A língua portuguesa e os meios audiovisuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joaquim de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21106
Resumo: atores educativos, os meios audiovisuais contribuem efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz da língua portuguesa e, em consequência, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Comprerende três capítulos: no primeiro, faculta-se uma panorâmica crítica da diversidade de meios audiovisuais e discute-se a sua aplicação didática; no segundo, é problematizada a relação de complementaridade entre os recursos tecnológicos e o processo de ensino-aprendizagem; o terceiro ocupa-se da interpretação dos dados colhidos a partir de um questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 2º Ciclo e a alunos dos 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos. Os professores salientaram que os recursos audiovisuais permitem que as aulas se tornem mais dinâmicas e produtivas. Os alunos, por seu turno, referiram que os recursos audiovisuais contribuem para aumentar a sua concentração, facilitando a aquisição de conhecimentos.
id RCAP_d76b764843ab4c800e83f89ff656ee4c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A língua portuguesa e os meios audiovisuaisLíngua portuguesaLínguas, literaturas e culturasMeios audiovisuaisAprendizagem da linguagematores educativos, os meios audiovisuais contribuem efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz da língua portuguesa e, em consequência, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Comprerende três capítulos: no primeiro, faculta-se uma panorâmica crítica da diversidade de meios audiovisuais e discute-se a sua aplicação didática; no segundo, é problematizada a relação de complementaridade entre os recursos tecnológicos e o processo de ensino-aprendizagem; o terceiro ocupa-se da interpretação dos dados colhidos a partir de um questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 2º Ciclo e a alunos dos 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos. Os professores salientaram que os recursos audiovisuais permitem que as aulas se tornem mais dinâmicas e produtivas. Os alunos, por seu turno, referiram que os recursos audiovisuais contribuem para aumentar a sua concentração, facilitando a aquisição de conhecimentos.This dissertation seeks to examine whether, according to the perception of teachers and students, audiovisual media effectively contribute to increase efficiency in the process of teaching and learning of the Portuguese language and find out if it actually promotes academic success. It comprises three chapters: the first provides a critical survey of the diversity of audiovisual media and a discussion of their didactic application; the second focuses on the complementary relationship between technological resources and the teachinglearning process; the third pertains to the interpretation of data collected from a questionnaire that has been applied to 2nd cycle teachers of Portuguese Language and 5th, 6th, 7th, 8th and 9th year students. While teachers empahsised that audiovisual aids allowed them to plan more dynamic and productive classes, students mentioned that audiovisual media increased their level of concentration and therefore facilitated knowledge acquisition.Universidade de Aveiro2016-12-312016-12-31T00:00:00Z2018-12-21T14:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21106TID:201580594porPereira, Joaquim de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:41:39Zoai:ria.ua.pt:10773/21106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:42.546598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A língua portuguesa e os meios audiovisuais
title A língua portuguesa e os meios audiovisuais
spellingShingle A língua portuguesa e os meios audiovisuais
Pereira, Joaquim de Oliveira
Língua portuguesa
Línguas, literaturas e culturas
Meios audiovisuais
Aprendizagem da linguagem
title_short A língua portuguesa e os meios audiovisuais
title_full A língua portuguesa e os meios audiovisuais
title_fullStr A língua portuguesa e os meios audiovisuais
title_full_unstemmed A língua portuguesa e os meios audiovisuais
title_sort A língua portuguesa e os meios audiovisuais
author Pereira, Joaquim de Oliveira
author_facet Pereira, Joaquim de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joaquim de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Línguas, literaturas e culturas
Meios audiovisuais
Aprendizagem da linguagem
topic Língua portuguesa
Línguas, literaturas e culturas
Meios audiovisuais
Aprendizagem da linguagem
description atores educativos, os meios audiovisuais contribuem efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz da língua portuguesa e, em consequência, para a promoção do sucesso escolar dos alunos. Comprerende três capítulos: no primeiro, faculta-se uma panorâmica crítica da diversidade de meios audiovisuais e discute-se a sua aplicação didática; no segundo, é problematizada a relação de complementaridade entre os recursos tecnológicos e o processo de ensino-aprendizagem; o terceiro ocupa-se da interpretação dos dados colhidos a partir de um questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 2º Ciclo e a alunos dos 5º, 6º, 7º 8º e 9º anos. Os professores salientaram que os recursos audiovisuais permitem que as aulas se tornem mais dinâmicas e produtivas. Os alunos, por seu turno, referiram que os recursos audiovisuais contribuem para aumentar a sua concentração, facilitando a aquisição de conhecimentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
2016-12-31T00:00:00Z
2018-12-21T14:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21106
TID:201580594
url http://hdl.handle.net/10773/21106
identifier_str_mv TID:201580594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137610670538752