Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relvas, Ricardo Filipe Cesário
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1241
Resumo: Na época em que vivemos, assistimos a uma mudança constante nas nossas vidas, devido ao desenvolvimento que as novas tecnologias nos têm apresentado. É um facto que, actualmente ninguém consegue viver sem as novas tecnologias, começando pelo telemóvel, passando pela televisão, pela máquina digital, entre outras e, terminando com o computador, tudo isto são “instrumentos” que fazem parte da nossa vivência quotidiana. Ora, perante este fenómeno, justifica-se o propósito deste estudo, que visa aproximar os meios audiovisuais do processo ensino-aprendizagem. Por outras palavras, devido ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, torna-se necessário reestruturar os métodos de ensino e, sobretudo, a posição docente-aluno. Neste trabalho defendese a introdução dos conteúdos audiovisuais na nova designação de ensinoaprendizagem. Com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação é necessário e imprescindível estruturar o ensino da forma mais adequada, seja no campo da educação médica seja noutra área qualquer. Na investigação proposta vamos cingir-nos ao método de ensino utilizado na licenciatura em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e essencialmente às competências práticas que os alunos têm de adquirir ao longo do curso, mediante o recurso a audiovisuais.
id RCAP_7ee69f1624a6e108e2c56f35a8fdcb96
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicinaNovas tecnologias - Ensino-aprendizagemMeios audiovisuais - Ensino-aprendizagemE-LearningMeios audiovisuais - Ensino-aprendizagemInformática - Ensino-aprendizagemMeios audiovisuais - Ensino-aprendizagem - Medicina - Estudo de casoNa época em que vivemos, assistimos a uma mudança constante nas nossas vidas, devido ao desenvolvimento que as novas tecnologias nos têm apresentado. É um facto que, actualmente ninguém consegue viver sem as novas tecnologias, começando pelo telemóvel, passando pela televisão, pela máquina digital, entre outras e, terminando com o computador, tudo isto são “instrumentos” que fazem parte da nossa vivência quotidiana. Ora, perante este fenómeno, justifica-se o propósito deste estudo, que visa aproximar os meios audiovisuais do processo ensino-aprendizagem. Por outras palavras, devido ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, torna-se necessário reestruturar os métodos de ensino e, sobretudo, a posição docente-aluno. Neste trabalho defendese a introdução dos conteúdos audiovisuais na nova designação de ensinoaprendizagem. Com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação é necessário e imprescindível estruturar o ensino da forma mais adequada, seja no campo da educação médica seja noutra área qualquer. Na investigação proposta vamos cingir-nos ao método de ensino utilizado na licenciatura em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e essencialmente às competências práticas que os alunos têm de adquirir ao longo do curso, mediante o recurso a audiovisuais.Nowadays our lives are highly influenced by the development of new technologies. Cell phones, TV's and digital cameras, among others, are currently regarded as common and indispensable tools. The aim of our work is to bridge the gap between this phenomena and teaching methods, that is: given the reach of such great technological improvements over the past years, we believe that it is necessary to restructure teaching methods and, above all, the teacher-student relationship. Therefore, either in medical education or in any other field, we strongly believe in providing audiovisual contents in the context of Bologna Process's new learning-teaching definition. This work focuses the teaching methods currently implemented in Faculty of Health Sciences MD degree, at University of Beira Interior, essentially regarding attitudes, skills and clinical competences students acquire through audiovisual contents.Universidade da Beira InteriorLopes, Frederico Nuno VicenteuBibliorumRelvas, Ricardo Filipe Cesário2013-07-09T14:06:15Z2009-072009-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:07.641568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
title Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
spellingShingle Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
Relvas, Ricardo Filipe Cesário
Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem
E-Learning
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem
Informática - Ensino-aprendizagem
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem - Medicina - Estudo de caso
title_short Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
title_full Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
title_fullStr Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
title_full_unstemmed Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
title_sort Produção, integração e aplicação de conteúdos audiovisuais no ensino da medicina
author Relvas, Ricardo Filipe Cesário
author_facet Relvas, Ricardo Filipe Cesário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Frederico Nuno Vicente
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Relvas, Ricardo Filipe Cesário
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem
E-Learning
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem
Informática - Ensino-aprendizagem
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem - Medicina - Estudo de caso
topic Novas tecnologias - Ensino-aprendizagem
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem
E-Learning
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem
Informática - Ensino-aprendizagem
Meios audiovisuais - Ensino-aprendizagem - Medicina - Estudo de caso
description Na época em que vivemos, assistimos a uma mudança constante nas nossas vidas, devido ao desenvolvimento que as novas tecnologias nos têm apresentado. É um facto que, actualmente ninguém consegue viver sem as novas tecnologias, começando pelo telemóvel, passando pela televisão, pela máquina digital, entre outras e, terminando com o computador, tudo isto são “instrumentos” que fazem parte da nossa vivência quotidiana. Ora, perante este fenómeno, justifica-se o propósito deste estudo, que visa aproximar os meios audiovisuais do processo ensino-aprendizagem. Por outras palavras, devido ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, torna-se necessário reestruturar os métodos de ensino e, sobretudo, a posição docente-aluno. Neste trabalho defendese a introdução dos conteúdos audiovisuais na nova designação de ensinoaprendizagem. Com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação é necessário e imprescindível estruturar o ensino da forma mais adequada, seja no campo da educação médica seja noutra área qualquer. Na investigação proposta vamos cingir-nos ao método de ensino utilizado na licenciatura em Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e essencialmente às competências práticas que os alunos têm de adquirir ao longo do curso, mediante o recurso a audiovisuais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07
2009-07-01T00:00:00Z
2013-07-09T14:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1241
url http://hdl.handle.net/10400.6/1241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136331226415104