Boas práticas de comunicação de crise : estudo de caso EDP Continente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Susana do Rosário
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15402
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a imagem e reputação de uma organização é sustentada num momento de crise. A campanha EDP Continente™, solução de poupança, criada com o objetivo de ajudar a gerir dois aspetos essenciais do orçamento familiar: a eletricidade e as compras de supermercado, gerou algumas controvérsias por ter sido acusada de “falta de transparência” ao não divulgar aspetos importantes na sua adesão, e por essa razão consideramos ser um estudo de caso interessante para analisarmos o seu impacto na estrutura organizacional de ambas as empresas. Com base neste estudo vamos procurar investigar os aspetos positivos e/ou negativos deste evento na gestão de crise. Abordamos este tema a partir de uma metodologia interpretativista com recurso a duas entrevistas semiestruturadas à EDP e à DECO, com o intuito de perceber as perspetivas de cada uma delas. Partindo do princípio que a realidade é complexa e subjetiva, vamos procurar explicar este fenómeno social analisando-o e interpretando-o à luz das ciências sociais, ou seja, revemos algumas teorias da comunicação e organização, analisámos os trabalhos de investigação da cibernética e da Escola de Palo Alto, e por fim, estudámos o impacto das teorias de liderança para a manutenção de uma relação próxima dentro e fora da organização. Com base na pergunta de partida “de que forma as empresas sustentam a sua imagem e reputação num momento de crise?” vamos apontar algumas sugestões e propor alguns entendimentos, procurando justificá-los, com base nas teorias e nos argumentos apresentados durante as entrevistas. Esta investigação visa aprofundar o conhecimento em torno da comunicação de crise, através do estudo de meios e técnicas para alcançar uma boa gestão e, ao mesmo tempo, contribuir para o enriquecimento de toda a comunidade científica.
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