Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5798 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional |
id |
RCAP_7e7b76733b48bab5a2ccef84f6b71e0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5798 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantisPré-escolarConhecimento das emoçõesHistóriasReflexãoQuestionamentoPreschool childrenKnowledge of emotionsStorytellingReflectionSocial interactionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalEste estudo teve como objetivos elaborar um programa e analisar o seu impacto no desenvolvimento do conhecimento das emoções (nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções), contextualizado por contos infantis, em crianças em idade pré-escolar. Participaram 94 crianças que frequentam três colégios, distribuídos por cinco salas do pré-escolar. De modo a avaliar a eficácia do programa, no pré e no pós-teste foi utilizada a Escala do Conhecimento das Emoções adaptado ao contexto português por Machado, Veríssimo e Denham (2012) que avalia o conhecimento das emoções nas dimensões nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções. O programa utiliza o questionamento de contos infantis para promover a reflexão das emoções. Os resultados confirmam a ideia de que as crianças evoluem no conhecimento das emoções quando o mesmo é desenvolvido com o apoio do educador, verificando-se na maioria das emoções em todas as dimensões diferenças estatisticamente significativas entre o Grupo de Controlo e o Grupo Experimental. Também podemos identificar alguns efeitos diferenciados do programa consoante o grupo etário.The dual purpose of this study was to develop a program and analyze its impact on the development of the understanding of emotions (naming, recognizing and comprehending the causes of emotions) as contextualized by children's stories on preschoolers. The Emotion Knowledge Scale adapted to the Portuguese context by Machado, Veríssimo and Denham (2012), was employed before and after the intervention to assesses the awareness of emotions in dimensions such as naming, recognizing and understanding the causes of emotions. The program uses critical reading techniques to promote reflection upon emotions. The main results confirm the idea that children evolve in this competence when it is actively developed with the support of the educator. Statistically significant differences between the control group and the experimental group were found in most of the emotions for each dimension. Additionally varying effects of the program on different age groups were also detected.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAFernandes, Ana Rita Ligeiro2017-09-28T10:37:19Z2017-07-11T00:00:00Z2017-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5798201720302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:38.437456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis |
title |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis |
spellingShingle |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis Fernandes, Ana Rita Ligeiro Pré-escolar Conhecimento das emoções Histórias Reflexão Questionamento Preschool children Knowledge of emotions Storytelling Reflection Social interaction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis |
title_full |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis |
title_fullStr |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis |
title_full_unstemmed |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis |
title_sort |
Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantis |
author |
Fernandes, Ana Rita Ligeiro |
author_facet |
Fernandes, Ana Rita Ligeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Rita Ligeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar Conhecimento das emoções Histórias Reflexão Questionamento Preschool children Knowledge of emotions Storytelling Reflection Social interaction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Pré-escolar Conhecimento das emoções Histórias Reflexão Questionamento Preschool children Knowledge of emotions Storytelling Reflection Social interaction Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-28T10:37:19Z 2017-07-11T00:00:00Z 2017-07-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5798 201720302 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5798 |
identifier_str_mv |
201720302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130096909418496 |