Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Hugo Diniz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26588
Resumo: Através do presente relatório de estágio descrevo, analiso e reflito o meu ano de estágio, na função de professor de Educação Física, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2021/2022. Um percurso cheio de desafios, experiências e emoções, de aprendizagem, de partilha de conhecimentos, de crescimento e de superação. Engane-se quem considerar, que na área do ensino da Educação Física existem receitas ou métodos que simplificam o papel do professor. Realizar a tarefa “x” na turma “y” pode ser um sucesso, como de seguida na turma “z” ser um fracasso. Cada professor desenvolve ao longo da sua carreira a sua identidade profissional, tendo em consideração os recursos e contextos que o rodeiam, assim como experiências vividas e crenças pessoais. Encarei alguns momentos deste estágio com ações tentativa-erro, de forma a percecionar o que funcionaria bem e/ou menos bem e evoluir no processo de ensinoaprendizagem. Ao longo deste caminho percebi que os alunos que temos à nossa frente, na área do ensino, têm uma história, um contexto, uma razão para..., que algumas vezes não são tidos em conta durante o seu percurso académico. Por isso, procurei importar-me com o lado pessoal e social de cada um dos meus alunos. As áreas de atuação do professor além de serem diversas, estão interligadas e devem ser consideradas como um todo e não como a soma de partes. Os valores e a importância da disciplina de Educação Física, no funcionamento do ensino e da escola, ficam fortalecidos nesta experiência. Pela valorização dada pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros às aulas da disciplina, pela adesão e participação aos grupos-equipa do desporto escolar e pela participação em diferentes funções nos torneios interturmas. Não esquecendo ainda a oportunidade de prática, de desenvolvimento de competências e aprendizagens, da melhoria de componentes relacionadas com a área da saúde e da vasta oferta de atividade física aos que a ela não conseguiriam chegar sem a escola. O ano de estágio pedagógico foi a mais rica e completa experiência que tive em toda a minha formação. Não tenho dúvidas que é esta a profissão que pretendo exercer a partir daqui.
id RCAP_d62de8a55ed291de78830f78652c2479
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosAlunoAprendizagemConhecimentoEducação físicaEscolaEstágioExperiênciaIdentidade profissionalProfessorReflexãoStudentLearningKnowledgePhysical educationSchoolInternshipExperienceProfessional identityTeacherReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAtravés do presente relatório de estágio descrevo, analiso e reflito o meu ano de estágio, na função de professor de Educação Física, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2021/2022. Um percurso cheio de desafios, experiências e emoções, de aprendizagem, de partilha de conhecimentos, de crescimento e de superação. Engane-se quem considerar, que na área do ensino da Educação Física existem receitas ou métodos que simplificam o papel do professor. Realizar a tarefa “x” na turma “y” pode ser um sucesso, como de seguida na turma “z” ser um fracasso. Cada professor desenvolve ao longo da sua carreira a sua identidade profissional, tendo em consideração os recursos e contextos que o rodeiam, assim como experiências vividas e crenças pessoais. Encarei alguns momentos deste estágio com ações tentativa-erro, de forma a percecionar o que funcionaria bem e/ou menos bem e evoluir no processo de ensinoaprendizagem. Ao longo deste caminho percebi que os alunos que temos à nossa frente, na área do ensino, têm uma história, um contexto, uma razão para..., que algumas vezes não são tidos em conta durante o seu percurso académico. Por isso, procurei importar-me com o lado pessoal e social de cada um dos meus alunos. As áreas de atuação do professor além de serem diversas, estão interligadas e devem ser consideradas como um todo e não como a soma de partes. Os valores e a importância da disciplina de Educação Física, no funcionamento do ensino e da escola, ficam fortalecidos nesta experiência. Pela valorização dada pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros às aulas da disciplina, pela adesão e participação aos grupos-equipa do desporto escolar e pela participação em diferentes funções nos torneios interturmas. Não esquecendo ainda a oportunidade de prática, de desenvolvimento de competências e aprendizagens, da melhoria de componentes relacionadas com a área da saúde e da vasta oferta de atividade física aos que a ela não conseguiriam chegar sem a escola. O ano de estágio pedagógico foi a mais rica e completa experiência que tive em toda a minha formação. Não tenho dúvidas que é esta a profissão que pretendo exercer a partir daqui.Through this internship report, I describe, analyze, and reflect on my internship year, as a Physical Education teacher, at Escola Básica e Secundária de Gama Barros, in the academic year 2021/2022. A journey full of challenges, experiences and emotions, learning, knowledge sharing, growth and overcoming. Anyone who thinks that in Physical Education teaching there are any static formula or methods that simplify the teacher's role is wrong. Carrying out a specific task “X” in a class “y” can be a success, and when we apply the same methodology in another class “Z” it can be a failure. Each teacher develops his professional