A disciplina, a indisciplina e o afeto na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Sofia Isabel da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10609
Resumo: O presente relatório baseia-se num Projeto de Investigação intitulado “A disciplina e a indisciplina em contexto de Creche e Jardim de Infância”, sendo a sua principal intencionalidade compreender como as educadoras cooperantes promovem a disciplina nas suas salas, qual o seu papel na construção de regras de disciplina e que estratégias utilizam para a aquisição da mesma por parte das crianças. Pretende-se compreender a importância da disciplina na construção de identidade das crianças, compreender e interpretar o modo de intervir das educadoras perante conflitos. Pretende-se ainda compreender a relação entre a disciplina e os afetos. Pretende-se por fim discernir modalidades de intervenção que permitam às crianças internalizarem a necessidade da disciplina e assim que consigam auto consenti-la. Este relatório assenta numa investigação qualitativa e no paradigma interpretativo uma vez que visa analisar e interpretar as informações recolhidas a partir dos contextos onde decorreram os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Por outro lado, este relatório foi realizado no âmbito da investigação-ação. Este trabalho teve por base vários instrumentos de recolha de dados: a observação direta e participante, as notas de campo, os registos fotográficos, os questionários feitos às educadoras cooperantes e a análise documental. Pretende-se a partir desta investigação conseguir responder a questões relacionadas com as práticas realizadas pelas educadoras sobre o tema da disciplina. O trabalho tem uma orientação descritiva e de forma sucinta, serão apresentados os aspetos mais relevantes dos contextos onde foram realizados os estágios, dos grupos de crianças bem como será feita uma apresentação e interpretação da minha intervenção na prática. Considera-se que os estágios realizados foram de uma enorme importância e irão assumir um papel importante para o futuro, enquanto educadora, pois permitiram adquirir conhecimentos, capacidades e desenvolver atitudes profissionais de enriquecimento profissional e pessoal.
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Pretende-se por fim discernir modalidades de intervenção que permitam às crianças internalizarem a necessidade da disciplina e assim que consigam auto consenti-la. Este relatório assenta numa investigação qualitativa e no paradigma interpretativo uma vez que visa analisar e interpretar as informações recolhidas a partir dos contextos onde decorreram os períodos de estágio em creche e jardim-de-infância integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Por outro lado, este relatório foi realizado no âmbito da investigação-ação. Este trabalho teve por base vários instrumentos de recolha de dados: a observação direta e participante, as notas de campo, os registos fotográficos, os questionários feitos às educadoras cooperantes e a análise documental. Pretende-se a partir desta investigação conseguir responder a questões relacionadas com as práticas realizadas pelas educadoras sobre o tema da disciplina. O trabalho tem uma orientação descritiva e de forma sucinta, serão apresentados os aspetos mais relevantes dos contextos onde foram realizados os estágios, dos grupos de crianças bem como será feita uma apresentação e interpretação da minha intervenção na prática. Considera-se que os estágios realizados foram de uma enorme importância e irão assumir um papel importante para o futuro, enquanto educadora, pois permitiram adquirir conhecimentos, capacidades e desenvolver atitudes profissionais de enriquecimento profissional e pessoal.The present report is based on a Project of Investigation Entitled’’ The discipline in context to the Crèche and Children’s Garden of Infants” being your principal intentional understanding of how the educators cooperates promote the discipline in their classrooms of which purpose of rules of construction discipline and utilization of strategic acquisitions as the same from part of the children’s. It’s pretentious to understand the importance of the discipline in the construction of the identity of the children’s, understanding and interpreting the manner in which the educators intervene towards conflicts. It’s still pretentious to understand if there’s any existence of a relation between discipline and actions. This report based on an investigation qualitative and on paradigm interpretive ounce it views to analyse and interpret the information’s collected from contexts during the traineeship at a crèche or a children’s garden for infants integrated on a Master’s for Pre- School Education. This work had as a base various instruments collected from data. A direct observation and participants, the notes of the camp, the photographic registers, and the questionnaires done on the educators cooperates and analysed documentary. It’s pretentious as part of this investigation that it will be able to respond to questions related with practices achieved by educators about the subject of discipline. It’s pretentious that a descriptive and succinct approach of the contexts where the traineeship was realised on the groups of children’s as well as presentations and interpretation of my intervention in practice. It’s considered that the traineeships held was an enormous importance, it will be assuming an important role for the future, while an educator, it permitted acquiring knowledge capacities, professional attitudes enrichments, professional and personal.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumLeitão, Sofia Isabel da Silva2015-12-29T14:47:12Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10609TID:201604248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:03.058144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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