variáveis de contexto no rendimento escolar dos alunos na disciplina de Matemática e nas suas atitudes face a essa disciplina, por outro lado, perceber se as escolas em estudo, enquanto organizações escolares, se diferenciam entre si nos resultados escolares e nas atitudes dos seus alunos. Metodologia: Neste estudo participaram 444 alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (47.7% do 6º e 52.3% do 9º, com 232 rapazes e 212 raparigas), de 5 Escolas Portuguesas. Resultados Partindo do pressuposto que há fatores extrínsecos e intrínsecos às escolas, deles dependendo em grande medida o valor que cada escola acrescenta aos seus alunos. Com o fim de contribuirmos para o desenho de propostas organizacionais e de intervenção pedagógica conducentes à melhoria do rendimento escolar dos alunos, analisámos num primeiro momento o impacto de fatores de contexto nos resultados escolares e nas atitudes dos alunos em Matemática e, num segundo momento, com base na estrutura hierárquica dos dados e o recurso à análise multinível, apurámos a magnitude do efeito escola. Conclusões: Os resultados das análises já realizadas sugerem a importância da localização geográfico-territorial da escola e da escolaridade da mãe no rendimento académico a matemática e nas atitudes face a esta disciplina, nos 6º e 9º ano de escolaridade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-24T15:32:45Z 2014-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9996 http://hdl.handle.net/10174/9996 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, M., Verdasca, J., Saragoça, J., Candeias, A. A., Pomar, C., & Rebelo, N. (2013, Julho). Rendimento escolar em matemática vs atitudes face à matemática: Fatores de contexto e efeito escola. In A. A. Candeias (Coord.), Assessment of socio-emotional and academic competences: Development and validation studies with children and youth from Portuguese Elementary Education. Simpósio conduzido no I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa. sim nao sim Departamento de Psicologia; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Matemática; Departamento de Sociologia; Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Centro de Investigação em Matemática e Aplicações; Centro de Investigação em Sociologia a Antropologia "Augusto da Silva" mmo@uevora,pt jcv@uevora.pt jsaragoca@uevora.pt aac@uevora.pt cpomar@uevora.pt nrebelo@uevora.pt 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136524599558144 |