A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Sofia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16975
Resumo: O presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados.
id RCAP_cd1d623111a75463dfc8a9f2a13d43fc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoAprendizagem da MatemáticaMateriais manipuláveisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados.Paiva, AnaRepositório ComumAlmeida, Inês Sofia2016-12-20T17:12:11Z2015-06-192015-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16975TID:201455528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:27.106436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Almeida, Inês Sofia
Ensino Básico
Aprendizagem da Matemática
Materiais manipuláveis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Almeida, Inês Sofia
author_facet Almeida, Inês Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Inês Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Aprendizagem da Matemática
Materiais manipuláveis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Aprendizagem da Matemática
Materiais manipuláveis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
2015-06-19T00:00:00Z
2016-12-20T17:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16975
TID:201455528
url http://hdl.handle.net/10400.26/16975
identifier_str_mv TID:201455528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929255137280