Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elienae Genésia Corrêa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fontorura, Helena Amaral da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8759
Resumo: Frente à necessidade de enfrentarmos a realidade da crise ambiental que compromete a qualidade de vida do Homem, é importante prepará-lo para que entenda a dinâmica ambiental e usufrua do contínuo avanço científico-tecnológico de forma consciente e crítica através de ações de Educação Ambiental (EA). Porém, para estas ações terem sucesso, é preciso ter docentes capacitados e que se reflita sobre os objetivos e pressupostos da EA no contexto do ensino formal. Este artigo visa analisar a inserção da EA no ensino de Ciências, perante uma contextualização histórica e de realidade escolar, donde concluímos ser preciso a criação de mais espaços para a ampliação das percepções dos educadores e de seu embasamento teórico-prático.
id RCAP_7ad392d3e9695a619a4278a232e4ba9f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8759
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciênciasXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasFrente à necessidade de enfrentarmos a realidade da crise ambiental que compromete a qualidade de vida do Homem, é importante prepará-lo para que entenda a dinâmica ambiental e usufrua do contínuo avanço científico-tecnológico de forma consciente e crítica através de ações de Educação Ambiental (EA). Porém, para estas ações terem sucesso, é preciso ter docentes capacitados e que se reflita sobre os objetivos e pressupostos da EA no contexto do ensino formal. Este artigo visa analisar a inserção da EA no ensino de Ciências, perante uma contextualização histórica e de realidade escolar, donde concluímos ser preciso a criação de mais espaços para a ampliação das percepções dos educadores e de seu embasamento teórico-prático.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8759por1646-2335Pereira, Elienae Genésia CorrêaFontorura, Helena Amaral dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.712179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
title Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
spellingShingle Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
Pereira, Elienae Genésia Corrêa
XV ENEC - Práticas educativas em ciências
title_short Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
title_full Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
title_fullStr Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
title_full_unstemmed Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
title_sort Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências
author Pereira, Elienae Genésia Corrêa
author_facet Pereira, Elienae Genésia Corrêa
Fontorura, Helena Amaral da
author_role author
author2 Fontorura, Helena Amaral da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elienae Genésia Corrêa
Fontorura, Helena Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - Práticas educativas em ciências
topic XV ENEC - Práticas educativas em ciências
description Frente à necessidade de enfrentarmos a realidade da crise ambiental que compromete a qualidade de vida do Homem, é importante prepará-lo para que entenda a dinâmica ambiental e usufrua do contínuo avanço científico-tecnológico de forma consciente e crítica através de ações de Educação Ambiental (EA). Porém, para estas ações terem sucesso, é preciso ter docentes capacitados e que se reflita sobre os objetivos e pressupostos da EA no contexto do ensino formal. Este artigo visa analisar a inserção da EA no ensino de Ciências, perante uma contextualização histórica e de realidade escolar, donde concluímos ser preciso a criação de mais espaços para a ampliação das percepções dos educadores e de seu embasamento teórico-prático.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8759
url https://doi.org/10.25755/int.8759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950063357952