Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Liliana Filipa da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21124
Resumo: O objetivo deste estudo foi perceber os efeitos de um programa de intervenção psicomotora, baseado no jogo de luta e perseguição, na Regulação Emocional e nas Competências Sociais de crianças institucionalizadas (9-13 anos). Foi realizado um estudo quasi-esperimental com um desenho de pré e pós teste, a um grupo de 9 crianças, que num primeiro período, manteve as suas atividades normais (controlo) e, num segundo, usufruiu da intervenção (experimental), bissemanalmente, totalizando 19 sessões. Aplicaram-se o Child Perceived Coping Questionnaire, o Inventário de Comportamento da Criança para Pais, a Escala de Humor e Queixas Somáticas e o Questionário de Consciência Emocional antes do período controlo, após controlo e pré-intervenção e pós-intervenção. Obtiveram-se melhorias nos sintomas de Depressão, Ansiedade, score Total das variáveis da dimensão comportamento e competências sociais e Não esconder emoções. Este estudo possibilita a integração deste recurso terapêutico no processo de intervenção, assim como abre espaço a novas investigações; Effects of a psychomotor intervention program in emotional regulation and in social skills of institutionalized children Abstract: The aim of this study was to understand the effects of a psychomotor intervention program, based on the fighting and persecution game, in Emotional Regulation and the Social Skills of institutionalized children (9-13 years). A quasi-experimental study was conducted with a pre and post-test design, on a group of 9 children, who in the first period, maintained their normal activities (control) and, in a second, took advantage of the intervention (experimental), bi-weekly, totaling 19 sessions. There were applied the Child Perceived Coping Questionnaire, the Children Inventory Behavior for Parents, the Mood and Somatic Complaints Scale and the Emotion Awareness Questionnaire before the control period, after control and pre-intervention and post-intervention. There were improvements in the symptoms of Depression, Anxiety, variables Total score of behavioral dimension and social skills, and No hiding emotions. This study provides an approach of this therapeutic resource on intervention process, and opens space for new investigations.
id RCAP_7ef54fd3c117a20c5ae1b71faf08146e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadasIntervenção psicomotoraJogos de luta e perseguiçãoRegulação emocionalCompetências SociaisCrianças institucionalizadasPsychomotor interventionFighting and persecution gamesEmotional regulationSocial skilsInstitutionalized childrenO objetivo deste estudo foi perceber os efeitos de um programa de intervenção psicomotora, baseado no jogo de luta e perseguição, na Regulação Emocional e nas Competências Sociais de crianças institucionalizadas (9-13 anos). Foi realizado um estudo quasi-esperimental com um desenho de pré e pós teste, a um grupo de 9 crianças, que num primeiro período, manteve as suas atividades normais (controlo) e, num segundo, usufruiu da intervenção (experimental), bissemanalmente, totalizando 19 sessões. Aplicaram-se o Child Perceived Coping Questionnaire, o Inventário de Comportamento da Criança para Pais, a Escala de Humor e Queixas Somáticas e o Questionário de Consciência Emocional antes do período controlo, após controlo e pré-intervenção e pós-intervenção. Obtiveram-se melhorias nos sintomas de Depressão, Ansiedade, score Total das variáveis da dimensão comportamento e competências sociais e Não esconder emoções. Este estudo possibilita a integração deste recurso terapêutico no processo de intervenção, assim como abre espaço a novas investigações; Effects of a psychomotor intervention program in emotional regulation and in social skills of institutionalized children Abstract: The aim of this study was to understand the effects of a psychomotor intervention program, based on the fighting and persecution game, in Emotional Regulation and the Social Skills of institutionalized children (9-13 years). A quasi-experimental study was conducted with a pre and post-test design, on a group of 9 children, who in the first period, maintained their normal activities (control) and, in a second, took advantage of the intervention (experimental), bi-weekly, totaling 19 sessions. There were applied the Child Perceived Coping Questionnaire, the Children Inventory Behavior for Parents, the Mood and Somatic Complaints Scale and the Emotion Awareness Questionnaire before the control period, after control and pre-intervention and post-intervention. There were improvements in the symptoms of Depression, Anxiety, variables Total score of behavioral dimension and social skills, and No hiding emotions. This study provides an approach of this therapeutic resource on intervention process, and opens space for new investigations.Universidade de Évora2017-06-23T18:18:37Z2017-06-232017-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21124http://hdl.handle.net/10174/21124TID:201705443porDepartamento de Desporto e Saúdeliliana_cunha2@hotmail.com251Cunha, Liliana Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:26.626704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
title Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
spellingShingle Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
Cunha, Liliana Filipa da Silva
Intervenção psicomotora
Jogos de luta e perseguição
Regulação emocional
Competências Sociais
Crianças institucionalizadas
Psychomotor intervention
Fighting and persecution games
Emotional regulation
Social skils
Institutionalized children
title_short Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
title_full Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
title_fullStr Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
title_full_unstemmed Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
title_sort Efeitos de uma intervenção psicomotora na regulação emocional e nas competências sociais de crianças institucionalizadas
author Cunha, Liliana Filipa da Silva
author_facet Cunha, Liliana Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Liliana Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção psicomotora
Jogos de luta e perseguição
Regulação emocional
Competências Sociais
Crianças institucionalizadas
Psychomotor intervention
Fighting and persecution games
Emotional regulation
Social skils
Institutionalized children
topic Intervenção psicomotora
Jogos de luta e perseguição
Regulação emocional
Competências Sociais
Crianças institucionalizadas
Psychomotor intervention
Fighting and persecution games
Emotional regulation
Social skils
Institutionalized children
description O objetivo deste estudo foi perceber os efeitos de um programa de intervenção psicomotora, baseado no jogo de luta e perseguição, na Regulação Emocional e nas Competências Sociais de crianças institucionalizadas (9-13 anos). Foi realizado um estudo quasi-esperimental com um desenho de pré e pós teste, a um grupo de 9 crianças, que num primeiro período, manteve as suas atividades normais (controlo) e, num segundo, usufruiu da intervenção (experimental), bissemanalmente, totalizando 19 sessões. Aplicaram-se o Child Perceived Coping Questionnaire, o Inventário de Comportamento da Criança para Pais, a Escala de Humor e Queixas Somáticas e o Questionário de Consciência Emocional antes do período controlo, após controlo e pré-intervenção e pós-intervenção. Obtiveram-se melhorias nos sintomas de Depressão, Ansiedade, score Total das variáveis da dimensão comportamento e competências sociais e Não esconder emoções. Este estudo possibilita a integração deste recurso terapêutico no processo de intervenção, assim como abre espaço a novas investigações; Effects of a psychomotor intervention program in emotional regulation and in social skills of institutionalized children Abstract: The aim of this study was to understand the effects of a psychomotor intervention program, based on the fighting and persecution game, in Emotional Regulation and the Social Skills of institutionalized children (9-13 years). A quasi-experimental study was conducted with a pre and post-test design, on a group of 9 children, who in the first period, maintained their normal activities (control) and, in a second, took advantage of the intervention (experimental), bi-weekly, totaling 19 sessions. There were applied the Child Perceived Coping Questionnaire, the Children Inventory Behavior for Parents, the Mood and Somatic Complaints Scale and the Emotion Awareness Questionnaire before the control period, after control and pre-intervention and post-intervention. There were improvements in the symptoms of Depression, Anxiety, variables Total score of behavioral dimension and social skills, and No hiding emotions. This study provides an approach of this therapeutic resource on intervention process, and opens space for new investigations.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-23T18:18:37Z
2017-06-23
2017-04-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21124
http://hdl.handle.net/10174/21124
TID:201705443
url http://hdl.handle.net/10174/21124
identifier_str_mv TID:201705443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
liliana_cunha2@hotmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136606453497856