A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andreia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Inês, Piscalho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14410
Resumo: O presente artigo dá a conhecer dois estudos realizados no âmbito do mestrado que habilita para docência em educação pré-escolar e ensino no 1º ciclo do ensino básico, no ano letivo de 2015/2016, sobre a aprendizagem cooperativa na transição da educação de infância para o 1º ciclo do ensino básico. Os objetivos dos estudos relacionam-se com o conhecimento e reflexão sobre perspetivas de profissionais e crianças acerca da aprendizagem cooperativa, e de que forma esta pode contribuir para uma continuidade educativa. No primeiro estudo, em que se aborda a aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, foram recolhidos dados através de entrevistas realizadas a docentes e crianças utilizando a entrevista individual e em grupo, nomeadamente, a técnica de focus group. No segundo estudo, cujo foco foi a aprendizagem cooperativa como estratégia para promover a transição escolar, foram realizadas entrevistas em pares a profissionais e a crianças. Os resultados permitiram realçar a importância da aprendizagem cooperativa, quer ao nível da qualidade das aprendizagens construídas, quer ao nível da autonomia, contribuindo para as continuidades educativas. Palavras-chave: aprendizagem cooperativa; transição; educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_7e59b9045032cf087dcc17d3d67c9920
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTESArtigosO presente artigo dá a conhecer dois estudos realizados no âmbito do mestrado que habilita para docência em educação pré-escolar e ensino no 1º ciclo do ensino básico, no ano letivo de 2015/2016, sobre a aprendizagem cooperativa na transição da educação de infância para o 1º ciclo do ensino básico. Os objetivos dos estudos relacionam-se com o conhecimento e reflexão sobre perspetivas de profissionais e crianças acerca da aprendizagem cooperativa, e de que forma esta pode contribuir para uma continuidade educativa. No primeiro estudo, em que se aborda a aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, foram recolhidos dados através de entrevistas realizadas a docentes e crianças utilizando a entrevista individual e em grupo, nomeadamente, a técnica de focus group. No segundo estudo, cujo foco foi a aprendizagem cooperativa como estratégia para promover a transição escolar, foram realizadas entrevistas em pares a profissionais e a crianças. Os resultados permitiram realçar a importância da aprendizagem cooperativa, quer ao nível da qualidade das aprendizagens construídas, quer ao nível da autonomia, contribuindo para as continuidades educativas. Palavras-chave: aprendizagem cooperativa; transição; educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básicoResearch Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14410por2182-9608Pereira, AndreiaSantos, InêsPiscalho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:54.697177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
title A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
spellingShingle A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
Pereira, Andreia
Artigos
title_short A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
title_full A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
title_fullStr A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
title_sort A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AS (DES)CONTINUIDADES EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PERSPETIVAS DAS CRIANÇAS E DOCENTES
author Pereira, Andreia
author_facet Pereira, Andreia
Santos, Inês
Piscalho, Isabel
author_role author
author2 Santos, Inês
Piscalho, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andreia
Santos, Inês
Piscalho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo dá a conhecer dois estudos realizados no âmbito do mestrado que habilita para docência em educação pré-escolar e ensino no 1º ciclo do ensino básico, no ano letivo de 2015/2016, sobre a aprendizagem cooperativa na transição da educação de infância para o 1º ciclo do ensino básico. Os objetivos dos estudos relacionam-se com o conhecimento e reflexão sobre perspetivas de profissionais e crianças acerca da aprendizagem cooperativa, e de que forma esta pode contribuir para uma continuidade educativa. No primeiro estudo, em que se aborda a aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, foram recolhidos dados através de entrevistas realizadas a docentes e crianças utilizando a entrevista individual e em grupo, nomeadamente, a técnica de focus group. No segundo estudo, cujo foco foi a aprendizagem cooperativa como estratégia para promover a transição escolar, foram realizadas entrevistas em pares a profissionais e a crianças. Os resultados permitiram realçar a importância da aprendizagem cooperativa, quer ao nível da qualidade das aprendizagens construídas, quer ao nível da autonomia, contribuindo para as continuidades educativas. Palavras-chave: aprendizagem cooperativa; transição; educação pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14410
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130484208304128