Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covas, Filomena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30184
Resumo: Enquadramento Conceptual: Considera-se o Envolvimento do Aluno na Escola um constructo quadri-dimensional, abrangendo as dimensões; cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. Objetivo: Analisar as qualidades psicométricas da adaptação para contexto de ensino superior, da escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D. Metodologia: Quantitativa. Amostra de 715 estudantes do Ensino Superior. Resultados: Estudo das propriedades psicométricas da escala EAE-E4D através da análise fatorial e da avaliação da consistência interna. Os resultados reproduzem valores semelhantes aos da escala original. Conclusões: O questionário EAE-E4D apresenta boas qualidades psicométricas e pode, também, ser usado com estudantes do Ensino Superior.
id RCAP_7ee908720445bbdc111ba1d7cde0164c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/30184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaDStudents' engagement in third level education: a study with the scale SES- 4DSEnvolvimento do aluno na escolaEnsino superiorEAE-E4DQualidades psicométricasEnquadramento Conceptual: Considera-se o Envolvimento do Aluno na Escola um constructo quadri-dimensional, abrangendo as dimensões; cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. Objetivo: Analisar as qualidades psicométricas da adaptação para contexto de ensino superior, da escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D. Metodologia: Quantitativa. Amostra de 715 estudantes do Ensino Superior. Resultados: Estudo das propriedades psicométricas da escala EAE-E4D através da análise fatorial e da avaliação da consistência interna. Os resultados reproduzem valores semelhantes aos da escala original. Conclusões: O questionário EAE-E4D apresenta boas qualidades psicométricas e pode, também, ser usado com estudantes do Ensino Superior.Conceptual Framework: Student Engagement in School is considered as a four-dimensional construct, comprising the cognitive, affective, behavioral, and agentic dimensions. Objective: To analyse the psychometric properties of the adaptation of the scale Students' Engagement in School: Four-Dimensional Scale - SES-4DS to a higher education context. Methodology: Quantitative research. Sample of 715 higher education students. Results: Evaluation of the psychometric qualities of the SES-4DS through factor analysis and assessment of the internal consistency. The results reveal similar values to the original scale's. Conclusion: The SES-4DS questionnaire shows good psychometric properties and may also be used with higher education students.Universidad de la CoruñaRepositório da Universidade de LisboaCovas, FilomenaVeiga, Feliciano Henriques2017-12-22T10:01:43Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30184porCovas, F., & Veiga, F. H. (2017). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(01), 121-126. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.24162386-7418 (online)https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2416info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:54.074133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
Students' engagement in third level education: a study with the scale SES- 4DS
title Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
spellingShingle Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
Covas, Filomena
Envolvimento do aluno na escola
Ensino superior
EAE-E4D
Qualidades psicométricas
title_short Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
title_full Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
title_fullStr Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
title_full_unstemmed Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
title_sort Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
author Covas, Filomena
author_facet Covas, Filomena
Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
author2 Veiga, Feliciano Henriques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Covas, Filomena
Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do aluno na escola
Ensino superior
EAE-E4D
Qualidades psicométricas
topic Envolvimento do aluno na escola
Ensino superior
EAE-E4D
Qualidades psicométricas
description Enquadramento Conceptual: Considera-se o Envolvimento do Aluno na Escola um constructo quadri-dimensional, abrangendo as dimensões; cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. Objetivo: Analisar as qualidades psicométricas da adaptação para contexto de ensino superior, da escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D. Metodologia: Quantitativa. Amostra de 715 estudantes do Ensino Superior. Resultados: Estudo das propriedades psicométricas da escala EAE-E4D através da análise fatorial e da avaliação da consistência interna. Os resultados reproduzem valores semelhantes aos da escala original. Conclusões: O questionário EAE-E4D apresenta boas qualidades psicométricas e pode, também, ser usado com estudantes do Ensino Superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22T10:01:43Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/30184
url http://hdl.handle.net/10451/30184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Covas, F., & Veiga, F. H. (2017). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(01), 121-126. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2416
2386-7418 (online)
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134382929215488