The influence of online-user generated reviews on portuguese travellers´ decision-making process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Maria Carolina Vaz Cruz da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29668
Resumo: difusão de novas ferramentas de comunicação, como o Electronic Word-of-Mouth (eWOM), facilitou a interação com conteúdo online. Os comentários online, uma das suas formas, são maioritariamente utilizados para informar consumidores, sendo particularmente relevantes em tomadas de decisão turística, como provado por investigações prévias. Nesta dissertação, centrámo-nos em turistas Portugueses para perceber a influência de comentários com diferente valência no seu comportamento. Adereçando as questões iniciais (RQs), foi desenvolvido um design experimental: os participantes foram expostos a comentários predominantemente positivos (PPR) ou predominantemente negativos (PNR). Os dados analisados focaram o efeito na atitude relativamente a um hotel (ATH) e intenções de reserva (BI), considerando a influência da conformidade dos indivíduos ao longo de diferentes momentos de planeamento turístico: Fase Inicial (IS) e Fase Tardia (LS). No total, foram analisadas 302 respostas. Concluiu-se que os PPR e PNR influenciam diferentemente a ATH e BI dos turistas, considerando momentos distintos de planeamento turístico. Em ambos os momentos, o efeito da valência demonstrou-se mais influente em indivíduos com elevado nível de conformidade. Os resultados são relevantes para empresas turísticas, principalmente hotéis, pois evidenciam os benefícios e as consequências que o eWOM pode ter na sua performance. Limitações são explicadas e sugestões para investigação futura são indicadas.
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spelling The influence of online-user generated reviews on portuguese travellers´ decision-making processComentários gerados por utilizadores onlineValênciaConformidadeIntenções de reservaAtitude relativamente a um hotelTurismoProcesso de tomada de decisãoOnline user-generated reviewsValenceConformityBooking intentionsAttitude towards a hotelDecision-making processTourismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãodifusão de novas ferramentas de comunicação, como o Electronic Word-of-Mouth (eWOM), facilitou a interação com conteúdo online. Os comentários online, uma das suas formas, são maioritariamente utilizados para informar consumidores, sendo particularmente relevantes em tomadas de decisão turística, como provado por investigações prévias. Nesta dissertação, centrámo-nos em turistas Portugueses para perceber a influência de comentários com diferente valência no seu comportamento. Adereçando as questões iniciais (RQs), foi desenvolvido um design experimental: os participantes foram expostos a comentários predominantemente positivos (PPR) ou predominantemente negativos (PNR). Os dados analisados focaram o efeito na atitude relativamente a um hotel (ATH) e intenções de reserva (BI), considerando a influência da conformidade dos indivíduos ao longo de diferentes momentos de planeamento turístico: Fase Inicial (IS) e Fase Tardia (LS). No total, foram analisadas 302 respostas. Concluiu-se que os PPR e PNR influenciam diferentemente a ATH e BI dos turistas, considerando momentos distintos de planeamento turístico. Em ambos os momentos, o efeito da valência demonstrou-se mais influente em indivíduos com elevado nível de conformidade. Os resultados são relevantes para empresas turísticas, principalmente hotéis, pois evidenciam os benefícios e as consequências que o eWOM pode ter na sua performance. Limitações são explicadas e sugestões para investigação futura são indicadas.The diffusion of new communication tools, such as Electronic Word-of-Mouth (eWOM), facilitated the engagement with online content. One of its forms, online reviews, is mainly used to inform customers, being particularly relevant concerning travellers’ decision-making process, as proven by previous research. In this dissertation, Portuguese travellers were targeted to understand how their behaviours change when exposed to differently valenced reviews. In order to address the Research Questions (RQs), an experimental design was implemented: the participants were exposed to predominantly positive (PPR) or predominantly negative reviews (PNR). The data was analysed for the effects on attitude towards a hotel (ATH) and booking intentions (BI), considering the influence of individuals’ conformity along different travel planning moments: Initial Stage (IS) and Later Stage (LS). In total, 302 answers were analysed. It was concluded that PPR and PNR differently influence travellers’ ATH and BI, considering distinct travel planning moments. At both moments, the effect of valence was more influential concerning individuals that were high in conformity. The findings are relevant to touristic companies, particularly to hotels, since they evince the benefits and the damages eWOM may generate on their performance. Limitations are explained and suggestions for future research are indicated.Souto, Daniela Langaro da Silva doVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaClaro, Maria Carolina Vaz Cruz da Silva2020-02-24T09:37:28Z2020-01-2720202020-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29668TID:202440630enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:50.070973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Claro, Maria Carolina Vaz Cruz da Silva
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Turismo
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