Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Inês Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano letivo 2012/2013. O estágio profissionalizante decorreu junto de um grupo de três anos onde foi desenvolvida uma prática pedagógica assente nos princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança, em que esta é a construtora do seu conhecimento. Para além disto, permitiu ainda uma vivência próxima junto de duas crianças institucionalizadas. Assim, foi realizado um estudo aprofundado quanto aos comportamentos das mesmas em contexto de jardim-de-infância. Este estudo centrou-se numa análise documental, revisão da literatura, elaboração de entrevistas à equipa pedagógica e observação aprofundada das duas crianças. Ao longo deste ano foi possível articular todos os saberes teóricos já aprendidos, desenvolvendo uma prática pedagógica reflexiva. Considerando que, um educador de infância deve intervir de forma fundamentada, tendo sempre em conta as caraterísticas do grupo de forma a ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Para tal, tornou-se fundamental a observação, a avaliação e a reflexão para se conseguir ajustar toda a intervenção educativa ao grupo de crianças. ABSTRACT The presented report was brought about in the scope of the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire route of personal and professional development along the school year 2012/2013. The professionalized practical training was held among a three year old group with which it was developed a pedagogical practice based on the principles of active and participative child learning, in which the child is the builder of its own knowledge. Furthermore, it allowed a close experience within two institutionalized children. Therefore, it was carried out a deep study regarding their behaviors in kindergarten context. This study was centralized on documental analysis, literature revision, interviews with the pedagogical team and depth observation of the two referred children. During this year it was possible to combine all the theoretical knowledge previously obtained, developing a reflexive pedagogical practice. Regarding that a nursery teacher must intervene in a grounded way, having always in consideration the characteristics of the group so it can be possible to reach the children’s needs and interests. For this, it became fundamental the observation, the evaluation and the reflection so that the adjustments of the educational intervention could be held towards the group of children
id RCAP_7e8659cc77c77525926a01e6c26a171b
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infânciaEducação pré-escolarCriança institucionalizadaPedagogia diferenciadaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano letivo 2012/2013. O estágio profissionalizante decorreu junto de um grupo de três anos onde foi desenvolvida uma prática pedagógica assente nos princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança, em que esta é a construtora do seu conhecimento. Para além disto, permitiu ainda uma vivência próxima junto de duas crianças institucionalizadas. Assim, foi realizado um estudo aprofundado quanto aos comportamentos das mesmas em contexto de jardim-de-infância. Este estudo centrou-se numa análise documental, revisão da literatura, elaboração de entrevistas à equipa pedagógica e observação aprofundada das duas crianças. Ao longo deste ano foi possível articular todos os saberes teóricos já aprendidos, desenvolvendo uma prática pedagógica reflexiva. Considerando que, um educador de infância deve intervir de forma fundamentada, tendo sempre em conta as caraterísticas do grupo de forma a ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Para tal, tornou-se fundamental a observação, a avaliação e a reflexão para se conseguir ajustar toda a intervenção educativa ao grupo de crianças. ABSTRACT The presented report was brought about in the scope of the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire route of personal and professional development along the school year 2012/2013. The professionalized practical training was held among a three year old group with which it was developed a pedagogical practice based on the principles of active and participative child learning, in which the child is the builder of its own knowledge. Furthermore, it allowed a close experience within two institutionalized children. Therefore, it was carried out a deep study regarding their behaviors in kindergarten context. This study was centralized on documental analysis, literature revision, interviews with the pedagogical team and depth observation of the two referred children. During this year it was possible to combine all the theoretical knowledge previously obtained, developing a reflexive pedagogical practice. Regarding that a nursery teacher must intervene in a grounded way, having always in consideration the characteristics of the group so it can be possible to reach the children’s needs and interests. For this, it became fundamental the observation, the evaluation and the reflection so that the adjustments of the educational intervention could be held towards the group of children2013-11-18T09:49:38Z2013-10-04T00:00:00Z2013-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1310TID:201470497porVasques, Inês Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:45Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.290520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
title Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
spellingShingle Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
Vasques, Inês Ribeiro
Educação pré-escolar
Criança institucionalizada
Pedagogia diferenciada
title_short Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
title_full Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
title_fullStr Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
title_full_unstemmed Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
title_sort Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
author Vasques, Inês Ribeiro
author_facet Vasques, Inês Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Inês Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Criança institucionalizada
Pedagogia diferenciada
topic Educação pré-escolar
Criança institucionalizada
Pedagogia diferenciada
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano letivo 2012/2013. O estágio profissionalizante decorreu junto de um grupo de três anos onde foi desenvolvida uma prática pedagógica assente nos princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança, em que esta é a construtora do seu conhecimento. Para além disto, permitiu ainda uma vivência próxima junto de duas crianças institucionalizadas. Assim, foi realizado um estudo aprofundado quanto aos comportamentos das mesmas em contexto de jardim-de-infância. Este estudo centrou-se numa análise documental, revisão da literatura, elaboração de entrevistas à equipa pedagógica e observação aprofundada das duas crianças. Ao longo deste ano foi possível articular todos os saberes teóricos já aprendidos, desenvolvendo uma prática pedagógica reflexiva. Considerando que, um educador de infância deve intervir de forma fundamentada, tendo sempre em conta as caraterísticas do grupo de forma a ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Para tal, tornou-se fundamental a observação, a avaliação e a reflexão para se conseguir ajustar toda a intervenção educativa ao grupo de crianças. ABSTRACT The presented report was brought about in the scope of the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire route of personal and professional development along the school year 2012/2013. The professionalized practical training was held among a three year old group with which it was developed a pedagogical practice based on the principles of active and participative child learning, in which the child is the builder of its own knowledge. Furthermore, it allowed a close experience within two institutionalized children. Therefore, it was carried out a deep study regarding their behaviors in kindergarten context. This study was centralized on documental analysis, literature revision, interviews with the pedagogical team and depth observation of the two referred children. During this year it was possible to combine all the theoretical knowledge previously obtained, developing a reflexive pedagogical practice. Regarding that a nursery teacher must intervene in a grounded way, having always in consideration the characteristics of the group so it can be possible to reach the children’s needs and interests. For this, it became fundamental the observation, the evaluation and the reflection so that the adjustments of the educational intervention could be held towards the group of children
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-18T09:49:38Z
2013-10-04T00:00:00Z
2013-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310
TID:201470497
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310
identifier_str_mv TID:201470497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621913264128