A influência do ambiente na expressão das doenças genéticas multifactoriais : análise de manuais escolares portugueses e franceses
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11840 |
Resumo: | A abordagem das doenças genéticas nos manuais escolares é questão fulcral no estudo da genética humana. O termo “programa genético” veicula a noção de que as características físicas e psicológicas dos indivíduos são estabelecidas exclusivamente pelos genes. Esta visão reducionista tem vindo a ser substituída pela perspectiva de que factores metabólicos e ambientais podem influenciar a expressão genética (Penchaszadeh, 2002). Neste estudo comparou-se a abordagem deste tema nos manuais do ensino básico e secundário de Portugal e de França (nas faixas etárias dos 14 aos 18 anos) no que diz respeito ao tipo de doenças genéticas e analisou-se até que ponto a influência do ambiente é referida explicitamente para a expressão fenotípica das doenças genéticas multifactoriais. Usando as grelhas de análise concebidas no âmbito do Projecto Europeu FP6 STREP BIOHEAD-CITIZEN (CIT2-CT2004-506015), analisaram-se 18 manuais Franceses e 13 Portugueses, de Ciências Naturais, Biologia e Psicologia, publicados por quatro editoras diferentes em cada país. É aos 16-17 anos que os manuais portugueses (42% das ocorrências) e franceses (34%) apresentam mais exemplos da influência do ambiente nas doenças genéticas. Nos manuais portugueses, os de Psicologia dão mais importância (40 %) à influência do ambiente no surgimento e desenvolvimento de doenças genéticas multifactoriais do que os de Biologia (5%), demonstrando os diferentes paradigmas subjacentes ao ensino destas duas disciplinas. Contrariamente aos manuais portugueses, que se só referem à acção do ambiente nos últimos anos de escolaridade, os franceses mostram exemplos de doenças influenciadas pelo ambiente ao longo de todos os anos de escolaridade. |
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A influência do ambiente na expressão das doenças genéticas multifactoriais : análise de manuais escolares portugueses e francesesAnomalias genéticasDeterminismo genéticoManuais escolaresEstudo comparativoA abordagem das doenças genéticas nos manuais escolares é questão fulcral no estudo da genética humana. O termo “programa genético” veicula a noção de que as características físicas e psicológicas dos indivíduos são estabelecidas exclusivamente pelos genes. Esta visão reducionista tem vindo a ser substituída pela perspectiva de que factores metabólicos e ambientais podem influenciar a expressão genética (Penchaszadeh, 2002). Neste estudo comparou-se a abordagem deste tema nos manuais do ensino básico e secundário de Portugal e de França (nas faixas etárias dos 14 aos 18 anos) no que diz respeito ao tipo de doenças genéticas e analisou-se até que ponto a influência do ambiente é referida explicitamente para a expressão fenotípica das doenças genéticas multifactoriais. Usando as grelhas de análise concebidas no âmbito do Projecto Europeu FP6 STREP BIOHEAD-CITIZEN (CIT2-CT2004-506015), analisaram-se 18 manuais Franceses e 13 Portugueses, de Ciências Naturais, Biologia e Psicologia, publicados por quatro editoras diferentes em cada país. É aos 16-17 anos que os manuais portugueses (42% das ocorrências) e franceses (34%) apresentam mais exemplos da influência do ambiente nas doenças genéticas. Nos manuais portugueses, os de Psicologia dão mais importância (40 %) à influência do ambiente no surgimento e desenvolvimento de doenças genéticas multifactoriais do que os de Biologia (5%), demonstrando os diferentes paradigmas subjacentes ao ensino destas duas disciplinas. Contrariamente aos manuais portugueses, que se só referem à acção do ambiente nos últimos anos de escolaridade, os franceses mostram exemplos de doenças influenciadas pelo ambiente ao longo de todos os anos de escolaridade.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projecto “Análise de manuais escolares” (PTDC/CED/65224/2006) CIFPEC - unidade de investigação 644European project FP6 “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e EducaçãoUniversidade do MinhoSilva, CarlaFerreira, CláudiaCarvalho, Graça Simões de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11840por"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 99.1645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:19.544874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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