O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Raquel Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9351
Resumo: A realização do presente trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Do mesmo modo, tendo em conta a importância que o ensino da gramática assume nas aulas de Português, com este relatório visa-se também refletir sobre esta temática. Assim, a primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português. Desta forma, nesta parte reflete-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos Programas de Português no Ensino Básico, apresentando-se, para finalizar, algumas sugestões de propostas didáticas que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais de uma forma mais motivadora. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta segunda parte é constituída pela caracterização do meio e das instituições e pela descrição das minhas responsabilizações durante o estágio.
id RCAP_7e983cfe098ed052d725a6022dbe0eb2
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEnsino da gramáticaalunoprofessoratividades didáticasPrática de Ensino SupervisionadaA realização do presente trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Do mesmo modo, tendo em conta a importância que o ensino da gramática assume nas aulas de Português, com este relatório visa-se também refletir sobre esta temática. Assim, a primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português. Desta forma, nesta parte reflete-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos Programas de Português no Ensino Básico, apresentando-se, para finalizar, algumas sugestões de propostas didáticas que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais de uma forma mais motivadora. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta segunda parte é constituída pela caracterização do meio e das instituições e pela descrição das minhas responsabilizações durante o estágio.The main objective of the present work is to describe and reflect on the Supervised Teaching Practice carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. In the same way, given the importance of grammar teaching in Portuguese classes, this report also aims to reflect on this theme. Thus, the first part of the report is constituted by the theoretical framework subordinated to the thematic of the approach of grammatical contents in the Portuguese class. This way, in this part it is reflected on the definition of grammar, the types of existing grammar, the role of the teacher with regard to the approach of grammatical contents, the grammar in the Portuguese Programs in Basic Education, presenting, to finalize , some suggestions of didactic proposals that can be made in the classroom to approach grammatical contents in a more motivating way. The second part of this report describes the supervised teaching practice carried out under the first and second cycles of Basic Education. This second part consists of the characterization of the environment and institutions and the description of my responsibilities during the internship.2019-06-19T11:27:50Z2019-05-02T00:00:00Z2019-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9351porRibeiro, Ana Raquel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T05:00:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T05:00:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Ribeiro, Ana Raquel Pereira
Ensino da gramática
aluno
professor
atividades didáticas
Prática de Ensino Supervisionada
title_short O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Ribeiro, Ana Raquel Pereira
author_facet Ribeiro, Ana Raquel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Raquel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da gramática
aluno
professor
atividades didáticas
Prática de Ensino Supervisionada
topic Ensino da gramática
aluno
professor
atividades didáticas
Prática de Ensino Supervisionada
description A realização do presente trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Do mesmo modo, tendo em conta a importância que o ensino da gramática assume nas aulas de Português, com este relatório visa-se também refletir sobre esta temática. Assim, a primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português. Desta forma, nesta parte reflete-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos Programas de Português no Ensino Básico, apresentando-se, para finalizar, algumas sugestões de propostas didáticas que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais de uma forma mais motivadora. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta segunda parte é constituída pela caracterização do meio e das instituições e pela descrição das minhas responsabilizações durante o estágio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19T11:27:50Z
2019-05-02T00:00:00Z
2019-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9351
url http://hdl.handle.net/10348/9351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543189458845696