A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16975 |
Resumo: | O presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados. |
id |
RCAP_cd1d623111a75463dfc8a9f2a13d43fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoAprendizagem da MatemáticaMateriais manipuláveisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados.Paiva, AnaRepositório ComumAlmeida, Inês Sofia2016-12-20T17:12:11Z2015-06-192015-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16975TID:201455528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:27.106436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico Almeida, Inês Sofia Ensino Básico Aprendizagem da Matemática Materiais manipuláveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Almeida, Inês Sofia |
author_facet |
Almeida, Inês Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Ana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Inês Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Aprendizagem da Matemática Materiais manipuláveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Aprendizagem da Matemática Materiais manipuláveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 2015-06-19T00:00:00Z 2016-12-20T17:12:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16975 TID:201455528 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16975 |
identifier_str_mv |
TID:201455528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929255137280 |