A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Vera Mónica Santos, 1977-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8602
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_0d310714e8ebaaed460a1a2fc292646c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua EstrangeiraBanda desenhadaEnsino da língua espanholaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012A metodologia comunicativa que atualmente orienta o ensino das línguas estrangeiras defende uma diminuição do protagonismo do professor a favor da presença ativa e dinâmica do aluno. Esta situação obriga o docente a procurar, analisar e organizar materiais autênticos e didáticos que guiem o discente no seu processo de aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Neste sentido, a banda desenhada é mais um recurso didático a ter em conta nas aulas de língua estrangeira. O objetivo do presente relatório é mostrar as vantagens de usar este material nas aulas de espanhol, língua estrangeira (E/LE). A utilização da banda desenhada justifica-se por várias razões: a motivação que desperta nos alunos; a aproximação à leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora que promove; a situação comunicacional que proporciona, próxima do registo oral; a temática geralmente atual, contemporânea, específica da cultura e do contexto em que este tipo de texto se insere e que o tornam mais próximo dos alunos; a abordagem sociocultural que oferece; as inúmeras possibilidades de exploração que permitem desenvolver os vários domínios da língua; o facto de ser um material acessível, barato, de fácil manejo e sem necessidade de meios técnicos de leitura; entre outras vantagens abordadas no presente trabalho. Deve o professor saber escolher a banda desenhada de acordo com o tema e os conteúdos das unidades didáticas e os objetivos das atividades e adaptá-la à idade, aos interesses e ao nível linguístico dos alunos.El enfoque comunicativo que actualmente guía la enseñanza de lenguas extranjeras aboga por una reducción del protagonismo del profesor en favor de la presencia activa y dinámica del alumno. Esto requiere que el profesor busque, analice y organice los materiales auténticos y didácticos para guiar al alumno en su proceso de aprendizaje de una lengua extranjera (LE). En este sentido, el cómic es un recurso didáctico que debe tenerse en cuenta en las clases de idiomas extranjeros. El propósito de este informe es mostrar las ventajas de utilizar este material en la clase de español, lengua extranjera (E/LE). La utilización del cómic se justifica por varias razones: la motivación que produce en los estudiantes; el acercamiento a la lectura y el desarrollo de la comprensión lectora; la situación comunicativa que está cerca del registro oral; su temática actual, contemporánea y específica de la cultura y del contexto en el que este tipo de texto se implanta y se acerca a los estudiantes; el enfoque sociocultural que ofrece; las numerosas posibilidades de explotación que desarrollan las diferentes destrezas de la lengua; el hecho de que es un material accesible, de bajo costo, fácil de manejar y sin la necesidad de medios técnicos de lectura; entre otras ventajas discutidas en este trabajo. El profesor debe saber cómo elegir los cómics de acuerdo con el tema y el contenido de las unidades de enseñanza y los objetivos de las actividades y adaptarlos a la edad, intereses y nivel lingüístico de los alumnos.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaRamos, Vera Mónica Santos, 1977-2013-05-31T15:45:37Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:03.154847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
title A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
spellingShingle A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
Ramos, Vera Mónica Santos, 1977-
Banda desenhada
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
title_full A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
title_fullStr A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
title_full_unstemmed A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
title_sort A banda desenhada como recurso didático nas aulas de Espanhol, Língua Estrangeira
author Ramos, Vera Mónica Santos, 1977-
author_facet Ramos, Vera Mónica Santos, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Vera Mónica Santos, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Banda desenhada
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-05-31T15:45:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8602
url http://hdl.handle.net/10451/8602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134223333851136