Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Rita Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18852
Resumo: Com o presente relatório de estágio convido o leitor a fazer uma viagem sobre o meu ano de estágio no exercício da profissão de professor de educação física (EF). Espero que a leitura do mesmo seja tão agradável para todos, quanto esta experiência foi para mim. Este documento expõe as várias experiências do meu estágio pedagógico, numa base de reflexão para a ação, onde é inevitável diluir as minhas crenças enquanto pessoa bem como o conhecimento académico adquirido até então. Neste momento de formação profissional e pessoal percebi que o trabalho do professor não se resume à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino. Por isso, no presente relatório, abordo as áreas de intervenção de um professor, mostrando de forma evidente, que ser professor é muito mais do que o processo de ensino-aprendizagem (P-E-A), pois a sua atuação envolve um alargado espetro de situações, dentro de um ambiente dinâmico e complexo. Uma realidade com a qual ainda não tinha lidado diretamente. Este ano letivo vincou muito bem o meu papel dual na profissão, por um lado ensinar, por outro lado, ser aluna e renovar-me a cada dia. O dia a dia de um professor é recheado de momentos de partilha e reflexão sobre a sua ação e para a sua ação, no que concerne às diferentes dimensões de atuação do mesmo, na escola. Ainda é possível compreender e reconhecer o inquestionável valor da disciplina de EF e o seu contributo para a educação integral de crianças e jovens. Cada vez mais deve ser uma disciplina que assenta nas relações humanas, onde as competências pedagógica, científica e humana do professor são determinantes para que os alunos mobilizem os seus saberes, num futuro próximo e para que se tornem cidadãos conscientes e com poder de decisão.
id RCAP_7e7594d47da9259290ee9266a06ff1cd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosAlunoCrençasEstágio pedagógicoEducação físicaEnsino aprendizagemFormação profissionalIdentidade profissionalProfessorReflexãoBeliefsPedagogical internshipPhysical educationProfessional identityProfessional trainingReflexionStudentTeacherTeaching-learningDomínio/Área Científica::Ciências SociaisCom o presente relatório de estágio convido o leitor a fazer uma viagem sobre o meu ano de estágio no exercício da profissão de professor de educação física (EF). Espero que a leitura do mesmo seja tão agradável para todos, quanto esta experiência foi para mim. Este documento expõe as várias experiências do meu estágio pedagógico, numa base de reflexão para a ação, onde é inevitável diluir as minhas crenças enquanto pessoa bem como o conhecimento académico adquirido até então. Neste momento de formação profissional e pessoal percebi que o trabalho do professor não se resume à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino. Por isso, no presente relatório, abordo as áreas de intervenção de um professor, mostrando de forma evidente, que ser professor é muito mais do que o processo de ensino-aprendizagem (P-E-A), pois a sua atuação envolve um alargado espetro de situações, dentro de um ambiente dinâmico e complexo. Uma realidade com a qual ainda não tinha lidado diretamente. Este ano letivo vincou muito bem o meu papel dual na profissão, por um lado ensinar, por outro lado, ser aluna e renovar-me a cada dia. O dia a dia de um professor é recheado de momentos de partilha e reflexão sobre a sua ação e para a sua ação, no que concerne às diferentes dimensões de atuação do mesmo, na escola. Ainda é possível compreender e reconhecer o inquestionável valor da disciplina de EF e o seu contributo para a educação integral de crianças e jovens. Cada vez mais deve ser uma disciplina que assenta nas relações humanas, onde as competências pedagógica, científica e humana do professor são determinantes para que os alunos mobilizem os seus saberes, num futuro próximo e para que se tornem cidadãos conscientes e com poder de decisão.With this report I invite the reader to take a trip on my year of practicum in the profession of physical education teacher. I hope its reading is as enjoyable for you as this experience was for me. This document exposes the various experiences of the pedagogic stage, based on reflection for action, where it is inevitable to dilute my beliefs as a person in the academic knowledge acquired up to then. At this moment of professional and personal training I realized that the work of a teacher is not limited to the mechanical application of strategies of organization and management of teaching. Therefore, in the report I discuss the areas of intervention of a teacher, showing clearly that being a teacher is much more than teaching, because its work involves a wide range of situations, in a dynamic and complex environment. A reality I have not yet dealt with directly. This school year has been very successful in my dual role in the profession, on one hand I was teaching and on the other hand I was a student and to renew myself every day. The days of a teacher are filled with moments of sharing and reflection on his action and about his action, regarding the different dimensions of his performance at school. During the reading of the next pages it is also possible to understand and recognize the unquestionable value of the physical education subject and its contribution to the integral education of children and young people. Increasingly, it must be a subject based on human relations, where the pedagogical, scientific and human competence of the teacher is decisive for students to mobilize their knowledge in the near future, so that they become conscious citizens and have the power of decision-making.Pedro, Maria da Conceição Ribeiro RexêloRepositório da Universidade de LisboaMagalhães, Rita Pereira2019-11-26T11:20:12Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18852TID:202303276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:50.391670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Magalhães, Rita Pereira
Aluno
Crenças
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino aprendizagem
Formação profissional
Identidade profissional
Professor
Reflexão
Beliefs
Pedagogical internship
Physical education
Professional identity
Professional training
Reflexion
Student
Teacher
Teaching-learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
author Magalhães, Rita Pereira
author_facet Magalhães, Rita Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexêlo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Rita Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Crenças
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino aprendizagem
Formação profissional
Identidade profissional
Professor
Reflexão
Beliefs
Pedagogical internship
Physical education
Professional identity
Professional training
Reflexion
Student
Teacher
Teaching-learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Aluno
Crenças
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino aprendizagem
Formação profissional
Identidade profissional
Professor
Reflexão
Beliefs
Pedagogical internship
Physical education
Professional identity
Professional training
Reflexion
Student
Teacher
Teaching-learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Com o presente relatório de estágio convido o leitor a fazer uma viagem sobre o meu ano de estágio no exercício da profissão de professor de educação física (EF). Espero que a leitura do mesmo seja tão agradável para todos, quanto esta experiência foi para mim. Este documento expõe as várias experiências do meu estágio pedagógico, numa base de reflexão para a ação, onde é inevitável diluir as minhas crenças enquanto pessoa bem como o conhecimento académico adquirido até então. Neste momento de formação profissional e pessoal percebi que o trabalho do professor não se resume à aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino. Por isso, no presente relatório, abordo as áreas de intervenção de um professor, mostrando de forma evidente, que ser professor é muito mais do que o processo de ensino-aprendizagem (P-E-A), pois a sua atuação envolve um alargado espetro de situações, dentro de um ambiente dinâmico e complexo. Uma realidade com a qual ainda não tinha lidado diretamente. Este ano letivo vincou muito bem o meu papel dual na profissão, por um lado ensinar, por outro lado, ser aluna e renovar-me a cada dia. O dia a dia de um professor é recheado de momentos de partilha e reflexão sobre a sua ação e para a sua ação, no que concerne às diferentes dimensões de atuação do mesmo, na escola. Ainda é possível compreender e reconhecer o inquestionável valor da disciplina de EF e o seu contributo para a educação integral de crianças e jovens. Cada vez mais deve ser uma disciplina que assenta nas relações humanas, onde as competências pedagógica, científica e humana do professor são determinantes para que os alunos mobilizem os seus saberes, num futuro próximo e para que se tornem cidadãos conscientes e com poder de decisão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T11:20:12Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18852
TID:202303276
url http://hdl.handle.net/10400.5/18852
identifier_str_mv TID:202303276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130158383104