“Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Adriana Rodrigues Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84192
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_7e3d6f66e8cd0bbccb96da2d7967e150
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico“Why me?” – Bullying in perspective: qualitative analysis of violence among peers in middle school studentsbullyingcontexto escolarpressão dos paresviolência entre paresestudo qualitativobullyingschool contextpeer pressurepeer violencequalitative studyDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEsta dissertação pretende apresentar uma perspetiva realista daquilo que é a violência em contexto escolar; para tal o conceito de bullying é desmontado e caracterizado, sobretudo em termos de tipologia e intervenientes. Depois de falar do fenómeno de bullying/violência em contexto escolar, é apresentada uma análise qualitativa de cinco casos reais (testemunhos dados por alunos da mesma escola, todos eles vítimas e com histórias diferenciadas), comparando-os com o que podemos encontrar na bibliografia relativa ao tema. As histórias dos jovens englobam quase todos os tipos de bullying, como bullying físico, bullying psicológico e até cyberbullying, sendo que as designações podem diferir de autor para autor. É um estudo que pretende destacar-se pela sua natureza qualitativa, almejando contribuir para a investigação nesta área, tanto a nível empírico, como prático, nomeadamente na intervenção em contexto escolar. Pretende-se que as informações aqui presentes possam ter utilidade na prevenção de casos de violência escolar e na sua identificação e que as histórias narradas pelos jovens participantes possam sensibilizar todos aqueles envolvidos em situações deste género. Os resultados estão de acordo com a literatura relativa ao tema, com destaque para as características apontadas aos agressores e com para as formas de agressão mais frequentes, físicas ou de carácter mais indireto, e também para os tipos de bullying associados a cada género (muito concretamente, rapazes associados ao bullying físico e raparigas ao bullying psicológico).This thesis aims to present a realistic perspective of what violence in school context is; to do so the concept of bullying is disassembled and characterized, mostly in terms of typology and stakeholders. After talking about the bullying/violence in school context phenomenon, it is presented a qualitative analysis of five real cases (records given by students of the same school, all of them victims and with different stories), comparing them to what may be found in the literature relative to the topic. The young people's stories include almost all types of bullying, such as physical bullying, psychological bullying and even cyberbullying, knowing that the names may differ depending on the author. This is a study that intends to stand out for its qualitative nature, aiming to contribute to the investigation in this field, both empirically and at a practical level, namely in the intervention in school context. It is intended that the information presented here may have utility in the prevention of cases of school violence and in its identification and that the stories told by the young participants may raise awareness among all those involved in situations of this type. The results match the related literature, with emphasis on the features pointed to the bullies, the most frequent ways of aggressions, physical or more indirect, and also on the types of bullying associated with each gender (specifically, boys associated with physical bullying and girls with psychological bullying).2017-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84192http://hdl.handle.net/10316/84192TID:202143392porCerqueira, Adriana Rodrigues Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-18T15:55:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:48.989491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
“Why me?” – Bullying in perspective: qualitative analysis of violence among peers in middle school students
title “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
spellingShingle “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
Cerqueira, Adriana Rodrigues Pinto
bullying
contexto escolar
pressão dos pares
violência entre pares
estudo qualitativo
bullying
school context
peer pressure
peer violence
qualitative study
title_short “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
title_full “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
title_fullStr “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
title_sort “Porquê a mim?” - O bullying em perspetiva: análise qualitativa da violência entre pares em jovens do 3.º ciclo do ensino básico
author Cerqueira, Adriana Rodrigues Pinto
author_facet Cerqueira, Adriana Rodrigues Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Adriana Rodrigues Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
contexto escolar
pressão dos pares
violência entre pares
estudo qualitativo
bullying
school context
peer pressure
peer violence
qualitative study
topic bullying
contexto escolar
pressão dos pares
violência entre pares
estudo qualitativo
bullying
school context
peer pressure
peer violence
qualitative study
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84192
http://hdl.handle.net/10316/84192
TID:202143392
url http://hdl.handle.net/10316/84192
identifier_str_mv TID:202143392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949086138368