Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37758
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_7e981e6736a3cf423611846f6a1dbe0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundárioEnsino do desenhoFigura humanaPerspectiva históricaRecursos didáticosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório partiu de uma intervenção em sala de aula, com a turma I do 11° ano, do curso científico-humanístico de Artes-Visuais, da Escola Secundária da Ramada (Odivelas), no âmbito da disciplina de Desenho A. Esta intervenção foi desenvolvida no ano lectivo de 2017/2018 e teve a duração de quinze aulas de noventa minutos, onde se explorou o tema: Desenho da figura humana, através de uma breve contextualização histórica sobre a evolução dos cânones de representação da figura humana e, um conjunto de cinco de unidades de trabalho que, de certa forma incidiram sobre uma abordagem mimética do ensino e aprendizagem do desenho. Ao longo do processo de investigação, tomaram-se como principais objectos de estudo, em primeiro lugar a análise dos actuais programas curriculares de Desenho A e as provas de exame nacional, em segundo lugar a planificação de uma unidade didáctica, em seguida o desenvolvimento de recursos didácticos, bem como a construção de instrumentos de avaliação e por ultimo a análise e reflexão sobre os principais desafios vivenciados ao longo da prática de ensino supervisionada.This report was based in a classroom intervention, with class I of the 11° grade of the Scientific-Humanistic course in Visual Arts, of Escola Secundária da Ramada (Odivelas), within the discipline of Drawing A. This intervention, developed in the school year of 2017/2018, lasted for fifteen classes of ninety-minutes, where the theme: Drawing of the Human Figure, was explored through a brief historical context on the evolution of the canons of representation of the human figure, through a set of five units of work that, in a certain way, focused on a mimetic approach to the teaching and learning of drawing. Throughout the research process, the main subjects of study were: the analysis of the current curricula of Drawing for secondary schools, as well as the drawing final exams; the planning of a didactic unit; the development of the didactic resources; the construction of evaluation instruments and, finally, the analysis and reflection on the challenges experienced during teaching practice.Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ivo Emanuel Coelho2019-03-29T14:49:15Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37758TID:202193691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:45.278445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
title Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
spellingShingle Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho
Ensino do desenho
Figura humana
Perspectiva histórica
Recursos didáticos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
title_full Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
title_fullStr Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
title_full_unstemmed Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
title_sort Desenho da figura humana : perspectiva histórica e recursos didáticos para o ensino secundário
author Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho
author_facet Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ivo Emanuel Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do desenho
Figura humana
Perspectiva histórica
Recursos didáticos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino do desenho
Figura humana
Perspectiva histórica
Recursos didáticos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-29T14:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37758
TID:202193691
url http://hdl.handle.net/10451/37758
identifier_str_mv TID:202193691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134453777301504