Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26588 |
Resumo: | Através do presente relatório de estágio descrevo, analiso e reflito o meu ano de estágio, na função de professor de Educação Física, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2021/2022. Um percurso cheio de desafios, experiências e emoções, de aprendizagem, de partilha de conhecimentos, de crescimento e de superação. Engane-se quem considerar, que na área do ensino da Educação Física existem receitas ou métodos que simplificam o papel do professor. Realizar a tarefa “x” na turma “y” pode ser um sucesso, como de seguida na turma “z” ser um fracasso. Cada professor desenvolve ao longo da sua carreira a sua identidade profissional, tendo em consideração os recursos e contextos que o rodeiam, assim como experiências vividas e crenças pessoais. Encarei alguns momentos deste estágio com ações tentativa-erro, de forma a percecionar o que funcionaria bem e/ou menos bem e evoluir no processo de ensinoaprendizagem. Ao longo deste caminho percebi que os alunos que temos à nossa frente, na área do ensino, têm uma história, um contexto, uma razão para..., que algumas vezes não são tidos em conta durante o seu percurso académico. Por isso, procurei importar-me com o lado pessoal e social de cada um dos meus alunos. As áreas de atuação do professor além de serem diversas, estão interligadas e devem ser consideradas como um todo e não como a soma de partes. Os valores e a importância da disciplina de Educação Física, no funcionamento do ensino e da escola, ficam fortalecidos nesta experiência. Pela valorização dada pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros às aulas da disciplina, pela adesão e participação aos grupos-equipa do desporto escolar e pela participação em diferentes funções nos torneios interturmas. Não esquecendo ainda a oportunidade de prática, de desenvolvimento de competências e aprendizagens, da melhoria de componentes relacionadas com a área da saúde e da vasta oferta de atividade física aos que a ela não conseguiriam chegar sem a escola. O ano de estágio pedagógico foi a mais rica e completa experiência que tive em toda a minha formação. Não tenho dúvidas que é esta a profissão que pretendo exercer a partir daqui. |
id |
RCAP_d62de8a55ed291de78830f78652c2479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26588 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosAlunoAprendizagemConhecimentoEducação físicaEscolaEstágioExperiênciaIdentidade profissionalProfessorReflexãoStudentLearningKnowledgePhysical educationSchoolInternshipExperienceProfessional identityTeacherReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAtravés do presente relatório de estágio descrevo, analiso e reflito o meu ano de estágio, na função de professor de Educação Física, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2021/2022. Um percurso cheio de desafios, experiências e emoções, de aprendizagem, de partilha de conhecimentos, de crescimento e de superação. Engane-se quem considerar, que na área do ensino da Educação Física existem receitas ou métodos que simplificam o papel do professor. Realizar a tarefa “x” na turma “y” pode ser um sucesso, como de seguida na turma “z” ser um fracasso. Cada professor desenvolve ao longo da sua carreira a sua identidade profissional, tendo em consideração os recursos e contextos que o rodeiam, assim como experiências vividas e crenças pessoais. Encarei alguns momentos deste estágio com ações tentativa-erro, de forma a percecionar o que funcionaria bem e/ou menos bem e evoluir no processo de ensinoaprendizagem. Ao longo deste caminho percebi que os alunos que temos à nossa frente, na área do ensino, têm uma história, um contexto, uma razão para..., que algumas vezes não são tidos em conta durante o seu percurso académico. Por isso, procurei importar-me com o lado pessoal e social de cada um dos meus alunos. As áreas de atuação do professor além de serem diversas, estão interligadas e devem ser consideradas como um todo e não como a soma de partes. Os valores e a importância da disciplina de Educação Física, no funcionamento do ensino e da escola, ficam fortalecidos nesta experiência. Pela valorização dada pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros às aulas da disciplina, pela adesão e participação aos grupos-equipa do desporto escolar e pela participação em diferentes funções nos torneios interturmas. Não esquecendo ainda a oportunidade de prática, de desenvolvimento de competências e aprendizagens, da melhoria de componentes relacionadas com a área da saúde e da vasta oferta de atividade física aos que a ela não conseguiriam chegar sem a escola. O ano de estágio pedagógico foi a mais rica e completa experiência que tive em toda a minha formação. Não tenho dúvidas que é esta a profissão que pretendo exercer a partir daqui.Through this internship report, I describe, analyze, and reflect on my internship year, as a Physical Education teacher, at Escola Básica e Secundária de Gama Barros, in the academic year 2021/2022. A journey full of challenges, experiences and emotions, learning, knowledge sharing, growth and overcoming. Anyone who thinks that in Physical Education teaching there are any static formula or methods that simplify the teacher's role is wrong. Carrying out a specific task “X” in a class “y” can be a success, and when we apply the same methodology in another class “Z” it can be a failure. Each teacher develops his professional identity throughout