Comunicação de crise : gestão de reputação em casos de assédio sexual no trabalho : o caso de Harvey Weinstein
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37238 |
Resumo: | Esta dissertação constitui um trabalho com o objetivo de auscultar as estratégias empregues por uma organização, na tentativa de restaurar a sua reputação, após um escândalo de assédio sexual. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do método de estudo de caso, de modo a analisar o caso de Harvey Weinstein e a queda da sua produtora, a The Weinstein Company. Esta eleição deriva do colossal impacto sociocultural que este caso desencadeou um pouco por todo o mundo, após o jornal The New York Times, a outubro de 2017, ter escrito uma peça que relatava anos de abusos perpetuados pelo co-presidente da companhia, Harvey Weinstein. Com base na pergunta de partida: “De que forma pode uma organização reparar a sua reputação perante um escândalo de assédio sexual?” desenvolvi um estudo de caso para o qual foi utilizada a técnica de análise de dados do clipping para analisar as respostas da organização ao escândalo, usando por base as teorias socioculturais da reparação da imagem e da reparação da reputação. Como resultado desta investigação, e de forma a acrescentar valor à minha dissertação, foi redigido um guia de boas práticas, constituído por linhas orientadoras para processos de gestão de reputação em organizações que sofram crises de comunicação derivadas de assédio sexual. Esta dissertação contribui para a literatura académica proporcionando uma visão inovadora e atual sobre a comunicação de crise e problemas de assédio sexual, facultando respostas que podem, em termos práticos, servir de guias para o processo de gestão e reparação da reputação em organizações que estão a sofrer de crises de cariz sexual. |
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Comunicação de crise : gestão de reputação em casos de assédio sexual no trabalho : o caso de Harvey WeinsteinComunicação de criseReputaçãoImagemAssédio sexualCrisis communicationReputationImageSexual harassmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação constitui um trabalho com o objetivo de auscultar as estratégias empregues por uma organização, na tentativa de restaurar a sua reputação, após um escândalo de assédio sexual. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, através do método de estudo de caso, de modo a analisar o caso de Harvey Weinstein e a queda da sua produtora, a The Weinstein Company. Esta eleição deriva do colossal impacto sociocultural que este caso desencadeou um pouco por todo o mundo, após o jornal The New York Times, a outubro de 2017, ter escrito uma peça que relatava anos de abusos perpetuados pelo co-presidente da companhia, Harvey Weinstein. Com base na pergunta de partida: “De que forma pode uma organização reparar a sua reputação perante um escândalo de assédio sexual?” desenvolvi um estudo de caso para o qual foi utilizada a técnica de análise de dados do clipping para analisar as respostas da organização ao escândalo, usando por base as teorias socioculturais da reparação da imagem e da reparação da reputação. Como resultado desta investigação, e de forma a acrescentar valor à minha dissertação, foi redigido um guia de boas práticas, constituído por linhas orientadoras para processos de gestão de reputação em organizações que sofram crises de comunicação derivadas de assédio sexual. Esta dissertação contribui para a literatura académica proporcionando uma visão inovadora e atual sobre a comunicação de crise e problemas de assédio sexual, facultando respostas que podem, em termos práticos, servir de guias para o processo de gestão e reparação da reputação em organizações que estão a sofrer de crises de cariz sexual.This dissertation constitutes a work with the objective of auscultating the strategies employed by an organization, in an attempt to restore their reputation, after a sexual harassment scandal. The qualitative research methodology was used, through the case study method, analyzing the case of Harvey Weinstein and the fall of his producer, The Weinstein Company. This election stems from the colossal socio-cultural impact that this case has unleashed around the world, after The New York Times published on October 2017 a piece that reported years of abuse perpetuated by the co-president of the company, Harvey Weinstein. Based on the starting question: "How can an organization repair its reputation in the face of a sexual harassment scandal?" I developed a case study for which the clipping data analysis technique was used to analyze the organization's responses to the scandal, based on the sociocultural theories of image repair and reputation repair. As a result of this investigation, and in order to add value to my dissertation, a guide of good practices was drawn up, consisting of guidelines for reputation management processes in organizations that suffer communication crises resulting from sexual harassment. This dissertation contributes to the academic literature by providing an innovative and current view on crisis communication and sexual harassment problems, offering answers that can, in practical terms, serve as guides for the managing and repairing of reputations in organizations that are suffering from sexual crises.Romba, Maria Inês das Neves Moreira de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Inês Filipa da Cruz2022-04-04T09:03:06Z2021-03-192020-112021-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37238TID:202730921porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:17.065859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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