Eventos sonoros na natureza: desenvolvimento de modelos compositivos, tendo por base sonoridades de natureza não animal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9015 |
Resumo: | Como objetivos centrais desta dissertação estiveram sempre a música que procurei escrever e a aquisição de novo material composicional; assim como a apropiação de novos conhecimentos na área do som e da sua disposição no tempo e no espaço, isto é, na composição musical. A natureza desempenhou um papel fundamental na obtenção destas competências, pois através dela encontrei novos encadeamentos harmónicos, ritmos, melodias, estruturas formais e ideias musicais. Foram recolhidos diversos sons da natureza, tendo sido tomada a opção pelos sons da natureza não animal, com a exceção do som das abelhas. Esta opção deveu-se ao facto desses sons me fascinarem e conterem em si diversas sonoridades que, numa primeira apreciação, por vezes não deciframos. Os sons recolhidos foram transformados recorrendo a diversos programas de software: Spear, Open Music e Sibelius; tal foi feito tendo sempre em vista o objetivo de obter material passível de ser utilizado na criação musical. Todos os métodos utilizados são explicados no subcapítulo dos processos de transformação e no capítulo da análise das obras criadas. Ao longo de todo o processo existe uma tomada de consciência da complexidade destes sons e das suas potencialidades musicais. O processo de aprendizagem foi maioritariamente empírico, decorrendo de processos reflexivos de tentativa e erro e de investigação dos resultados obtidos. Foi efetuado um breve estudo dos métodos e resultados obtidos por outros compositores, não sendo uma investigação profunda neste tópico o principal foco desta dissertação. Como resultado da análise e transformação das recolhas sonoras foram criadas quatro obras musicais que são analisadas no capítulo 2, no qual são explicados os métodos e processos utilizados para a obtenção dos resultados. Diferentes foram as questões levantadas por cada obra e diferentes foram os métodos de abordá-las. Com esta dissertação almejo poder contribuir para o panorama composicional, através de uma interpretação menos usual dos fenómenos sonoros da natureza não animal, trazendo à luz um possível novo processo de a realizar. |
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Esta opção deveu-se ao facto desses sons me fascinarem e conterem em si diversas sonoridades que, numa primeira apreciação, por vezes não deciframos. Os sons recolhidos foram transformados recorrendo a diversos programas de software: Spear, Open Music e Sibelius; tal foi feito tendo sempre em vista o objetivo de obter material passível de ser utilizado na criação musical. Todos os métodos utilizados são explicados no subcapítulo dos processos de transformação e no capítulo da análise das obras criadas. Ao longo de todo o processo existe uma tomada de consciência da complexidade destes sons e das suas potencialidades musicais. O processo de aprendizagem foi maioritariamente empírico, decorrendo de processos reflexivos de tentativa e erro e de investigação dos resultados obtidos. Foi efetuado um breve estudo dos métodos e resultados obtidos por outros compositores, não sendo uma investigação profunda neste tópico o principal foco desta dissertação. Como resultado da análise e transformação das recolhas sonoras foram criadas quatro obras musicais que são analisadas no capítulo 2, no qual são explicados os métodos e processos utilizados para a obtenção dos resultados. Diferentes foram as questões levantadas por cada obra e diferentes foram os métodos de abordá-las. Com esta dissertação almejo poder contribuir para o panorama composicional, através de uma interpretação menos usual dos fenómenos sonoros da natureza não animal, trazendo à luz um possível novo processo de a realizar.The music that i wanted to write and the acquiring of new composition materials are the central goals of this dissertation; such as the apropriation of new knowledge in the sound field and the disposition of sound in time and space, namely, musical composition. The Nature has played a fundamental role in the achievement of this skills, throught it i found new harmonic progressions, rhythms, melodies, formal structures and musical ideas. Having chosen sounds from the Nature non animal, with the exception of the bees, several sounds were collected. This option was taken because this sounds fascinate me and they contain in itselfs diverse sonorities that, in a first appreciation, we don´t decipher. The collected sound were transformed resorting to a few software programs: Spear, Open Music and Sibelius. This process was always made with the goal of obtaining material to be used in a musical creation. Every methods of transforming the sound and their application in the music are explained in the subchapter of the transformation processes and in the chapter of the created music analisys. Throughout all the process there was a awareness of the complexity of this sounds and their musical potential. The study processes were mainly empirical, employing reflective procedures of trial and error and investigating the obtained results. There was a brief study of the methods and results of other composers, but a deep investigation in this topic isn´t the principal focus of this dissertation. Four musical composition were made as a outcome of the analisys and tranformations of the collected sounds. They are analysed in the chapter 2, in which the methods and processes to obtain the results of each musical composition are explained. The questions and methods brougth by each music were diferent and there was a diferent approach of this matters in each one. With this dissertation i long to contribute to the compositional scenery, making a less usual approach to the Nature non animal sound phenomena, bringing to light a new possible way to perform it.Resende, Eugénio Manuel de AmorimRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Ricardo João Godinho2016-12-28T12:06:45Z2016-11-102016-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9015TID:201486733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:17.081889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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