A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11969
Resumo: Atualmente os clubes de futebol profissional enfrentam um ambiente organizacional e operacional intensos, sendo fundamental encontrar formas de aplicar os seus ativos tangíveis e intangíveis, com vista a alcançarem uma vantagem competitiva sustentável perante os seus competidores. A Visão Baseada nos Recursos pode ser uma abordagem a utilizar, no sentido de auxiliar o processo de tomada de decisão estratégico. Deste modo, o presente estudo visa analisar a implicação das orientações organizacionais nos clubes de futebol que participam nas competições profissionais portuguesas. Como metodologia, foi aplicada uma entrevista a stakeholders de cinco clubes que participam nas competições profissionais portuguesas (três da Liga NOS e dois da Liga Portugal 2 SABSEG), com base em cinco dimensões organizacionais: Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Orientação para a Aprendizagem, Recursos e Performance. Os resultados indicaram que a aplicação destas orientações organizacionais parecem ter uma influência positiva nos clubes e para além disso que, quanto mais orientações forem aplicadas, melhor é a performance do clube. Este estudo é importante para as organizações desportivas em geral, dado que identifica um conjunto de ativos que ao serem aplicados podem aumentar a performance organizacional. Permite ainda auxiliar na definição de estratégias que possam vir a melhorar a vantagem competitiva das organizações desportivas.
id RCAP_7f16bf8d44f8530906e6889ea72ae385
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais PortuguesasUma Perspetiva Baseada nos RecursosCompetições ProfissionaisFutebolOrientações OrganizacionaisVantagem CompetitivaVisão Baseada Nos RecursosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente os clubes de futebol profissional enfrentam um ambiente organizacional e operacional intensos, sendo fundamental encontrar formas de aplicar os seus ativos tangíveis e intangíveis, com vista a alcançarem uma vantagem competitiva sustentável perante os seus competidores. A Visão Baseada nos Recursos pode ser uma abordagem a utilizar, no sentido de auxiliar o processo de tomada de decisão estratégico. Deste modo, o presente estudo visa analisar a implicação das orientações organizacionais nos clubes de futebol que participam nas competições profissionais portuguesas. Como metodologia, foi aplicada uma entrevista a stakeholders de cinco clubes que participam nas competições profissionais portuguesas (três da Liga NOS e dois da Liga Portugal 2 SABSEG), com base em cinco dimensões organizacionais: Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Orientação para a Aprendizagem, Recursos e Performance. Os resultados indicaram que a aplicação destas orientações organizacionais parecem ter uma influência positiva nos clubes e para além disso que, quanto mais orientações forem aplicadas, melhor é a performance do clube. Este estudo é importante para as organizações desportivas em geral, dado que identifica um conjunto de ativos que ao serem aplicados podem aumentar a performance organizacional. Permite ainda auxiliar na definição de estratégias que possam vir a melhorar a vantagem competitiva das organizações desportivas.Currently professional clubs face an intense organizational and operational environment, and it is essential to find ways to apply their tangible and intangible assets to achieve a sustainable competitive advantage over their competitors. ResourceBased View can be an approach used to support the strategic decision-making process. Thus, this study aims to analyze the implication of organizational orientations in football clubs participating in portuguese professional competitions. As methodology, an entreview was applied to stakeholders of five clubes participating in portuguese professional competitions (three of Liga NOS and two of Liga Portugal 2 SABSEG), based on five dimensions (Entrepreneurial Orientation, Market Orientation, Learning Orientation, Resources, and Performance). The results show that the application of these organizational orientations seem to have a positive influence on clubes. It was also possible to verify the more orientations are applied, the better the performance of the club and beyond that the more orientations are applied, the better the club's performance. This study is relevant for sports organizations in general, as it identifies a set of assets that when applied can increase organizational performance. It also allows to assist in the definition of strategies that can improve the competitive advantage of sports organizations.Ferreira, João José de MatosMiragaia, Dina Alexandra MarquesuBibliorumFernandes, Daniela Fonseca2022-01-24T15:58:28Z2021-11-232021-09-222021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11969TID:202890856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:40.582922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
Uma Perspetiva Baseada nos Recursos
title A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
spellingShingle A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
Fernandes, Daniela Fonseca
Competições Profissionais
Futebol
Orientações Organizacionais
Vantagem Competitiva
Visão Baseada Nos Recursos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
title_full A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
title_fullStr A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
title_full_unstemmed A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
title_sort A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
author Fernandes, Daniela Fonseca
author_facet Fernandes, Daniela Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João José de Matos
Miragaia, Dina Alexandra Marques
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Daniela Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Competições Profissionais
Futebol
Orientações Organizacionais
Vantagem Competitiva
Visão Baseada Nos Recursos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Competições Profissionais
Futebol
Orientações Organizacionais
Vantagem Competitiva
Visão Baseada Nos Recursos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Atualmente os clubes de futebol profissional enfrentam um ambiente organizacional e operacional intensos, sendo fundamental encontrar formas de aplicar os seus ativos tangíveis e intangíveis, com vista a alcançarem uma vantagem competitiva sustentável perante os seus competidores. A Visão Baseada nos Recursos pode ser uma abordagem a utilizar, no sentido de auxiliar o processo de tomada de decisão estratégico. Deste modo, o presente estudo visa analisar a implicação das orientações organizacionais nos clubes de futebol que participam nas competições profissionais portuguesas. Como metodologia, foi aplicada uma entrevista a stakeholders de cinco clubes que participam nas competições profissionais portuguesas (três da Liga NOS e dois da Liga Portugal 2 SABSEG), com base em cinco dimensões organizacionais: Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Orientação para a Aprendizagem, Recursos e Performance. Os resultados indicaram que a aplicação destas orientações organizacionais parecem ter uma influência positiva nos clubes e para além disso que, quanto mais orientações forem aplicadas, melhor é a performance do clube. Este estudo é importante para as organizações desportivas em geral, dado que identifica um conjunto de ativos que ao serem aplicados podem aumentar a performance organizacional. Permite ainda auxiliar na definição de estratégias que possam vir a melhorar a vantagem competitiva das organizações desportivas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
2021-09-22
2021-11-23T00:00:00Z
2022-01-24T15:58:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11969
TID:202890856
url http://hdl.handle.net/10400.6/11969
identifier_str_mv TID:202890856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136405450915840