O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218 |
Resumo: | Este trabalho objetiva relatar como o ensino da leitura e da escrita, e em particular, da ortografia e de suma importância para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir das observações feitas em sala de aula, visando identificar o grau de conhecimento sobre a ortografia, culminando na elaboração de atividades diversas para melhor o desenvolvimento desta temática. Para dar suporte teórico as questões aqui apresentadas, utilizou-se uma vasta bibliografia produzida por estudiosos que se destacam no assunto sobre a ortografia. As informações obtidas permitiram perceber como trabalhar as palavras com casos regulares e irregulares do âmbito escolar. E que a instituição escolar e responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita. Evidencia-se neste trabalho que o ensino no adequado da leitura e da escrita e fundamental para o exercício da cidadania. |
id |
UFCG_4cff3377aef8665dc3f1f35d9df86b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13218 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada.Spelling teaching: a practice that needs to be reframed.Ortografia - ensinoEnsino de ortografiaLeitura e escritaEducação infantil - ortografiaSpelling - teachingEarly childhood education - spellingEducação.Este trabalho objetiva relatar como o ensino da leitura e da escrita, e em particular, da ortografia e de suma importância para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir das observações feitas em sala de aula, visando identificar o grau de conhecimento sobre a ortografia, culminando na elaboração de atividades diversas para melhor o desenvolvimento desta temática. Para dar suporte teórico as questões aqui apresentadas, utilizou-se uma vasta bibliografia produzida por estudiosos que se destacam no assunto sobre a ortografia. As informações obtidas permitiram perceber como trabalhar as palavras com casos regulares e irregulares do âmbito escolar. E que a instituição escolar e responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita. Evidencia-se neste trabalho que o ensino no adequado da leitura e da escrita e fundamental para o exercício da cidadania.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SOUZA, Geralda Maria de.2007-05-102020-07-10T17:01:09Z2020-07-102020-07-10T17:01:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218SOUZA, Geralda Maria de. O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. 2007. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:26:43Zoai:localhost:riufcg/13218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:26:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. Spelling teaching: a practice that needs to be reframed. |
title |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. |
spellingShingle |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. SOUZA, Geralda Maria de. Ortografia - ensino Ensino de ortografia Leitura e escrita Educação infantil - ortografia Spelling - teaching Early childhood education - spelling Educação. |
title_short |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. |
title_full |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. |
title_fullStr |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. |
title_full_unstemmed |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. |
title_sort |
O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. |
author |
SOUZA, Geralda Maria de. |
author_facet |
SOUZA, Geralda Maria de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Geralda Maria de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ortografia - ensino Ensino de ortografia Leitura e escrita Educação infantil - ortografia Spelling - teaching Early childhood education - spelling Educação. |
topic |
Ortografia - ensino Ensino de ortografia Leitura e escrita Educação infantil - ortografia Spelling - teaching Early childhood education - spelling Educação. |
description |
Este trabalho objetiva relatar como o ensino da leitura e da escrita, e em particular, da ortografia e de suma importância para o desenvolvimento do educando nas séries iniciais. Nesse sentido, o trabalho foi realizado a partir das observações feitas em sala de aula, visando identificar o grau de conhecimento sobre a ortografia, culminando na elaboração de atividades diversas para melhor o desenvolvimento desta temática. Para dar suporte teórico as questões aqui apresentadas, utilizou-se uma vasta bibliografia produzida por estudiosos que se destacam no assunto sobre a ortografia. As informações obtidas permitiram perceber como trabalhar as palavras com casos regulares e irregulares do âmbito escolar. E que a instituição escolar e responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita. Evidencia-se neste trabalho que o ensino no adequado da leitura e da escrita e fundamental para o exercício da cidadania. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-10 2020-07-10T17:01:09Z 2020-07-10 2020-07-10T17:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218 SOUZA, Geralda Maria de. O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. 2007. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13218 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Geralda Maria de. O ensino de ortografia: uma prática que precisa ser ressignificada. 2007. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446533664768 |