Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marta Patrícia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159
Resumo: A Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, como etapas primordiais do desenvolvimento da criança, devem ser assumidas como um caminho a percorrer em conjunto e plena sintonia. Neste sentido, torna-se impreterível que o Educador de Infância e o Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico intervenham junto das crianças e alunos, com vista a uma articulação entre as duas etapas. O presente trabalho pretende evidenciar as particularidades da prática pedagógica de um percurso experienciado num contexto de estágio em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização deste relatório, procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentaram as estratégias adotadas, à caracterização dos contextos em que se inseriram os estágios, bem como à seleção criteriosa dos instrumentos de observação e de análise. Será importante mencionar o destaque atribuído a conceitos e temas como a importância de promover uma pedagogia diferenciada e ativa, a promoção da cooperação, a necessidade da interdisciplinaridade nas atividades, a importância do envolvimento parental nas aprendizagens das crianças, bem como a relevância atribuída à reflexão e à investigação por parte do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_7e983ef05609596f7ff85ed85f2746e3
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolar1º ciclo do ensino básicoA Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, como etapas primordiais do desenvolvimento da criança, devem ser assumidas como um caminho a percorrer em conjunto e plena sintonia. Neste sentido, torna-se impreterível que o Educador de Infância e o Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico intervenham junto das crianças e alunos, com vista a uma articulação entre as duas etapas. O presente trabalho pretende evidenciar as particularidades da prática pedagógica de um percurso experienciado num contexto de estágio em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização deste relatório, procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentaram as estratégias adotadas, à caracterização dos contextos em que se inseriram os estágios, bem como à seleção criteriosa dos instrumentos de observação e de análise. Será importante mencionar o destaque atribuído a conceitos e temas como a importância de promover uma pedagogia diferenciada e ativa, a promoção da cooperação, a necessidade da interdisciplinaridade nas atividades, a importância do envolvimento parental nas aprendizagens das crianças, bem como a relevância atribuída à reflexão e à investigação por parte do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Pre-school and the first cycle of basic education as the primary stages of child development should be undertaken together and in complete harmony. Therefore, it becomes imperative that the kindergarten teacher and the teacher of the first cycle of basic education should intervene with children and students, with the aim of linking the two steps. This paper aims to highlight the specificities of the pedagogical practice experienced in the context of pre-scholar and first cycle of basic education. To the realization of this report, we proceeded to the consultation of theoretical premises that underpinned the strategies adopted, the characterization of the contexts in which the stages were inserted and the careful selection of instruments of observation and analysis. Taking into account that the articulation between the two valences in focus, a stance is taken towards the skills of a generalist teaching. It is important to mention the focus on concepts and themes like the importance of promoting a differentiated and active pedagogy, promoting cooperation, the need for interdisciplinary activities, the importance of parental involvement in children's learning, as well as the importance given to reflection and research by the kindergarten educator and the teacher of the first cycle of basic education.2012-03-26T11:04:04Z2013-05-20T14:06:13Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1159porCastro, Marta Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.463918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Castro, Marta Patrícia
Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
title_short Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_sort Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
author Castro, Marta Patrícia
author_facet Castro, Marta Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Marta Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
topic Educação pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
description A Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, como etapas primordiais do desenvolvimento da criança, devem ser assumidas como um caminho a percorrer em conjunto e plena sintonia. Neste sentido, torna-se impreterível que o Educador de Infância e o Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico intervenham junto das crianças e alunos, com vista a uma articulação entre as duas etapas. O presente trabalho pretende evidenciar as particularidades da prática pedagógica de um percurso experienciado num contexto de estágio em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a concretização deste relatório, procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentaram as estratégias adotadas, à caracterização dos contextos em que se inseriram os estágios, bem como à seleção criteriosa dos instrumentos de observação e de análise. Será importante mencionar o destaque atribuído a conceitos e temas como a importância de promover uma pedagogia diferenciada e ativa, a promoção da cooperação, a necessidade da interdisciplinaridade nas atividades, a importância do envolvimento parental nas aprendizagens das crianças, bem como a relevância atribuída à reflexão e à investigação por parte do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-26T11:04:04Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620041555968