Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Luísa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38052
Resumo: A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.
id RCAP_d779258a114fadd4a2ec4ae3494b8cc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em PortugalFormação de professoresTecnologias digitaisDesenvolvimento de competênciasA revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Luísa2019-05-07T08:41:14Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38052porRodrigues, A. L. (2018). Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal. Contrapontos, 18(4), 354-373. doi: 10.14210/contrapontos.v18n4.p354-3731984 -711410.14210/contrapontos.v18n4.p354-373info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:04.353141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
title Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
spellingShingle Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
Rodrigues, Ana Luísa
Formação de professores
Tecnologias digitais
Desenvolvimento de competências
title_short Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
title_full Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
title_fullStr Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
title_full_unstemmed Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
title_sort Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal
author Rodrigues, Ana Luísa
author_facet Rodrigues, Ana Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologias digitais
Desenvolvimento de competências
topic Formação de professores
Tecnologias digitais
Desenvolvimento de competências
description A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos, e por sua vez desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-05-07T08:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38052
url http://hdl.handle.net/10451/38052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, A. L. (2018). Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores - Estudos de caso em Portugal. Contrapontos, 18(4), 354-373. doi: 10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373
1984 -7114
10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134445825949696