Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/30184 |
Resumo: | Enquadramento Conceptual: Considera-se o Envolvimento do Aluno na Escola um constructo quadri-dimensional, abrangendo as dimensões; cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. Objetivo: Analisar as qualidades psicométricas da adaptação para contexto de ensino superior, da escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D. Metodologia: Quantitativa. Amostra de 715 estudantes do Ensino Superior. Resultados: Estudo das propriedades psicométricas da escala EAE-E4D através da análise fatorial e da avaliação da consistência interna. Os resultados reproduzem valores semelhantes aos da escala original. Conclusões: O questionário EAE-E4D apresenta boas qualidades psicométricas e pode, também, ser usado com estudantes do Ensino Superior. |
id |
RCAP_7ee908720445bbdc111ba1d7cde0164c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/30184 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaDStudents' engagement in third level education: a study with the scale SES- 4DSEnvolvimento do aluno na escolaEnsino superiorEAE-E4DQualidades psicométricasEnquadramento Conceptual: Considera-se o Envolvimento do Aluno na Escola um constructo quadri-dimensional, abrangendo as dimensões; cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. Objetivo: Analisar as qualidades psicométricas da adaptação para contexto de ensino superior, da escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D. Metodologia: Quantitativa. Amostra de 715 estudantes do Ensino Superior. Resultados: Estudo das propriedades psicométricas da escala EAE-E4D através da análise fatorial e da avaliação da consistência interna. Os resultados reproduzem valores semelhantes aos da escala original. Conclusões: O questionário EAE-E4D apresenta boas qualidades psicométricas e pode, também, ser usado com estudantes do Ensino Superior.Conceptual Framework: Student Engagement in School is considered as a four-dimensional construct, comprising the cognitive, affective, behavioral, and agentic dimensions. Objective: To analyse the psychometric properties of the adaptation of the scale Students' Engagement in School: Four-Dimensional Scale - SES-4DS to a higher education context. Methodology: Quantitative research. Sample of 715 higher education students. Results: Evaluation of the psychometric qualities of the SES-4DS through factor analysis and assessment of the internal consistency. The results reveal similar values to the original scale's. Conclusion: The SES-4DS questionnaire shows good psychometric properties and may also be used with higher education students.Universidad de la CoruñaRepositório da Universidade de LisboaCovas, FilomenaVeiga, Feliciano Henriques2017-12-22T10:01:43Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30184porCovas, F., & Veiga, F. H. (2017). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(01), 121-126. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.24162386-7418 (online)https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2416info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:54.074133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD Students' engagement in third level education: a study with the scale SES- 4DS |
title |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD |
spellingShingle |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD Covas, Filomena Envolvimento do aluno na escola Ensino superior EAE-E4D Qualidades psicométricas |
title_short |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD |
title_full |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD |
title_fullStr |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD |
title_sort |
Envolvimento dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD |
author |
Covas, Filomena |
author_facet |
Covas, Filomena Veiga, Feliciano Henriques |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Feliciano Henriques |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Covas, Filomena Veiga, Feliciano Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento do aluno na escola Ensino superior EAE-E4D Qualidades psicométricas |
topic |
Envolvimento do aluno na escola Ensino superior EAE-E4D Qualidades psicométricas |
description |
Enquadramento Conceptual: Considera-se o Envolvimento do Aluno na Escola um constructo quadri-dimensional, abrangendo as dimensões; cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. Objetivo: Analisar as qualidades psicométricas da adaptação para contexto de ensino superior, da escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: uma Escala Quadri-Dimensional - EAE-E4D. Metodologia: Quantitativa. Amostra de 715 estudantes do Ensino Superior. Resultados: Estudo das propriedades psicométricas da escala EAE-E4D através da análise fatorial e da avaliação da consistência interna. Os resultados reproduzem valores semelhantes aos da escala original. Conclusões: O questionário EAE-E4D apresenta boas qualidades psicométricas e pode, também, ser usado com estudantes do Ensino Superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22T10:01:43Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/30184 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/30184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Covas, F., & Veiga, F. H. (2017). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Um estudo com a Escala EAE-EaD. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(01), 121-126. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2416 2386-7418 (online) https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de la Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de la Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134382929215488 |