Ludicidade na comunicação da ciência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4881 |
Resumo: | A dissertação apresenta um estudo de caso, exploratório, qualitativo e compreensivo realizado num contexto situacional de aprendizagens extracurriculares mediatizadas por um artefacto fílmico de 3 dimensões. Demonstra como um médium de comunicação 3 dimensões promove o desenvolvimento da aprendizagem do conceito científico eclipse de um grupo de 39 sujeitos-alvo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Previamente identificados os pré-requisitos e as concepções que os sujeitosalvo possuíam acerca do conceito científico eclipse procedeu-se à intervenção mediatizada da comunicação dos conceitos científicos, tendo-se posteriormente avaliado, através da aplicação do instrumento-inquérito, que aprendizagens e que mudanças ocorreram nos modos de pensar dos sujeitosalvo da estratégia de comunicação e de experiência. Os resultados obtidos nos dois grupos diferenciam-se quanto: a) ao nível de conceptualização e b) da natureza da aprendizagem realizada e c) da estratégia da ludicidade do contexto situacional. Perante as diferenças encontradas nos resultados salienta-se a importância que o médium 3 dimensões pode representar junto dos sujeitos-alvo do estudo como promotor das aprendizagens científicas, mediatizadas em formato fílmico 3D, bem como a sua possível aplicação a outros contextos situacionais e sujeitos-alvo com diferenciada capacidade de abstracção e generalização. |
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Ludicidade na comunicação da ciênciaEnsino das ciênciasComunicaçãoMeios audiovisuaisLudicidadeEstratégias de aprendizagemA dissertação apresenta um estudo de caso, exploratório, qualitativo e compreensivo realizado num contexto situacional de aprendizagens extracurriculares mediatizadas por um artefacto fílmico de 3 dimensões. Demonstra como um médium de comunicação 3 dimensões promove o desenvolvimento da aprendizagem do conceito científico eclipse de um grupo de 39 sujeitos-alvo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Previamente identificados os pré-requisitos e as concepções que os sujeitosalvo possuíam acerca do conceito científico eclipse procedeu-se à intervenção mediatizada da comunicação dos conceitos científicos, tendo-se posteriormente avaliado, através da aplicação do instrumento-inquérito, que aprendizagens e que mudanças ocorreram nos modos de pensar dos sujeitosalvo da estratégia de comunicação e de experiência. Os resultados obtidos nos dois grupos diferenciam-se quanto: a) ao nível de conceptualização e b) da natureza da aprendizagem realizada e c) da estratégia da ludicidade do contexto situacional. Perante as diferenças encontradas nos resultados salienta-se a importância que o médium 3 dimensões pode representar junto dos sujeitos-alvo do estudo como promotor das aprendizagens científicas, mediatizadas em formato fílmico 3D, bem como a sua possível aplicação a outros contextos situacionais e sujeitos-alvo com diferenciada capacidade de abstracção e generalização.The dissertation reports an exploratory, qualifying, comprehensive case study developed in a media learning context by means of a three-dimension film. It makes evident how a three-dimension medium promotes the development of learning of the scientific concept of “eclipse” in an extra-curricula real life context with a group of 39 individuals, aged between 10-12. The prerequirements and the concepts about “eclipse” were diagnosed in the individuals target about the scientific concept of “eclipse” and after that it happened the media presentation of the scientific concepts having been done the evaluation by a quest and documental analysis, the learning and the changes that occurred in the way of thinking of the individuals target of the presentation strategy and experience. The results of both groups were different in relation to: a) level of conceptualization; b) nature of the achieved learning; c) lucidity of strategy of the situation context. Face to the differences met in the results, it’s important to value what the three-dimension medium represents to the target of the study as the promoter of scientific learning, in film support, as well as the possible use with other publics, with different degrees of abstraction and generalization.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:26:21Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4881porVagos, Filipe Manuel Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:06:01Zoai:ria.ua.pt:10773/4881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:43.727282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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