A aprendizagem da covariação estatística com recurso ao tinkerplots : um estudo com alunos do 10º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22864 |
Resumo: | Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
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A aprendizagem da covariação estatística com recurso ao tinkerplots : um estudo com alunos do 10º anoRaciocínio estatísticoEnsino básicoMatemática - Estudo e ensinoTrabalhos de projeto de mestrado - 2015Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Este trabalho de projeto incide sobre a Unidade de Ensino - Distribuições Bidimensionais, no âmbito da qual realizei um estudo visando compreender as aprendizagens e dificuldades dos alunos de uma turma profissional do 10.º ano, dos cursos profissionais de Técnico de Auxiliar de Saúde e de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, no que respeita à covariação estatística, analisando o seu raciocínio estatístico covariacional quando utilizam o software TinkerPlots na resolução de tarefas envolvendo este conceito. O estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, teve por base dados recolhidos através de observação participante, com registo áudio e vídeo das aulas e recolha documental (notas de campo, resoluções escritas dos alunos das tarefas propostas e gravações do trabalho realizado no TinkerPlots). Os resultados do estudo evidenciam que, de modo geral, os alunos usam diferentes representações gráficas, construídas no TinkerPlots para explorarem a existência de relações entre variáveis e suportar as suas conjeturas e revelam uma evolução significativa na utilização do diagrama de dispersão, reconhecendo a sua adequabilidade para estabelecer o grau dessa associação. O trabalho desenvolvido nas tarefas, com o software, permitiu que os alunos evoluíssem na sua conceção local dos dados, passando a focar-se em tendências globais para avaliar e suportar as suas inferências. A utilização de contextos reais ou familiares aos alunos, nas tarefas, mostrou-se favorável para fazer emergir interesse e motivação por parte dos alunos e a procura de relações nos dados, proporcionando a sua significação e a busca de possíveis causas de variação nos padrões identificados. Algumas dificuldades ainda persistem no final, no que respeita à justificação da associação entre variáveis recorrendo a dados isolados e não admitindo exceções, revelando uma conceção determinista. Além disso, fazem inferências causais baseadas nos dados, interpretando-os com base no seu conhecimento do contexto.This project work focuses the content “Bidimensional Distributions”, according to which I developed a study to understand the learning process and the difficulties, concerning the statistical covariation, of the students of a class of the year 10, of the professional courses of health technician and sports management technician, by analyzing their covariational statistical reasoning, when they use the software TinkerPlots to carry out tasks involving this concept. This study, with an interpretative and qualitative nature, was based on data collected through a participating observation, the recording of the lessons and the gathering of documents (notes, the written answers of the students to the proposed tasks and the recordings of the work elaborated with the TinkerPlots). The results of this study show that the students generally use different graph representations, build with the TinkerPlots, to explore the existence of relationships among variables and to support their conjectures, and they also show a significative evolution when using the dispersion diagram, recognizing its suitability to establish the degree of that association the work developed by the students, with the software TinkerPlots, enabled them to evolve their local conception of the data, making them focus on global tendencies to evaluate and support their conclusions. The use of real or familiar contexts by the students when carrying out the tasks, helped to stimulate the students’ interest and motivation and the search for relationships among the data, allowing, therefore, their meaning and the discovery of possible causes for the variation in the identified patterns. Some difficulties still persist at the end, concerning the justification of the association among variables by resorting to single data and by not admitting exceptions, which reveals a deterministic conception. Besides that, the students come to causal conclusions based on the data and interpret them taking into account their knowledge of the context.Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha, 1968-Repositório da Universidade de LisboaAntunes, Patrícia Alexandra Robalo, 1983-2016-03-07T18:39:05Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22864TID:201355051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:23.824358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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