Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37758 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_7e981e6736a3cf423611846f6a1dbe0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/37758 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundárioEnsino do desenhoFigura humanaPerspectiva históricaRecursos didáticosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório partiu de uma intervenção em sala de aula, com a turma I do 11° ano, do curso científico-humanístico de Artes-Visuais, da Escola Secundária da Ramada (Odivelas), no âmbito da disciplina de Desenho A. Esta intervenção foi desenvolvida no ano lectivo de 2017/2018 e teve a duração de quinze aulas de noventa minutos, onde se explorou o tema: Desenho da figura humana, através de uma breve contextualização histórica sobre a evolução dos cânones de representação da figura humana e, um conjunto de cinco de unidades de trabalho que, de certa forma incidiram sobre uma abordagem mimética do ensino e aprendizagem do desenho. Ao longo do processo de investigação, tomaram-se como principais objectos de estudo, em primeiro lugar a análise dos actuais programas curriculares de Desenho A e as provas de exame nacional, em segundo lugar a planificação de uma unidade didáctica, em seguida o desenvolvimento de recursos didácticos, bem como a construção de instrumentos de avaliação e por ultimo a análise e reflexão sobre os principais desafios vivenciados ao longo da prática de ensino supervisionada.This report was based in a classroom intervention, with class I of the 11° grade of the Scientific-Humanistic course in Visual Arts, of Escola Secundária da Ramada (Odivelas), within the discipline of Drawing A. This intervention, developed in the school year of 2017/2018, lasted for fifteen classes of ninety-minutes, where the theme: Drawing of the Human Figure, was explored through a brief historical context on the evolution of the canons of representation of the human figure, through a set of five units of work that, in a certain way, focused on a mimetic approach to the teaching and learning of drawing. Throughout the research process, the main subjects of study were: the analysis of the current curricula of Drawing for secondary schools, as well as the drawing final exams; the planning of a didactic unit; the development of the didactic resources; the construction of evaluation instruments and, finally, the analysis and reflection on the challenges experienced during teaching practice.Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ivo Emanuel Coelho2019-03-29T14:49:15Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37758TID:202193691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:45.278445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário |
title |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário |
spellingShingle |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho Ensino do desenho Figura humana Perspectiva histórica Recursos didáticos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário |
title_full |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário |
title_fullStr |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário |
title_sort |
Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário |
author |
Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho |
author_facet |
Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabeleira, Helena dos Reis, 1978- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino do desenho Figura humana Perspectiva histórica Recursos didáticos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino do desenho Figura humana Perspectiva histórica Recursos didáticos Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-10-08 2018-01-01T00:00:00Z 2019-03-29T14:49:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/37758 TID:202193691 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/37758 |
identifier_str_mv |
TID:202193691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134453777301504 |