Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Elsa Sofia Gaspar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6062
Resumo: Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo-motor e visa estudar o uso dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática de crianças com Necessidades Educativas (NE). Seguindo os princípios metodológicos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e as orientações PRISMA Statement, recorreu-se à B-on, ao RCAAP e à SciELO, para investigar publicações divulgadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, em inglês, português e espanhol. Consideraram-se como critérios de inclusão: i) a natureza dos artigos (projetos de intervenção pedagógica/ ações na escola que envolvessem a operacionalização dos materiais manipuláveis na disciplina de Matemática junto de crianças do 1.º CEB); ii) estudos focados em melhorar o desempenho dos alunos, de índole quantitativa ou qualitativa; iii) estudos com peer-reviewed, de acesso gratuito e iv) estudos publicados nos últimos 3 anos, redigidos em Português (Portugal e Brasil), Inglês e Espanhol. Dos 611 artigos encontrados, selecionaram-se e analisaram-se os 3 que cumpriam todos os critérios. Os resultados revelaram estudos quasi-experimentais e o recurso a uma intervenção matemática do tipo Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) com alunos matriculados no ensino básico (3.º e 4.º anos) e incluídos numa estrutura de prevenção de fracasso à disciplina. A análise dos resultados permite-nos inferir que os alunos com NE terão beneficiado das intervenções com recurso à CRA e a materiais manipuláveis na exploração dos conteúdos matemáticos em estudo. Contudo, estes resultados ficam longe das mais atuais e inovadoras práticas pedagógicas, no âmbito da educação matemática e da educação inclusiva. Esta evidência leva-nos a refletir sobre a importância de adequar práticas educativas inclusivas concordantes com o defendido pela comunidade científica: valorizar o aluno em contexto natural/educativo e promover o desenvolvimento de competências matemáticas recorrendo a práticas e ações multifatoriais de todos os intervenientes. Mais estudos são necessários para discutir o potencial educativo dos materiais manipuláveis nas crianças com NE alicerçados numa perspetiva de multiculturalidade e diversidade educativa.
id RCAP_7f05df748009a026dd5f5d6406403a51
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especialRevisão sistemática da literaturaEducação EspecialMatemáticaNecessidades educativasMateriais manipuláveisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo-motor e visa estudar o uso dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática de crianças com Necessidades Educativas (NE). Seguindo os princípios metodológicos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e as orientações PRISMA Statement, recorreu-se à B-on, ao RCAAP e à SciELO, para investigar publicações divulgadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, em inglês, português e espanhol. Consideraram-se como critérios de inclusão: i) a natureza dos artigos (projetos de intervenção pedagógica/ ações na escola que envolvessem a operacionalização dos materiais manipuláveis na disciplina de Matemática junto de crianças do 1.º CEB); ii) estudos focados em melhorar o desempenho dos alunos, de índole quantitativa ou qualitativa; iii) estudos com peer-reviewed, de acesso gratuito e iv) estudos publicados nos últimos 3 anos, redigidos em Português (Portugal e Brasil), Inglês e Espanhol. Dos 611 artigos encontrados, selecionaram-se e analisaram-se os 3 que cumpriam todos os critérios. Os resultados revelaram estudos quasi-experimentais e o recurso a uma intervenção matemática do tipo Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) com alunos matriculados no ensino básico (3.º e 4.º anos) e incluídos numa estrutura de prevenção de fracasso à disciplina. A análise dos resultados permite-nos inferir que os alunos com NE terão beneficiado das intervenções com recurso à CRA e a materiais manipuláveis na exploração dos conteúdos matemáticos em estudo. Contudo, estes resultados ficam longe das mais atuais e inovadoras práticas pedagógicas, no âmbito da educação matemática e da educação inclusiva. Esta evidência leva-nos a refletir sobre a importância de adequar práticas educativas inclusivas concordantes com o defendido pela comunidade científica: valorizar o aluno em contexto natural/educativo e promover o desenvolvimento de competências matemáticas recorrendo a práticas e ações multifatoriais de todos os intervenientes. Mais estudos são necessários para discutir o potencial educativo dos materiais manipuláveis nas crianças com NE alicerçados numa perspetiva de multiculturalidade e diversidade educativa.Dias, Maria Isabel Pinto SimõesRodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlinePinto, Elsa Sofia Gaspar2021-08-10T13:48:11Z2021-07-202021-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6062TID:202755967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:19Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:24.220349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
Revisão sistemática da literatura
title Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
spellingShingle Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
Pinto, Elsa Sofia Gaspar
Educação Especial
Matemática
Necessidades educativas
Materiais manipuláveis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
title_full Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
title_fullStr Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
title_full_unstemmed Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
title_sort Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
author Pinto, Elsa Sofia Gaspar
author_facet Pinto, Elsa Sofia Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Elsa Sofia Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Matemática
Necessidades educativas
Materiais manipuláveis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Especial
Matemática
Necessidades educativas
Materiais manipuláveis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo-motor e visa estudar o uso dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática de crianças com Necessidades Educativas (NE). Seguindo os princípios metodológicos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e as orientações PRISMA Statement, recorreu-se à B-on, ao RCAAP e à SciELO, para investigar publicações divulgadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, em inglês, português e espanhol. Consideraram-se como critérios de inclusão: i) a natureza dos artigos (projetos de intervenção pedagógica/ ações na escola que envolvessem a operacionalização dos materiais manipuláveis na disciplina de Matemática junto de crianças do 1.º CEB); ii) estudos focados em melhorar o desempenho dos alunos, de índole quantitativa ou qualitativa; iii) estudos com peer-reviewed, de acesso gratuito e iv) estudos publicados nos últimos 3 anos, redigidos em Português (Portugal e Brasil), Inglês e Espanhol. Dos 611 artigos encontrados, selecionaram-se e analisaram-se os 3 que cumpriam todos os critérios. Os resultados revelaram estudos quasi-experimentais e o recurso a uma intervenção matemática do tipo Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) com alunos matriculados no ensino básico (3.º e 4.º anos) e incluídos numa estrutura de prevenção de fracasso à disciplina. A análise dos resultados permite-nos inferir que os alunos com NE terão beneficiado das intervenções com recurso à CRA e a materiais manipuláveis na exploração dos conteúdos matemáticos em estudo. Contudo, estes resultados ficam longe das mais atuais e inovadoras práticas pedagógicas, no âmbito da educação matemática e da educação inclusiva. Esta evidência leva-nos a refletir sobre a importância de adequar práticas educativas inclusivas concordantes com o defendido pela comunidade científica: valorizar o aluno em contexto natural/educativo e promover o desenvolvimento de competências matemáticas recorrendo a práticas e ações multifatoriais de todos os intervenientes. Mais estudos são necessários para discutir o potencial educativo dos materiais manipuláveis nas crianças com NE alicerçados numa perspetiva de multiculturalidade e diversidade educativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10T13:48:11Z
2021-07-20
2021-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6062
TID:202755967
url http://hdl.handle.net/10400.8/6062
identifier_str_mv TID:202755967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136986207879168