identity throughout his career, taking in consideration the resources and contexts that surround him, lived experiences and personal beliefs. I faced some moments of this internship with trial-error actions, to understand what would work well or not and evolve to a higher level in the teaching-learning process. Along the way of this teaching path, I understand that students we have in front of us have they own context, a reason for... Sometimes this specificity is not taken into account during their academic path. Therefore, I tried to take in consideration the personal and social side of each of my students. The teacher activity areas, in addition to being diverse, they are interconnected and must be implemented as a indivisible whole and not as a sum of parts. Physical Education discipline values and importance, in teaching and school organics, was reinforced in this experience. We could measure this based on the appreciation and comments given by the students of Escola Básica e Secundária de Gama Barros to the classes. This includes the adhesion and participation in the school sports teams and for the participation in different activities in the inter-class tournaments. Not forgetting the opportunity to practice, development of skills and learning. The improvement of components related to the health and the wide offer of physical activity to those who would not be able to get it without school. The year of pedagogical internship on Escola Básica e Secundária de Gama Barros was the richest and most complete experience I had in all my academic path. I do not have any doubt that this is the profession I intend to pursue from now on.Lopes, Maria Isabel Bayo da SilvaRepositório da Universidade de LisboaAndrade, Hugo Diniz2022-12-27T09:29:40Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26588TID:203089871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:09.686393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Andrade, Hugo Diniz
Aluno
Aprendizagem
Conhecimento
Educação física
Escola
Estágio
Experiência
Identidade profissional
Professor
Reflexão
Student
Learning
Knowledge
Physical education
School
Internship
Experience
Professional identity
Teacher
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
author Andrade, Hugo Diniz
author_facet Andrade, Hugo Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Isabel Bayo da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Hugo Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Aprendizagem
Conhecimento
Educação física
Escola
Estágio
Experiência
Identidade profissional
Professor
Reflexão
Student
Learning
Knowledge
Physical education
School
Internship
Experience
Professional identity
Teacher
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aluno
Aprendizagem
Conhecimento
Educação física
Escola
Estágio
Experiência
Identidade profissional
Professor
Reflexão
Student
Learning
Knowledge
Physical education
School
Internship
Experience
Professional identity
Teacher
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Através do presente relatório de estágio descrevo, analiso e reflito o meu ano de estágio, na função de professor de Educação Física, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2021/2022. Um percurso cheio de desafios, experiências e emoções, de aprendizagem, de partilha de conhecimentos, de crescimento e de superação. Engane-se quem considerar, que na área do ensino da Educação Física existem receitas ou métodos que simplificam o papel do professor. Realizar a tarefa “x” na turma “y” pode ser um sucesso, como de seguida na turma “z” ser um fracasso. Cada professor desenvolve ao longo da sua carreira a sua identidade profissional, tendo em consideração os recursos e contextos que o rodeiam, assim como experiências vividas e crenças pessoais. Encarei alguns momentos deste estágio com ações tentativa-erro, de forma a percecionar o que funcionaria bem e/ou menos bem e evoluir no processo de ensinoaprendizagem. Ao longo deste caminho percebi que os alunos que temos à nossa frente, na área do ensino, têm uma história, um contexto, uma razão para..., que algumas vezes não são tidos em conta durante o seu percurso académico. Por isso, procurei importar-me com o lado pessoal e social de cada um dos meus alunos. As áreas de atuação do professor além de serem diversas, estão interligadas e devem ser consideradas como um todo e não como a soma de partes. Os valores e a importância da disciplina de Educação Física, no funcionamento do ensino e da escola, ficam fortalecidos nesta experiência. Pela valorização dada pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros às aulas da disciplina, pela adesão e participação aos grupos-equipa do desporto escolar e pela participação em diferentes funções nos torneios interturmas. Não esquecendo ainda a oportunidade de prática, de desenvolvimento de competências e aprendizagens, da melhoria de componentes relacionadas com a área da saúde e da vasta oferta de atividade física aos que a ela não conseguiriam chegar sem a escola. O ano de estágio pedagógico foi a mais rica e completa experiência que tive em toda a minha formação. Não tenho dúvidas que é esta a profissão que pretendo exercer a partir daqui.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27T09:29:40Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26588
TID:203089871
url http://hdl.handle.net/10400.5/26588
identifier_str_mv TID:203089871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131197935190016