A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Luísa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50677
Resumo: O trabalho de projeto, enquadrado nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem de base construtivista, permite a construção de competências transversais, atualmente potenciado pela utilização das tecnologias digitais. Esta metodologia assume na contemporaneidade uma renovada importância, designadamente devido: à complementaridade com o ensino online, onde os espaços e os tempos se diluem, e à ponte que permite estabelecer entre o ensino e a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a metodologia de trabalho de projeto contribuiu para a construção de competências pelos estudantes, particularmente de autonomia e de literacia digital. A abordagem será qualitativa com recurso a um estudo de caso, recorrendo a observação participante e análise de conteúdo de reflexões escritas. Como resultados espera-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de implementação da metodologia de trabalho de projeto, com recurso intensivo à integração de tecnologias digitais na comunicação e no processo de ensino, avaliação e aprendizagem.
id RCAP_7e1724989642cd6afd4117b49b28e686
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/50677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superiorMetodologia do EnsinoAprendizagem AtivaCompetênciasTecnologias DigitaisO trabalho de projeto, enquadrado nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem de base construtivista, permite a construção de competências transversais, atualmente potenciado pela utilização das tecnologias digitais. Esta metodologia assume na contemporaneidade uma renovada importância, designadamente devido: à complementaridade com o ensino online, onde os espaços e os tempos se diluem, e à ponte que permite estabelecer entre o ensino e a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a metodologia de trabalho de projeto contribuiu para a construção de competências pelos estudantes, particularmente de autonomia e de literacia digital. A abordagem será qualitativa com recurso a um estudo de caso, recorrendo a observação participante e análise de conteúdo de reflexões escritas. Como resultados espera-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de implementação da metodologia de trabalho de projeto, com recurso intensivo à integração de tecnologias digitais na comunicação e no processo de ensino, avaliação e aprendizagem.Universidade Estadual do TocantinsRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Luísa2022-01-03T13:09:48Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/50677porRodrigues, A. L. (2021). A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior. Humanidades e Inovação, 8(50), 364-376.2358-8322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:54:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/50677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:59.027093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
title A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
spellingShingle A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
Rodrigues, Ana Luísa
Metodologia do Ensino
Aprendizagem Ativa
Competências
Tecnologias Digitais
title_short A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
title_full A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
title_fullStr A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
title_full_unstemmed A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
title_sort A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior
author Rodrigues, Ana Luísa
author_facet Rodrigues, Ana Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia do Ensino
Aprendizagem Ativa
Competências
Tecnologias Digitais
topic Metodologia do Ensino
Aprendizagem Ativa
Competências
Tecnologias Digitais
description O trabalho de projeto, enquadrado nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem de base construtivista, permite a construção de competências transversais, atualmente potenciado pela utilização das tecnologias digitais. Esta metodologia assume na contemporaneidade uma renovada importância, designadamente devido: à complementaridade com o ensino online, onde os espaços e os tempos se diluem, e à ponte que permite estabelecer entre o ensino e a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a metodologia de trabalho de projeto contribuiu para a construção de competências pelos estudantes, particularmente de autonomia e de literacia digital. A abordagem será qualitativa com recurso a um estudo de caso, recorrendo a observação participante e análise de conteúdo de reflexões escritas. Como resultados espera-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de implementação da metodologia de trabalho de projeto, com recurso intensivo à integração de tecnologias digitais na comunicação e no processo de ensino, avaliação e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-01-03T13:09:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/50677
url http://hdl.handle.net/10451/50677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, A. L. (2021). A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior. Humanidades e Inovação, 8(50), 364-376.
2358-8322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134568640413696