Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano letivo 2012/2013. O estágio profissionalizante decorreu junto de um grupo de três anos onde foi desenvolvida uma prática pedagógica assente nos princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança, em que esta é a construtora do seu conhecimento. Para além disto, permitiu ainda uma vivência próxima junto de duas crianças institucionalizadas. Assim, foi realizado um estudo aprofundado quanto aos comportamentos das mesmas em contexto de jardim-de-infância. Este estudo centrou-se numa análise documental, revisão da literatura, elaboração de entrevistas à equipa pedagógica e observação aprofundada das duas crianças. Ao longo deste ano foi possível articular todos os saberes teóricos já aprendidos, desenvolvendo uma prática pedagógica reflexiva. Considerando que, um educador de infância deve intervir de forma fundamentada, tendo sempre em conta as caraterísticas do grupo de forma a ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Para tal, tornou-se fundamental a observação, a avaliação e a reflexão para se conseguir ajustar toda a intervenção educativa ao grupo de crianças. ABSTRACT The presented report was brought about in the scope of the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire route of personal and professional development along the school year 2012/2013. The professionalized practical training was held among a three year old group with which it was developed a pedagogical practice based on the principles of active and participative child learning, in which the child is the builder of its own knowledge. Furthermore, it allowed a close experience within two institutionalized children. Therefore, it was carried out a deep study regarding their behaviors in kindergarten context. This study was centralized on documental analysis, literature revision, interviews with the pedagogical team and depth observation of the two referred children. During this year it was possible to combine all the theoretical knowledge previously obtained, developing a reflexive pedagogical practice. Regarding that a nursery teacher must intervene in a grounded way, having always in consideration the characteristics of the group so it can be possible to reach the children’s needs and interests. For this, it became fundamental the observation, the evaluation and the reflection so that the adjustments of the educational intervention could be held towards the group of children |
id |
RCAP_7e8659cc77c77525926a01e6c26a171b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1310 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infânciaEducação pré-escolarCriança institucionalizadaPedagogia diferenciadaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano letivo 2012/2013. O estágio profissionalizante decorreu junto de um grupo de três anos onde foi desenvolvida uma prática pedagógica assente nos princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança, em que esta é a construtora do seu conhecimento. Para além disto, permitiu ainda uma vivência próxima junto de duas crianças institucionalizadas. Assim, foi realizado um estudo aprofundado quanto aos comportamentos das mesmas em contexto de jardim-de-infância. Este estudo centrou-se numa análise documental, revisão da literatura, elaboração de entrevistas à equipa pedagógica e observação aprofundada das duas crianças. Ao longo deste ano foi possível articular todos os saberes teóricos já aprendidos, desenvolvendo uma prática pedagógica reflexiva. Considerando que, um educador de infância deve intervir de forma fundamentada, tendo sempre em conta as caraterísticas do grupo de forma a ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Para tal, tornou-se fundamental a observação, a avaliação e a reflexão para se conseguir ajustar toda a intervenção educativa ao grupo de crianças. ABSTRACT The presented report was brought about in the scope of the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire route of personal and professional development along the school year 2012/2013. The professionalized practical training was held among a three year old group with which it was developed a pedagogical practice based on the principles of active and participative child learning, in which the child is the builder of its own knowledge. Furthermore, it allowed a close experience within two institutionalized children. Therefore, it was carried out a deep study regarding their behaviors in kindergarten context. This study was centralized on documental analysis, literature revision, interviews with the pedagogical team and depth observation of the two referred children. During this year it was possible to combine all the theoretical knowledge previously obtained, developing a reflexive pedagogical practice. Regarding that a nursery teacher must intervene in a grounded way, having always in consideration the characteristics of the group so it can be possible to reach the children’s needs and interests. For this, it became fundamental the observation, the evaluation and the reflection so that the adjustments of the educational intervention could be held towards the group of children2013-11-18T09:49:38Z2013-10-04T00:00:00Z2013-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1310TID:201470497porVasques, Inês Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:45Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.290520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância |
title |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância |
spellingShingle |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância Vasques, Inês Ribeiro Educação pré-escolar Criança institucionalizada Pedagogia diferenciada |
title_short |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância |
title_full |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância |
title_fullStr |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância |
title_sort |
Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância |
author |
Vasques, Inês Ribeiro |
author_facet |
Vasques, Inês Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasques, Inês Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Criança institucionalizada Pedagogia diferenciada |
topic |
Educação pré-escolar Criança institucionalizada Pedagogia diferenciada |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando todo o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano letivo 2012/2013. O estágio profissionalizante decorreu junto de um grupo de três anos onde foi desenvolvida uma prática pedagógica assente nos princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança, em que esta é a construtora do seu conhecimento. Para além disto, permitiu ainda uma vivência próxima junto de duas crianças institucionalizadas. Assim, foi realizado um estudo aprofundado quanto aos comportamentos das mesmas em contexto de jardim-de-infância. Este estudo centrou-se numa análise documental, revisão da literatura, elaboração de entrevistas à equipa pedagógica e observação aprofundada das duas crianças. Ao longo deste ano foi possível articular todos os saberes teóricos já aprendidos, desenvolvendo uma prática pedagógica reflexiva. Considerando que, um educador de infância deve intervir de forma fundamentada, tendo sempre em conta as caraterísticas do grupo de forma a ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Para tal, tornou-se fundamental a observação, a avaliação e a reflexão para se conseguir ajustar toda a intervenção educativa ao grupo de crianças. ABSTRACT The presented report was brought about in the scope of the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire route of personal and professional development along the school year 2012/2013. The professionalized practical training was held among a three year old group with which it was developed a pedagogical practice based on the principles of active and participative child learning, in which the child is the builder of its own knowledge. Furthermore, it allowed a close experience within two institutionalized children. Therefore, it was carried out a deep study regarding their behaviors in kindergarten context. This study was centralized on documental analysis, literature revision, interviews with the pedagogical team and depth observation of the two referred children. During this year it was possible to combine all the theoretical knowledge previously obtained, developing a reflexive pedagogical practice. Regarding that a nursery teacher must intervene in a grounded way, having always in consideration the characteristics of the group so it can be possible to reach the children’s needs and interests. For this, it became fundamental the observation, the evaluation and the reflection so that the adjustments of the educational intervention could be held towards the group of children |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-18T09:49:38Z 2013-10-04T00:00:00Z 2013-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310 TID:201470497 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310 |
identifier_str_mv |
TID:201470497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621913264128 |