A disciplina na creche e no jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19632 |
Resumo: | O presente relatório de investigação tem como tema “A disciplina na Creche e Jardim-de-Infância – Instauração e regulação”. Este tem como principal objetivo proporcionar uma maior compreensão daquilo que é a disciplina e que estratégias podem ser adotadas por educadores/as de modo a melhorar as suas práticas pedagógicas. Para tal, torna-se necessário perceber as conceções das educadoras com quem foi realizado o meu estágio, bem como as suas estratégias mediante problemáticas ligadas à disciplina. Nomeadamente, os conflitos. Apresenta como principal abordagem a investigação-ação, tendo como metodologias o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, procurando interpretar os dados e informações recolhidas, relacionadas ao tema de estudo, nos contextos de Creche e Jardim-de-Infância onde decorreram os quatro períodos de estágio integrados no mestrado em Educação Pré-Escolar. Primeiramente é realizada uma abordagem teórica relacionada ao tema em articulação com momentos e experiências vivenciadas ao longo dos estágios. Assim, o presente relatório apresenta também uma abordagem interventiva que pretende proporcionar uma reflexão no âmbito das intervenções realizadas. Como principais dispositivos de recolha de informação foram utilizados a observação participante, as notas de campo, inquérito por questionário e análise documental. Finalizando, realizou-se uma análise e reflexão retrospetiva das informações recolhidas bem como das conceções das educadoras cooperantes, apresentadas nas considerações finais do presente relatório. |
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