A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andreia de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1473
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade profissional de educação de pré-Escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_ecf88bf24dfc08c8c49d05a76fcdf495
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativascrechejardim de infância1º ciclo do ensino básicocooperaçãoContinuidadepapel do educador/professor.daycarekindergarten1st cycle of basic educationcooperationcontinuityrole of the educator/teacher.Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade profissional de educação de pré-Escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básicoO presente estudo exploratório reflete acerca do percurso efetuado ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a experiência e aprendizagem adquiridas ao longo deste período. Neste trabalho é estudada a influência da aprendizagem cooperativa na promoção da aprendizagem das crianças, procurando identificar as características da aprendizagem cooperativa no jardim de infância assim como na escola, o papel da aprendizagem cooperativa e o papel que o educador /professor tem na sua promoção. Neste sentido e para atingir estes objetivos, realizou-se um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou a entrevista individual e em grupo, nomeadamente a técnica de Focus Group. Estas foram desenvolvidas em contexto jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, sendo os participantes 12 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, duas educadoras de infância e duas professora de 1º ciclo do ensino básico. Foi possível retirar como conclusões do exercício investigativo: que tanto as educadoras e professoras, como as crianças demonstraram atribuir grande importância à aprendizagem cooperativa, tendo esta um grande impacto nas crianças a vários níveis; e que a aprendizagem cooperativa é muito mais do que trabalhar em grupo é uma estratégia que não deve ser trabalhada apenas num dia específico (sem continuidade educativa), e que não seja utilizada apenas na teoria, mas que seja prática diária de uma sala.This exploratory study reflects on a journey performed over the Master degree in Preschool Education and Teaching of 1st cycle of basic education, as well as the experience and learning achieved over the period. In this paper is studied the influence of cooperative learning to promote the learning skills of the children's, trying to identify the cooperative learning characteristics in kindergarten as well as in school, the role of cooperative learning and the role of the educator/professor has in its own promotion. In these sense and to achieve these goal, there was an exploratory qualitative study that used individual and group interviews, called Focus Group technique. These techniques were developed in context of kindergarten and 1st cycle of basic education, where 12 children’s aged 4 to 8 years old, two childhood teachers and two teachers of the 1st cycle of basic education took part. It was possible to conclude as the investigative exercise: that both educator and teachers, such as children showed attach great importance to cooperative learning, and this a great impact on children at several levels; We can also conclude that cooperative learning is much more than work together is a strategy that shouldn’t be worked on a specific day (without educational continuity), where it isn’t only used in theory, but other than that, on the daily practice of a room.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Andreia de Sousa2016-05-21T16:48:13Z2015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1473TID:201128691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:43.014970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
title A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
spellingShingle A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
Pereira, Andreia de Sousa
creche
jardim de infância
1º ciclo do ensino básico
cooperação
Continuidade
papel do educador/professor.
daycare
kindergarten
1st cycle of basic education
cooperation
continuity
role of the educator/teacher.
title_short A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
title_full A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
title_fullStr A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
title_sort A aprendizagem cooperativa nas primeiras idades : (des)continuidades educativas
author Pereira, Andreia de Sousa
author_facet Pereira, Andreia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andreia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv creche
jardim de infância
1º ciclo do ensino básico
cooperação
Continuidade
papel do educador/professor.
daycare
kindergarten
1st cycle of basic education
cooperation
continuity
role of the educator/teacher.
topic creche
jardim de infância
1º ciclo do ensino básico
cooperação
Continuidade
papel do educador/professor.
daycare
kindergarten
1st cycle of basic education
cooperation
continuity
role of the educator/teacher.
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade profissional de educação de pré-Escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05
2015-11-05T00:00:00Z
2016-05-21T16:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1473
TID:201128691
url http://hdl.handle.net/10400.15/1473
identifier_str_mv TID:201128691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027627679744