Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18852 |
Resumo: | Com o presente relatório de estágio convido o leitor a fazer uma viagem sobre o meu ano de estágio no exercício da profissão de professor de educação física (EF). Espero que a leitura do mesmo seja tão agradável para todos, quanto esta experiência foi para mim. Este documento expõe as várias experiências do meu estágio pedagógico, numa base de reflexão para a ação, onde é inevitável diluir as minhas crenças enquanto pessoa bem como o conhecimento académico adquirido até então. Neste momento de formação profissional e pessoal percebi que o trabalho do professor não se resume à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino. Por isso, no presente relatório, abordo as áreas de intervenção de um professor, mostrando de forma evidente, que ser professor é muito mais do que o processo de ensino-aprendizagem (P-E-A), pois a sua atuação envolve um alargado espetro de situações, dentro de um ambiente dinâmico e complexo. Uma realidade com a qual ainda não tinha lidado diretamente. Este ano letivo vincou muito bem o meu papel dual na profissão, por um lado ensinar, por outro lado, ser aluna e renovar-me a cada dia. O dia a dia de um professor é recheado de momentos de partilha e reflexão sobre a sua ação e para a sua ação, no que concerne às diferentes dimensões de atuação do mesmo, na escola. Ainda é possível compreender e reconhecer o inquestionável valor da disciplina de EF e o seu contributo para a educação integral de crianças e jovens. Cada vez mais deve ser uma disciplina que assenta nas relações humanas, onde as competências pedagógica, científica e humana do professor são determinantes para que os alunos mobilizem os seus saberes, num futuro próximo e para que se tornem cidadãos conscientes e com poder de decisão. |
id |
RCAP_7e7594d47da9259290ee9266a06ff1cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18852 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosAlunoCrençasEstágio pedagógicoEducação físicaEnsino aprendizagemFormação profissionalIdentidade profissionalProfessorReflexãoBeliefsPedagogical internshipPhysical educationProfessional identityProfessional trainingReflexionStudentTeacherTeaching-learningDomínio/Área Científica::Ciências SociaisCom o presente relatório de estágio convido o leitor a fazer uma viagem sobre o meu ano de estágio no exercício da profissão de professor de educação física (EF). Espero que a leitura do mesmo seja tão agradável para todos, quanto esta experiência foi para mim. Este documento expõe as várias experiências do meu estágio pedagógico, numa base de reflexão para a ação, onde é inevitável diluir as minhas crenças enquanto pessoa bem como o conhecimento académico adquirido até então. Neste momento de formação profissional e pessoal percebi que o trabalho do professor não se resume à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino. Por isso, no presente relatório, abordo as áreas de intervenção de um professor, mostrando de forma evidente, que ser professor é muito mais do que o processo de ensino-aprendizagem (P-E-A), pois a sua atuação envolve um alargado espetro de situações, dentro de um ambiente dinâmico e complexo. Uma realidade com a qual ainda não tinha lidado diretamente. Este ano letivo vincou muito bem o meu papel dual na profissão, por um lado ensinar, por outro lado, ser aluna e renovar-me a cada dia. O dia a dia de um professor é recheado de momentos de partilha e reflexão sobre a sua ação e para a sua ação, no que concerne às diferentes dimensões de atuação do mesmo, na escola. Ainda é possível compreender e reconhecer o inquestionável valor da disciplina de EF e o seu contributo para a educação integral de crianças e jovens. Cada vez mais deve ser uma disciplina que assenta nas relações humanas, onde as competências pedagógica, científica e humana do professor são determinantes para que os alunos mobilizem os seus saberes, num futuro próximo e para que se tornem cidadãos conscientes e com poder de decisão.With this report I invite the reader to take a trip on my year of practicum in the profession of physical education teacher. I hope its reading is as enjoyable for you as this experience was for me. This document exposes the various experiences of the pedagogic stage, based on reflection for action, where it is inevitable to dilute my beliefs as a person in the academic knowledge acquired up to then. At this moment of professional and personal training I realized that the work of a teacher is not limited to the mechanical application of strategies of organization and management of teaching. Therefore, in the report I discuss the areas of intervention of a teacher, showing clearly that being a teacher is much more than teaching, because its work involves a wide range of situations, in a dynamic and complex environment. A reality I have not yet dealt with directly. This school year has been very successful in my dual role in the profession, on one hand I was teaching and on the other hand I was a student and to renew myself every day. The days of a teacher are filled with moments of sharing and reflection on his action and about his action, regarding the different dimensions of his performance at school. During the reading of the next pages it is also possible to understand and recognize the unquestionable value of the physical education subject and its contribution to the integral education of children and young people. Increasingly, it must be a subject based on human relations, where the pedagogical, scientific and human competence of the teacher is decisive for students to mobilize their knowledge in the near future, so that they become conscious citizens and have the power of decision-making.Pedro, Maria da Conceição Ribeiro RexêloRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Rita Pereira2019-11-26T11:20:12Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18852TID:202303276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:50.391670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros Magalhães, Rita Pereira Aluno Crenças Estágio pedagógico Educação física Ensino aprendizagem Formação profissional Identidade profissional Professor Reflexão Beliefs Pedagogical internship Physical education Professional identity Professional training Reflexion Student Teacher Teaching-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
author |
Magalhães, Rita Pereira |
author_facet |
Magalhães, Rita Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexêlo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Rita Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Crenças Estágio pedagógico Educação física Ensino aprendizagem Formação profissional Identidade profissional Professor Reflexão Beliefs Pedagogical internship Physical education Professional identity Professional training Reflexion Student Teacher Teaching-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Aluno Crenças Estágio pedagógico Educação física Ensino aprendizagem Formação profissional Identidade profissional Professor Reflexão Beliefs Pedagogical internship Physical education Professional identity Professional training Reflexion Student Teacher Teaching-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Com o presente relatório de estágio convido o leitor a fazer uma viagem sobre o meu ano de estágio no exercício da profissão de professor de educação física (EF). Espero que a leitura do mesmo seja tão agradável para todos, quanto esta experiência foi para mim. Este documento expõe as várias experiências do meu estágio pedagógico, numa base de reflexão para a ação, onde é inevitável diluir as minhas crenças enquanto pessoa bem como o conhecimento académico adquirido até então. Neste momento de formação profissional e pessoal percebi que o trabalho do professor não se resume à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino. Por isso, no presente relatório, abordo as áreas de intervenção de um professor, mostrando de forma evidente, que ser professor é muito mais do que o processo de ensino-aprendizagem (P-E-A), pois a sua atuação envolve um alargado espetro de situações, dentro de um ambiente dinâmico e complexo. Uma realidade com a qual ainda não tinha lidado diretamente. Este ano letivo vincou muito bem o meu papel dual na profissão, por um lado ensinar, por outro lado, ser aluna e renovar-me a cada dia. O dia a dia de um professor é recheado de momentos de partilha e reflexão sobre a sua ação e para a sua ação, no que concerne às diferentes dimensões de atuação do mesmo, na escola. Ainda é possível compreender e reconhecer o inquestionável valor da disciplina de EF e o seu contributo para a educação integral de crianças e jovens. Cada vez mais deve ser uma disciplina que assenta nas relações humanas, onde as competências pedagógica, científica e humana do professor são determinantes para que os alunos mobilizem os seus saberes, num futuro próximo e para que se tornem cidadãos conscientes e com poder de decisão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T11:20:12Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18852 TID:202303276 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18852 |
identifier_str_mv |
TID:202303276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131130158383104 |