Análise quantitativa e qualitativa de uma intervenção com jogos motores adaptados: Projeto “Jogamos Tudo, Brincamos Todos”
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.27088 |
Resumo: | O presente projeto piloto visa analisar o efeito de um programa de intervenção baseado em jogos lúdico-motores adaptados para as deficiências sensoriais e físicas, com a duração de 5 semanas, em crianças do 1º e 4º anos de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico, ao nível da perceção das crianças sem deficiência face aos pares com deficiência, nomeadamente no que diz respeito às atitudes de inclusão e da perceção de competências. Participaram 32 alunos, dos quais 15 são do género masculino e 17 do género feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Para a avaliação da implementação deste programa de inclusão inversa, recorremos a uma metodologia mista com a avaliação quantitativa realizada através de um questionário (em processo de validação) e a avaliação qualitativa com a realização de grupos focais. Os principais resultados revelam a existência de diferenças significativas, na dimensão da perceção de competências, entre os dois momentos de avaliação (pré e pós). A análise dos grupos focais também realçou a satisfação com o programa de atividades desenvolvido e perceção da pertinência do mesmo. De uma forma geral, conclui-se que o projeto permitiu aos participantes melhorarem a perceção relativa às competências e dificuldades de uma criança com deficiência, bem como mais conhecedores de estratégias (por exemplo jogos e brincadeiras) para incluir os pares com deficiência. |
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Análise quantitativa e qualitativa de uma intervenção com jogos motores adaptados: Projeto “Jogamos Tudo, Brincamos Todos”Análise quantitativa e qualitativa de uma intervenção com jogos motores adaptados: Projeto “Jogamos Tudo, Brincamos Todos”Original ArticleO presente projeto piloto visa analisar o efeito de um programa de intervenção baseado em jogos lúdico-motores adaptados para as deficiências sensoriais e físicas, com a duração de 5 semanas, em crianças do 1º e 4º anos de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico, ao nível da perceção das crianças sem deficiência face aos pares com deficiência, nomeadamente no que diz respeito às atitudes de inclusão e da perceção de competências. Participaram 32 alunos, dos quais 15 são do género masculino e 17 do género feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Para a avaliação da implementação deste programa de inclusão inversa, recorremos a uma metodologia mista com a avaliação quantitativa realizada através de um questionário (em processo de validação) e a avaliação qualitativa com a realização de grupos focais. Os principais resultados revelam a existência de diferenças significativas, na dimensão da perceção de competências, entre os dois momentos de avaliação (pré e pós). A análise dos grupos focais também realçou a satisfação com o programa de atividades desenvolvido e perceção da pertinência do mesmo. De uma forma geral, conclui-se que o projeto permitiu aos participantes melhorarem a perceção relativa às competências e dificuldades de uma criança com deficiência, bem como mais conhecedores de estratégias (por exemplo jogos e brincadeiras) para incluir os pares com deficiência.The present pilot project aims to analyse the effect of an intervention program based on ludic-motor games adapted for sensory and physical disabilities, lasting 5 weeks. The project is for children of the 1st and 4th grades of the 1st cycle of Basic Education and regards attitudes of inclusion and the perception of competencies. Thirty-two students, 15 male and 17 female, aged between 6 and 10 years old, participated in the present research. For the assessment of the implementation of this program of inverse inclusion, we used a mixed methodology with the quantitative assessment carried through a questionnaire (in the validation process) and the qualitative assessment with focus groups. The main results reveal significant differences in the perception of competence dimension between the two evaluation moments (pre and post). The analysis of the focus groups highlighted the satisfaction with the activities developed in the program as well as the perception of its relevance. In general, we concluded that the project allowed participants to be more aware of the skills and difficulties of a child with disabilities and more knowledgeable of strategies (for example, games and play) to include peers with disabilities.Edições Sílabas Didáticas2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.27088por2182-29721646-107XAntunes, RaulMangas, CatarinaMonteiro, InêsSereno, MicaelaAmaro, NunoMatos, RuiFrontini, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-27T13:45:15Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:26.165081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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