O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Geralda Maria de.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218
Resumo: Este trabalho objetiva relatar como o ensino da leitura e da escrita, e em particular, da ortografia e de suma importância para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir das observações feitas em sala de aula, visando identificar o grau de conhecimento sobre a ortografia, culminando na elaboração de atividades diversas para melhor o desenvolvimento desta temática. Para dar suporte teórico as questões aqui apresentadas, utilizou-se uma vasta bibliografia produzida por estudiosos que se destacam no assunto sobre a ortografia. As informações obtidas permitiram perceber como trabalhar as palavras com casos regulares e irregulares do âmbito escolar. E que a instituição escolar e responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita. Evidencia-se neste trabalho que o ensino no adequado da leitura e da escrita e fundamental para o exercício da cidadania.
id UFCG_4cff3377aef8665dc3f1f35d9df86b35
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13218
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.Spelling teaching: a practice that needs to be reframed.Ortografia - ensinoEnsino de ortografiaLeitura e escritaEducação infantil - ortografiaSpelling - teachingEarly childhood education - spellingEducação.Este trabalho objetiva relatar como o ensino da leitura e da escrita, e em particular, da ortografia e de suma importância para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir das observações feitas em sala de aula, visando identificar o grau de conhecimento sobre a ortografia, culminando na elaboração de atividades diversas para melhor o desenvolvimento desta temática. Para dar suporte teórico as questões aqui apresentadas, utilizou-se uma vasta bibliografia produzida por estudiosos que se destacam no assunto sobre a ortografia. As informações obtidas permitiram perceber como trabalhar as palavras com casos regulares e irregulares do âmbito escolar. E que a instituição escolar e responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita. Evidencia-se neste trabalho que o ensino no adequado da leitura e da escrita e fundamental para o exercício da cidadania.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SOUZA, Geralda Maria de.2007-05-102020-07-10T17:01:09Z2020-07-102020-07-10T17:01:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218SOUZA, Geralda Maria de. O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. 2007. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:26:43Zoai:localhost:riufcg/13218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:26:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
Spelling teaching: a practice that needs to be reframed.
title O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
spellingShingle O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
SOUZA, Geralda Maria de.
Ortografia - ensino
Ensino de ortografia
Leitura e escrita
Educação infantil - ortografia
Spelling - teaching
Early childhood education - spelling
Educação.
title_short O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
title_full O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
title_fullStr O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
title_full_unstemmed O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
title_sort O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
author SOUZA, Geralda Maria de.
author_facet SOUZA, Geralda Maria de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Geralda Maria de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia - ensino
Ensino de ortografia
Leitura e escrita
Educação infantil - ortografia
Spelling - teaching
Early childhood education - spelling
Educação.
topic Ortografia - ensino
Ensino de ortografia
Leitura e escrita
Educação infantil - ortografia
Spelling - teaching
Early childhood education - spelling
Educação.
description Este trabalho objetiva relatar como o ensino da leitura e da escrita, e em particular, da ortografia e de suma importância para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir das observações feitas em sala de aula, visando identificar o grau de conhecimento sobre a ortografia, culminando na elaboração de atividades diversas para melhor o desenvolvimento desta temática. Para dar suporte teórico as questões aqui apresentadas, utilizou-se uma vasta bibliografia produzida por estudiosos que se destacam no assunto sobre a ortografia. As informações obtidas permitiram perceber como trabalhar as palavras com casos regulares e irregulares do âmbito escolar. E que a instituição escolar e responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita. Evidencia-se neste trabalho que o ensino no adequado da leitura e da escrita e fundamental para o exercício da cidadania.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-10
2020-07-10T17:01:09Z
2020-07-10
2020-07-10T17:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218
SOUZA, Geralda Maria de. O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. 2007. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218
identifier_str_mv SOUZA, Geralda Maria de. O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. 2007. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446533664768