Propostas didáticas para a abordagem de conteúdos gramaticais no 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Branco Guedes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8495
Resumo: A realização do presente trabalho teve como objetivo principal conhecer novas estratégias de ensino da gramática, que se opõem às metodologias de ensino tradicionais. A abordagem de conteúdos gramaticais através do lúdico poderá ser uma das estratégias que ajudam a motivar os alunos a aprenderem conteúdos gramaticais. O presente relatório tem também como objetivo compreender e mostrar o papel do professor no ensino da gramática, que é fundamental nas aulas de Português, sendo essencial referir também a gramática nos Programas de Português no 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico. Além da abordagem de conteúdos gramaticais através do lúdico, este trabalho tem como objetivo mostrar outras técnicas de ensino como opção à metodologia tradicional. Na primeira parte do presente trabalho, apresenta-se um enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português, refletindo-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos atuais Programas de Português no Ensino Básico (1.º e 2.º ciclos), o lúdico associado à gramática e para finalizar algumas sugestões de atividades que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada que se realizou no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Nesta segunda secção do presente relatório, encontram-se as descrições de ambas as turmas de 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico, a caraterização do agrupamento em que as respetivas instituições educativas se encontram inseridas, bem como as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino dos conteúdos gramaticais.
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