"School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Letícia Maria Fradeira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103644
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Forenses apresentada à Faculdade de Direito
id RCAP_123a8d61aeddc13e50e7fb73dd7e46ee
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização""School Bullying- The feeling of masked horror and the urgency of its special criminalization"ViolênciaBullyingContexto EscolarViolenceBullyingSchool ContextDissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Forenses apresentada à Faculdade de DireitoThe present work aims to analyse the treatment given to situations of bullying in Portugal which, over the years, has victimised thousands of children and young people in our country and throughout the world. According to the percentages of several studies and the examples of cases of violence that I here present, it can be verified that the measures taken by the competent entities, until now, have not had the desired effects. In particular, the political measures taken which have proved insufficient to achieve the goal of significantly reducing situations of violence and intimidation in the school context. Thus, I describe the subjects and the circumstances in which aggressions may occur; I examine the proposals presented so far and the mechanisms to which we may resort, seeking to remedy their shortcomings and to propose the changes I consider necessary to the future governmental project for the criminalisation of this phenomenon, which has so many negative consequences for those involved and for society itself. To this end, we must begin by recognizing this problem as the crime it is and inserting it into the legal system of each country. It is an indisputable responsibility of the State to maintain a safe and healthy environment in educational establishments, conducive to the full intellectual development of its students. The already known consequences of this behavior for the mental and/or physical health of the young people involved, and even for their school performance, demonstrate that one cannot continue to devalue and ignore these occurrences, calling them “normal things of children”, so natural and characteristic of their growth.O presente trabalho tem como objetivo a análise do tratamento dado às situações de bullying em Portugal que, ao longo dos anos, tem vitimado milhares de crianças e jovens no nosso país e no mundo. Segundo as percentagens de vários estudos e os exemplos de casos de violência que aqui apresento, pode-se verificar que as medidas tomadas pelas entidades competentes, até ao momento, não têm surtido os efeitos desejados. Em especial, as medidas políticas proferidas, têm-se mostrado insuficientes para atingir o objetivo da diminuição significativa destas situações de violência e intimidação em contexto escolar. Assim, descrevo os sujeitos e as circunstâncias em que as agressões podem ocorrer; examino as propostas apresentadas até então e os mecanismos aos quais podemos recorrer, procurando colmatar as suas falhas e propor as mudanças que considero necessárias ao futuro projeto governamental para criminalização deste fenómeno, que traz inúmeras consequências negativas, tanto para os envolvidos, como para a própria sociedade. Para tal, devemos começar por reconhecer este problema como o crime que é e inseri-lo no Ordenamento Jurídico de cada país. É uma responsabilidade indiscutível do Estado , manter um ambiente seguro e saudável nos estabelecimentos de ensino, propício ao pleno desenvolvimento intelectual dos seus alunos. As já conhecidas consequências deste comportamento para a saúde mental e/ou física dos jovens envolvidos e, até mesmo, para o seu desempenho escolar, demonstram que não se pode continuar a desvalorizar e a ignorar estas ocorrências, apelidando-as de “coisas normais de crianças”, tão naturais e caraterísticas do seu crescimento.2022-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103644http://hdl.handle.net/10316/103644TID:203101650porCarvalho, Letícia Maria Fradeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-19T21:41:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:26.789780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
"School Bullying- The feeling of masked horror and the urgency of its special criminalization"
title "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
spellingShingle "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
Carvalho, Letícia Maria Fradeira de
Violência
Bullying
Contexto Escolar
Violence
Bullying
School Context
title_short "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
title_full "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
title_fullStr "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
title_full_unstemmed "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
title_sort "School Bullying- O clima de terror mascarado e a urgência da sua especial criminalização"
author Carvalho, Letícia Maria Fradeira de
author_facet Carvalho, Letícia Maria Fradeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Letícia Maria Fradeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Bullying
Contexto Escolar
Violence
Bullying
School Context
topic Violência
Bullying
Contexto Escolar
Violence
Bullying
School Context
description Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Forenses apresentada à Faculdade de Direito
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103644
http://hdl.handle.net/10316/103644
TID:203101650
url http://hdl.handle.net/10316/103644
identifier_str_mv TID:203101650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134097135632384