his career, taking in consideration the resources and contexts that surround him, lived experiences and personal beliefs. I faced some moments of this internship with trial-error actions, to understand what would work well or not and evolve to a higher level in the teaching-learning process. Along the way of this teaching path, I understand that students we have in front of us have they own context, a reason for... Sometimes this specificity is not taken into account during their academic path. Therefore, I tried to take in consideration the personal and social side of each of my students. The teacher activity areas, in addition to being diverse, they are interconnected and must be implemented as a indivisible whole and not as a sum of parts. Physical Education discipline values and importance, in teaching and school organics, was reinforced in this experience. We could measure this based on the appreciation and comments given by the students of Escola Básica e Secundária de Gama Barros to the classes. This includes the adhesion and participation in the school sports teams and for the participation in different activities in the inter-class tournaments. Not forgetting the opportunity to practice, development of skills and learning. The improvement of components related to the health and the wide offer of physical activity to those who would not be able to get it without school. The year of pedagogical internship on Escola Básica e Secundária de Gama Barros was the richest and most complete experience I had in all my academic path. I do not have any doubt that this is the profession I intend to pursue from now on.Lopes, Maria Isabel Bayo da SilvaRepositório da Universidade de LisboaAndrade, Hugo Diniz2022-12-27T09:29:40Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26588TID:203089871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:09.686393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros Andrade, Hugo Diniz Aluno Aprendizagem Conhecimento Educação física Escola Estágio Experiência Identidade profissional Professor Reflexão Student Learning Knowledge Physical education School Internship Experience Professional identity Teacher Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
author |
Andrade, Hugo Diniz |
author_facet |
Andrade, Hugo Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Maria Isabel Bayo da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Hugo Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Aprendizagem Conhecimento Educação física Escola Estágio Experiência Identidade profissional Professor Reflexão Student Learning Knowledge Physical education School Internship Experience Professional identity Teacher Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aluno Aprendizagem Conhecimento Educação física Escola Estágio Experiência Identidade profissional Professor Reflexão Student Learning Knowledge Physical education School Internship Experience Professional identity Teacher Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Através do presente relatório de estágio descrevo, analiso e reflito o meu ano de estágio, na função de professor de Educação Física, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2021/2022. Um percurso cheio de desafios, experiências e emoções, de aprendizagem, de partilha de conhecimentos, de crescimento e de superação. Engane-se quem considerar, que na área do ensino da Educação Física existem receitas ou métodos que simplificam o papel do professor. Realizar a tarefa “x” na turma “y” pode ser um sucesso, como de seguida na turma “z” ser um fracasso. Cada professor desenvolve ao longo da sua carreira a sua identidade profissional, tendo em consideração os recursos e contextos que o rodeiam, assim como experiências vividas e crenças pessoais. Encarei alguns momentos deste estágio com ações tentativa-erro, de forma a percecionar o que funcionaria bem e/ou menos bem e evoluir no processo de ensinoaprendizagem. Ao longo deste caminho percebi que os alunos que temos à nossa frente, na área do ensino, têm uma história, um contexto, uma razão para..., que algumas vezes não são tidos em conta durante o seu percurso académico. Por isso, procurei importar-me com o lado pessoal e social de cada um dos meus alunos. As áreas de atuação do professor além de serem diversas, estão interligadas e devem ser consideradas como um todo e não como a soma de partes. Os valores e a importância da disciplina de Educação Física, no funcionamento do ensino e da escola, ficam fortalecidos nesta experiência. Pela valorização dada pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros às aulas da disciplina, pela adesão e participação aos grupos-equipa do desporto escolar e pela participação em diferentes funções nos torneios interturmas. Não esquecendo ainda a oportunidade de prática, de desenvolvimento de competências e aprendizagens, da melhoria de componentes relacionadas com a área da saúde e da vasta oferta de atividade física aos que a ela não conseguiriam chegar sem a escola. O ano de estágio pedagógico foi a mais rica e completa experiência que tive em toda a minha formação. Não tenho dúvidas que é esta a profissão que pretendo exercer a partir daqui. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27T09:29:40Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26588 TID:203089871 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26588 |
identifier_str_mv |
TID:203089871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131197935190016 |