O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9351 |
Resumo: | A realização do presente trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Do mesmo modo, tendo em conta a importância que o ensino da gramática assume nas aulas de Português, com este relatório visa-se também refletir sobre esta temática. Assim, a primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português. Desta forma, nesta parte reflete-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos Programas de Português no Ensino Básico, apresentando-se, para finalizar, algumas sugestões de propostas didáticas que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais de uma forma mais motivadora. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta segunda parte é constituída pela caracterização do meio e das instituições e pela descrição das minhas responsabilizações durante o estágio. |
id |
RCAP_7e983cfe098ed052d725a6022dbe0eb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9351 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEnsino da gramáticaalunoprofessoratividades didáticasPrática de Ensino SupervisionadaA realização do presente trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Do mesmo modo, tendo em conta a importância que o ensino da gramática assume nas aulas de Português, com este relatório visa-se também refletir sobre esta temática. Assim, a primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português. Desta forma, nesta parte reflete-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos Programas de Português no Ensino Básico, apresentando-se, para finalizar, algumas sugestões de propostas didáticas que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais de uma forma mais motivadora. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta segunda parte é constituída pela caracterização do meio e das instituições e pela descrição das minhas responsabilizações durante o estágio.The main objective of the present work is to describe and reflect on the Supervised Teaching Practice carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. In the same way, given the importance of grammar teaching in Portuguese classes, this report also aims to reflect on this theme. Thus, the first part of the report is constituted by the theoretical framework subordinated to the thematic of the approach of grammatical contents in the Portuguese class. This way, in this part it is reflected on the definition of grammar, the types of existing grammar, the role of the teacher with regard to the approach of grammatical contents, the grammar in the Portuguese Programs in Basic Education, presenting, to finalize , some suggestions of didactic proposals that can be made in the classroom to approach grammatical contents in a more motivating way. The second part of this report describes the supervised teaching practice carried out under the first and second cycles of Basic Education. This second part consists of the characterization of the environment and institutions and the description of my responsibilities during the internship.2019-06-19T11:27:50Z2019-05-02T00:00:00Z2019-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9351porRibeiro, Ana Raquel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T05:00:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T05:00:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Ribeiro, Ana Raquel Pereira Ensino da gramática aluno professor atividades didáticas Prática de Ensino Supervisionada |
title_short |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
author |
Ribeiro, Ana Raquel Pereira |
author_facet |
Ribeiro, Ana Raquel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Raquel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da gramática aluno professor atividades didáticas Prática de Ensino Supervisionada |
topic |
Ensino da gramática aluno professor atividades didáticas Prática de Ensino Supervisionada |
description |
A realização do presente trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Do mesmo modo, tendo em conta a importância que o ensino da gramática assume nas aulas de Português, com este relatório visa-se também refletir sobre esta temática. Assim, a primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português. Desta forma, nesta parte reflete-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos Programas de Português no Ensino Básico, apresentando-se, para finalizar, algumas sugestões de propostas didáticas que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais de uma forma mais motivadora. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta segunda parte é constituída pela caracterização do meio e das instituições e pela descrição das minhas responsabilizações durante o estágio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-19T11:27:50Z 2019-05-02T00:00:00Z 2019-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9351 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543189458845696 |