A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/50677 |
Resumo: | O trabalho de projeto, enquadrado nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem de base construtivista, permite a construção de competências transversais, atualmente potenciado pela utilização das tecnologias digitais. Esta metodologia assume na contemporaneidade uma renovada importância, designadamente devido: à complementaridade com o ensino online, onde os espaços e os tempos se diluem, e à ponte que permite estabelecer entre o ensino e a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a metodologia de trabalho de projeto contribuiu para a construção de competências pelos estudantes, particularmente de autonomia e de literacia digital. A abordagem será qualitativa com recurso a um estudo de caso, recorrendo a observação participante e análise de conteúdo de reflexões escritas. Como resultados espera-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de implementação da metodologia de trabalho de projeto, com recurso intensivo à integração de tecnologias digitais na comunicação e no processo de ensino, avaliação e aprendizagem. |
id |
RCAP_7e1724989642cd6afd4117b49b28e686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/50677 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superiorMetodologia do EnsinoAprendizagem AtivaCompetênciasTecnologias DigitaisO trabalho de projeto, enquadrado nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem de base construtivista, permite a construção de competências transversais, atualmente potenciado pela utilização das tecnologias digitais. Esta metodologia assume na contemporaneidade uma renovada importância, designadamente devido: à complementaridade com o ensino online, onde os espaços e os tempos se diluem, e à ponte que permite estabelecer entre o ensino e a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a metodologia de trabalho de projeto contribuiu para a construção de competências pelos estudantes, particularmente de autonomia e de literacia digital. A abordagem será qualitativa com recurso a um estudo de caso, recorrendo a observação participante e análise de conteúdo de reflexões escritas. Como resultados espera-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de implementação da metodologia de trabalho de projeto, com recurso intensivo à integração de tecnologias digitais na comunicação e no processo de ensino, avaliação e aprendizagem.Universidade Estadual do TocantinsRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Luísa2022-01-03T13:09:48Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50677porRodrigues, A. L. (2021). A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior. Humanidades e Inovação, 8(50), 364-376.2358-8322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:59.027093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior |
title |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior |
spellingShingle |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior Rodrigues, Ana Luísa Metodologia do Ensino Aprendizagem Ativa Competências Tecnologias Digitais |
title_short |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior |
title_full |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior |
title_fullStr |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior |
title_full_unstemmed |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior |
title_sort |
A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior |
author |
Rodrigues, Ana Luísa |
author_facet |
Rodrigues, Ana Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia do Ensino Aprendizagem Ativa Competências Tecnologias Digitais |
topic |
Metodologia do Ensino Aprendizagem Ativa Competências Tecnologias Digitais |
description |
O trabalho de projeto, enquadrado nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem de base construtivista, permite a construção de competências transversais, atualmente potenciado pela utilização das tecnologias digitais. Esta metodologia assume na contemporaneidade uma renovada importância, designadamente devido: à complementaridade com o ensino online, onde os espaços e os tempos se diluem, e à ponte que permite estabelecer entre o ensino e a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a metodologia de trabalho de projeto contribuiu para a construção de competências pelos estudantes, particularmente de autonomia e de literacia digital. A abordagem será qualitativa com recurso a um estudo de caso, recorrendo a observação participante e análise de conteúdo de reflexões escritas. Como resultados espera-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de implementação da metodologia de trabalho de projeto, com recurso intensivo à integração de tecnologias digitais na comunicação e no processo de ensino, avaliação e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-01-03T13:09:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/50677 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/50677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, A. L. (2021). A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior. Humanidades e Inovação, 8(50), 364-376. 2358-8322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134568640413696 |