Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17762 |
Resumo: | O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB e procura refletir sobre a minha Prática do Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico realizada numa instituição da rede pública nos subúrbios de Lisboa. Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais manipuláveis em sala de aula do 1º Ciclo, no que toca ao ensino da matemática bem como ao papel do professor na mediação destes materiais. Depois de uma leitura cuidada a autores de referência, foram explicadas e refletidas as atividades e práticas por mim realizadas no contexto de sala de aula, recorrendo a materiais manipuláveis. Podendo assim encontrar padrões de comportamento não só das crianças como do adulto/mediador. A opção metodológica escolhida foi de caráter qualitativo, visto ter como interesse aprofundar o conhecimento de dada realidade. Os dados foram recolhidos através de observação participante registados nas planificações, reflexões das planificações e diários realizadosna PES. |
id |
RCAP_b01bbaa83ebe34511f888c3899ff01b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17762 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEBEnsino BásicoMatemáticaMateriais manipuláveisAprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB e procura refletir sobre a minha Prática do Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico realizada numa instituição da rede pública nos subúrbios de Lisboa. Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais manipuláveis em sala de aula do 1º Ciclo, no que toca ao ensino da matemática bem como ao papel do professor na mediação destes materiais. Depois de uma leitura cuidada a autores de referência, foram explicadas e refletidas as atividades e práticas por mim realizadas no contexto de sala de aula, recorrendo a materiais manipuláveis. Podendo assim encontrar padrões de comportamento não só das crianças como do adulto/mediador. A opção metodológica escolhida foi de caráter qualitativo, visto ter como interesse aprofundar o conhecimento de dada realidade. Os dados foram recolhidos através de observação participante registados nas planificações, reflexões das planificações e diários realizadosna PES.Montiel, AntónioRepositório ComumSilva, Ana Mafalda2017-01-30T19:57:25Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17762TID:201561280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:29.090052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB |
title |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB |
spellingShingle |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB Silva, Ana Mafalda Ensino Básico Matemática Materiais manipuláveis Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB |
title_full |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB |
title_fullStr |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB |
title_full_unstemmed |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB |
title_sort |
Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB |
author |
Silva, Ana Mafalda |
author_facet |
Silva, Ana Mafalda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montiel, António Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Mafalda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Matemática Materiais manipuláveis Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Matemática Materiais manipuláveis Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB e procura refletir sobre a minha Prática do Ensino Supervisionada (PES) no 1º Ciclo do Ensino Básico realizada numa instituição da rede pública nos subúrbios de Lisboa. Este relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais manipuláveis em sala de aula do 1º Ciclo, no que toca ao ensino da matemática bem como ao papel do professor na mediação destes materiais. Depois de uma leitura cuidada a autores de referência, foram explicadas e refletidas as atividades e práticas por mim realizadas no contexto de sala de aula, recorrendo a materiais manipuláveis. Podendo assim encontrar padrões de comportamento não só das crianças como do adulto/mediador. A opção metodológica escolhida foi de caráter qualitativo, visto ter como interesse aprofundar o conhecimento de dada realidade. Os dados foram recolhidos através de observação participante registados nas planificações, reflexões das planificações e diários realizadosna PES. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 2016-12-16T00:00:00Z 2017-01-30T19:57:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17762 TID:201561280 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17762 |
identifier_str_mv |
TID:201561280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929855971328 |