A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45826 |
Resumo: | Os sentidos são manipulados e trabalhados pelos retalhistas com o objetivo de convencer o cliente a formalizar compras através do que ele ouve, toca, vê, cheira e prova. A área do marketing que trabalha e estuda como os sentidos podem influenciar o comportamento de compra do consumidor é o marketing sensorial. No âmbito desta dissertação é apresentada uma revisão de literatura que aborda o marketing sensorial nas diferentes vertentes que podem ser aplicadas no ponto de venda. Este trabalho de investigação apresenta um estudo empírico de caracter quantitativo, através da aplicação de um questionário a um conjunto de consumidores. Os resultados obtidos refletem as respostas dos inquiridos que comprovam ser sensíveis aos estímulos dos cinco sentidos no ponto de venda sendo influenciados no momento da compra. |
id |
RCAP_7e4f618312c8bfee4f4ade10b76d3dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do RetalhoMarketingMarketing SensorialSetor Do RetalhoSentidosOs sentidos são manipulados e trabalhados pelos retalhistas com o objetivo de convencer o cliente a formalizar compras através do que ele ouve, toca, vê, cheira e prova. A área do marketing que trabalha e estuda como os sentidos podem influenciar o comportamento de compra do consumidor é o marketing sensorial. No âmbito desta dissertação é apresentada uma revisão de literatura que aborda o marketing sensorial nas diferentes vertentes que podem ser aplicadas no ponto de venda. Este trabalho de investigação apresenta um estudo empírico de caracter quantitativo, através da aplicação de um questionário a um conjunto de consumidores. Os resultados obtidos refletem as respostas dos inquiridos que comprovam ser sensíveis aos estímulos dos cinco sentidos no ponto de venda sendo influenciados no momento da compra.Rosário, FilipeRepositório ComumFerreira Santos, André2023-07-28T10:24:14Z2023-07-182023-07-112023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45826TID:203334990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T18:30:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:15.286278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho |
title |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho |
spellingShingle |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho Ferreira Santos, André Marketing Marketing Sensorial Setor Do Retalho Sentidos |
title_short |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho |
title_full |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho |
title_fullStr |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho |
title_full_unstemmed |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho |
title_sort |
A Importância do Marketing Sensorial no Setor do Retalho |
author |
Ferreira Santos, André |
author_facet |
Ferreira Santos, André |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Filipe Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Santos, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing Sensorial Setor Do Retalho Sentidos |
topic |
Marketing Marketing Sensorial Setor Do Retalho Sentidos |
description |
Os sentidos são manipulados e trabalhados pelos retalhistas com o objetivo de convencer o cliente a formalizar compras através do que ele ouve, toca, vê, cheira e prova. A área do marketing que trabalha e estuda como os sentidos podem influenciar o comportamento de compra do consumidor é o marketing sensorial. No âmbito desta dissertação é apresentada uma revisão de literatura que aborda o marketing sensorial nas diferentes vertentes que podem ser aplicadas no ponto de venda. Este trabalho de investigação apresenta um estudo empírico de caracter quantitativo, através da aplicação de um questionário a um conjunto de consumidores. Os resultados obtidos refletem as respostas dos inquiridos que comprovam ser sensíveis aos estímulos dos cinco sentidos no ponto de venda sendo influenciados no momento da compra. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28T10:24:14Z 2023-07-18 2023-07-11 2023-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45826 TID:203334990 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45826 |
identifier_str_mv |
TID:203334990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133530625671168 |