Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão, Isabel Maria Dias dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11817
Resumo: Este relatório descreve, analisa e reflete a Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu entre setembro de 2010 e junho de 2011, na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora. Encontra-se dividido em seis secções: 1. - Preparação científica, pedagógica e didática; 2. - Planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; 3. - análise da prática de ensino; 4. - Participação na escola; 5. - Desenvolvimento profissional; e 6. - Reflexão sobre a PES. No relatório dou conta do percurso formativo que realizei na ESAG, as opções que tomei e os fundamentos em que me apoiei. Destaco a aquisição de competências ao longo de toda a PES, particularmente as que decorreram da experiência da condução de aulas, das metodologias de ensino e estratégias de avaliação de do relacionamento com os alunos, professores e trabalhadores não docentes. Procurei em todos os momentos assumir uma postura reflexiva, essencial para um desenvolvimento profissional de qualidade, que fosse garante de um ensino de excelência facilitador da aprendizagem; ### Abstract: Report on Supervised Teaching Practice carried out in André de Gouveia School This report describes analyses and reflects the Supervised Teaching Practice (STP) conducted between September 2010 and June 2011, in Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), in Évora. It is divided into six sections: 1. - Scientific, pedagogical and didactic preparation; 2. - Planning and conducting classes and learning evaluation; 3. - Analysis of teaching practice; 4. - School participation; 5. - Professional development; and 6. -Reflection about the Supervised Teaching Practice. In the report, I describe my training path in ESAG, the choices I made and the grounds on which I relied. I highlight the skills throughout the ST, particularly those that resulted from the experience of conducting lesions, the teaching methodologies and evaluation strategies of learning, and the relationships with students, teachers and no-teaching employees. I tried at all the times, take a reflexive attitude, essential to a quality professional development, which would guarantee a quality education facilitator of learning.
id RCAP_7ef9e71424c395b216cfba73897cc69e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioFormaçãoReflexãoPráticas letivasDesenvolvimentoTeacher trainingReflective practiceTeaching practicesProfessional developmentEste relatório descreve, analisa e reflete a Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu entre setembro de 2010 e junho de 2011, na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora. Encontra-se dividido em seis secções: 1. - Preparação científica, pedagógica e didática; 2. - Planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; 3. - análise da prática de ensino; 4. - Participação na escola; 5. - Desenvolvimento profissional; e 6. - Reflexão sobre a PES. No relatório dou conta do percurso formativo que realizei na ESAG, as opções que tomei e os fundamentos em que me apoiei. Destaco a aquisição de competências ao longo de toda a PES, particularmente as que decorreram da experiência da condução de aulas, das metodologias de ensino e estratégias de avaliação de do relacionamento com os alunos, professores e trabalhadores não docentes. Procurei em todos os momentos assumir uma postura reflexiva, essencial para um desenvolvimento profissional de qualidade, que fosse garante de um ensino de excelência facilitador da aprendizagem; ### Abstract: Report on Supervised Teaching Practice carried out in André de Gouveia School This report describes analyses and reflects the Supervised Teaching Practice (STP) conducted between September 2010 and June 2011, in Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), in Évora. It is divided into six sections: 1. - Scientific, pedagogical and didactic preparation; 2. - Planning and conducting classes and learning evaluation; 3. - Analysis of teaching practice; 4. - School participation; 5. - Professional development; and 6. -Reflection about the Supervised Teaching Practice. In the report, I describe my training path in ESAG, the choices I made and the grounds on which I relied. I highlight the skills throughout the ST, particularly those that resulted from the experience of conducting lesions, the teaching methodologies and evaluation strategies of learning, and the relationships with students, teachers and no-teaching employees. I tried at all the times, take a reflexive attitude, essential to a quality professional development, which would guarantee a quality education facilitator of learning.Universidade de Évora2014-11-20T11:21:38Z2014-11-202012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11817http://hdl.handle.net/10174/11817porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Serrão, Isabel Maria Dias dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:30.625795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Serrão, Isabel Maria Dias dos Santos
Formação
Reflexão
Práticas letivas
Desenvolvimento
Teacher training
Reflective practice
Teaching practices
Professional development
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia, Évora: ensino de biologia e geologia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
author Serrão, Isabel Maria Dias dos Santos
author_facet Serrão, Isabel Maria Dias dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão, Isabel Maria Dias dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Reflexão
Práticas letivas
Desenvolvimento
Teacher training
Reflective practice
Teaching practices
Professional development
topic Formação
Reflexão
Práticas letivas
Desenvolvimento
Teacher training
Reflective practice
Teaching practices
Professional development
description Este relatório descreve, analisa e reflete a Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu entre setembro de 2010 e junho de 2011, na Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), em Évora. Encontra-se dividido em seis secções: 1. - Preparação científica, pedagógica e didática; 2. - Planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; 3. - análise da prática de ensino; 4. - Participação na escola; 5. - Desenvolvimento profissional; e 6. - Reflexão sobre a PES. No relatório dou conta do percurso formativo que realizei na ESAG, as opções que tomei e os fundamentos em que me apoiei. Destaco a aquisição de competências ao longo de toda a PES, particularmente as que decorreram da experiência da condução de aulas, das metodologias de ensino e estratégias de avaliação de do relacionamento com os alunos, professores e trabalhadores não docentes. Procurei em todos os momentos assumir uma postura reflexiva, essencial para um desenvolvimento profissional de qualidade, que fosse garante de um ensino de excelência facilitador da aprendizagem; ### Abstract: Report on Supervised Teaching Practice carried out in André de Gouveia School This report describes analyses and reflects the Supervised Teaching Practice (STP) conducted between September 2010 and June 2011, in Escola Secundária André de Gouveia (ESAG), in Évora. It is divided into six sections: 1. - Scientific, pedagogical and didactic preparation; 2. - Planning and conducting classes and learning evaluation; 3. - Analysis of teaching practice; 4. - School participation; 5. - Professional development; and 6. -Reflection about the Supervised Teaching Practice. In the report, I describe my training path in ESAG, the choices I made and the grounds on which I relied. I highlight the skills throughout the ST, particularly those that resulted from the experience of conducting lesions, the teaching methodologies and evaluation strategies of learning, and the relationships with students, teachers and no-teaching employees. I tried at all the times, take a reflexive attitude, essential to a quality professional development, which would guarantee a quality education facilitator of learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T11:21:38Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11817
http://hdl.handle.net/10174/11817
url http://hdl.handle.net/10174/11817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540115337216