Materiais manipuláveis e aprendizagem matemática no âmbito da educação especial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6062 |
Resumo: | Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo-motor e visa estudar o uso dos materiais manipuláveis na aprendizagem da Matemática de crianças com Necessidades Educativas (NE). Seguindo os princípios metodológicos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e as orientações PRISMA Statement, recorreu-se à B-on, ao RCAAP e à SciELO, para investigar publicações divulgadas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, em inglês, português e espanhol. Consideraram-se como critérios de inclusão: i) a natureza dos artigos (projetos de intervenção pedagógica/ ações na escola que envolvessem a operacionalização dos materiais manipuláveis na disciplina de Matemática junto de crianças do 1.º CEB); ii) estudos focados em melhorar o desempenho dos alunos, de índole quantitativa ou qualitativa; iii) estudos com peer-reviewed, de acesso gratuito e iv) estudos publicados nos últimos 3 anos, redigidos em Português (Portugal e Brasil), Inglês e Espanhol. Dos 611 artigos encontrados, selecionaram-se e analisaram-se os 3 que cumpriam todos os critérios. Os resultados revelaram estudos quasi-experimentais e o recurso a uma intervenção matemática do tipo Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) com alunos matriculados no ensino básico (3.º e 4.º anos) e incluídos numa estrutura de prevenção de fracasso à disciplina. A análise dos resultados permite-nos inferir que os alunos com NE terão beneficiado das intervenções com recurso à CRA e a materiais manipuláveis na exploração dos conteúdos matemáticos em estudo. Contudo, estes resultados ficam longe das mais atuais e inovadoras práticas pedagógicas, no âmbito da educação matemática e da educação inclusiva. Esta evidência leva-nos a refletir sobre a importância de adequar práticas educativas inclusivas concordantes com o defendido pela comunidade científica: valorizar o aluno em contexto natural/educativo e promover o desenvolvimento de competências matemáticas recorrendo a práticas e ações multifatoriais de todos os intervenientes. Mais estudos são necessários para discutir o potencial educativo dos materiais manipuláveis nas crianças com NE alicerçados numa perspetiva de multiculturalidade e diversidade educativa. |
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