A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11969 |
Resumo: | Atualmente os clubes de futebol profissional enfrentam um ambiente organizacional e operacional intensos, sendo fundamental encontrar formas de aplicar os seus ativos tangíveis e intangíveis, com vista a alcançarem uma vantagem competitiva sustentável perante os seus competidores. A Visão Baseada nos Recursos pode ser uma abordagem a utilizar, no sentido de auxiliar o processo de tomada de decisão estratégico. Deste modo, o presente estudo visa analisar a implicação das orientações organizacionais nos clubes de futebol que participam nas competições profissionais portuguesas. Como metodologia, foi aplicada uma entrevista a stakeholders de cinco clubes que participam nas competições profissionais portuguesas (três da Liga NOS e dois da Liga Portugal 2 SABSEG), com base em cinco dimensões organizacionais: Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Orientação para a Aprendizagem, Recursos e Performance. Os resultados indicaram que a aplicação destas orientações organizacionais parecem ter uma influência positiva nos clubes e para além disso que, quanto mais orientações forem aplicadas, melhor é a performance do clube. Este estudo é importante para as organizações desportivas em geral, dado que identifica um conjunto de ativos que ao serem aplicados podem aumentar a performance organizacional. Permite ainda auxiliar na definição de estratégias que possam vir a melhorar a vantagem competitiva das organizações desportivas. |
id |
RCAP_7f16bf8d44f8530906e6889ea72ae385 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais PortuguesasUma Perspetiva Baseada nos RecursosCompetições ProfissionaisFutebolOrientações OrganizacionaisVantagem CompetitivaVisão Baseada Nos RecursosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente os clubes de futebol profissional enfrentam um ambiente organizacional e operacional intensos, sendo fundamental encontrar formas de aplicar os seus ativos tangíveis e intangíveis, com vista a alcançarem uma vantagem competitiva sustentável perante os seus competidores. A Visão Baseada nos Recursos pode ser uma abordagem a utilizar, no sentido de auxiliar o processo de tomada de decisão estratégico. Deste modo, o presente estudo visa analisar a implicação das orientações organizacionais nos clubes de futebol que participam nas competições profissionais portuguesas. Como metodologia, foi aplicada uma entrevista a stakeholders de cinco clubes que participam nas competições profissionais portuguesas (três da Liga NOS e dois da Liga Portugal 2 SABSEG), com base em cinco dimensões organizacionais: Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Orientação para a Aprendizagem, Recursos e Performance. Os resultados indicaram que a aplicação destas orientações organizacionais parecem ter uma influência positiva nos clubes e para além disso que, quanto mais orientações forem aplicadas, melhor é a performance do clube. Este estudo é importante para as organizações desportivas em geral, dado que identifica um conjunto de ativos que ao serem aplicados podem aumentar a performance organizacional. Permite ainda auxiliar na definição de estratégias que possam vir a melhorar a vantagem competitiva das organizações desportivas.Currently professional clubs face an intense organizational and operational environment, and it is essential to find ways to apply their tangible and intangible assets to achieve a sustainable competitive advantage over their competitors. ResourceBased View can be an approach used to support the strategic decision-making process. Thus, this study aims to analyze the implication of organizational orientations in football clubs participating in portuguese professional competitions. As methodology, an entreview was applied to stakeholders of five clubes participating in portuguese professional competitions (three of Liga NOS and two of Liga Portugal 2 SABSEG), based on five dimensions (Entrepreneurial Orientation, Market Orientation, Learning Orientation, Resources, and Performance). The results show that the application of these organizational orientations seem to have a positive influence on clubes. It was also possible to verify the more orientations are applied, the better the performance of the club and beyond that the more orientations are applied, the better the club's performance. This study is relevant for sports organizations in general, as it identifies a set of assets that when applied can increase organizational performance. It also allows to assist in the definition of strategies that can improve the competitive advantage of sports organizations.Ferreira, João José de MatosMiragaia, Dina Alexandra MarquesuBibliorumFernandes, Daniela Fonseca2022-01-24T15:58:28Z2021-11-232021-09-222021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11969TID:202890856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:40.582922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas Uma Perspetiva Baseada nos Recursos |
title |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas |
spellingShingle |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas Fernandes, Daniela Fonseca Competições Profissionais Futebol Orientações Organizacionais Vantagem Competitiva Visão Baseada Nos Recursos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas |
title_full |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas |
title_fullStr |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas |
title_full_unstemmed |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas |
title_sort |
A Influência das Orientações Organizacionais nos Clubes de Futebol das Competições Profissionais Portuguesas |
author |
Fernandes, Daniela Fonseca |
author_facet |
Fernandes, Daniela Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, João José de Matos Miragaia, Dina Alexandra Marques uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Daniela Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competições Profissionais Futebol Orientações Organizacionais Vantagem Competitiva Visão Baseada Nos Recursos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Competições Profissionais Futebol Orientações Organizacionais Vantagem Competitiva Visão Baseada Nos Recursos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Atualmente os clubes de futebol profissional enfrentam um ambiente organizacional e operacional intensos, sendo fundamental encontrar formas de aplicar os seus ativos tangíveis e intangíveis, com vista a alcançarem uma vantagem competitiva sustentável perante os seus competidores. A Visão Baseada nos Recursos pode ser uma abordagem a utilizar, no sentido de auxiliar o processo de tomada de decisão estratégico. Deste modo, o presente estudo visa analisar a implicação das orientações organizacionais nos clubes de futebol que participam nas competições profissionais portuguesas. Como metodologia, foi aplicada uma entrevista a stakeholders de cinco clubes que participam nas competições profissionais portuguesas (três da Liga NOS e dois da Liga Portugal 2 SABSEG), com base em cinco dimensões organizacionais: Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Orientação para a Aprendizagem, Recursos e Performance. Os resultados indicaram que a aplicação destas orientações organizacionais parecem ter uma influência positiva nos clubes e para além disso que, quanto mais orientações forem aplicadas, melhor é a performance do clube. Este estudo é importante para as organizações desportivas em geral, dado que identifica um conjunto de ativos que ao serem aplicados podem aumentar a performance organizacional. Permite ainda auxiliar na definição de estratégias que possam vir a melhorar a vantagem competitiva das organizações desportivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23 2021-09-22 2021-11-23T00:00:00Z 2022-01-24T15:58:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/11969 TID:202890856 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/11969 |
identifier_str_mv |
TID:202890856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136405450915840 |