Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robalo, Carlita Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9555
Resumo: Este estudo analisa a divulgação da responsabilidade social nas empresas Portuguesa Cotada em Bolsa de Valores de acordo com índice GRI, para os anos 2014 a 2016, e as suas caraterísticas, comparando as empresas familiares e não familiares. Deste modo, analisamos os relatórios de gestão e de responsabilidade social de 49 empresas familiares e não familiares considerados nos sites dessas empresas, na base de dados Sustainability Disclosure Database (SDD-GRI) e na Bolsa de Valores. Para isso, usamos o modelo de regressão dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS) para explicar o relacionamento e o impacto da responsabilidade social empresarial. As conclusões principais revelam que as empresas familiares, dimensão da empresa, ativos intangível e setor da indústria estão relacionadas a maior divulgação da informação sobre responsabilidade social empresarial. Adicionalmente, o estudo demonstrou que as empresas familiares são mais propensas a divulgar informações da responsabilidade social do que as empresas não familiares. Este estudo contribui para a literatura, dado que adiciona conclusões sobre a realidade de responsabilidade social empresarial nas empresas familiares comparando com não familiares. O estudo reforça a eficiência de melhoria na divulgação dos índices da responsabilidade social das empresas portuguesas.
id RCAP_7f45cc8ab59b75247b6175bc924a29c7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso portuguêsMESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADECONTABILIDADEEMPRESAS FAMILIARESRESPONSABILIDADE SOCIALPORTUGALACCOUNTINGFAMILY BUSINESSESSOCIAL RESPONSIBILITYPORTUGALEste estudo analisa a divulgação da responsabilidade social nas empresas Portuguesa Cotada em Bolsa de Valores de acordo com índice GRI, para os anos 2014 a 2016, e as suas caraterísticas, comparando as empresas familiares e não familiares. Deste modo, analisamos os relatórios de gestão e de responsabilidade social de 49 empresas familiares e não familiares considerados nos sites dessas empresas, na base de dados Sustainability Disclosure Database (SDD-GRI) e na Bolsa de Valores. Para isso, usamos o modelo de regressão dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS) para explicar o relacionamento e o impacto da responsabilidade social empresarial. As conclusões principais revelam que as empresas familiares, dimensão da empresa, ativos intangível e setor da indústria estão relacionadas a maior divulgação da informação sobre responsabilidade social empresarial. Adicionalmente, o estudo demonstrou que as empresas familiares são mais propensas a divulgar informações da responsabilidade social do que as empresas não familiares. Este estudo contribui para a literatura, dado que adiciona conclusões sobre a realidade de responsabilidade social empresarial nas empresas familiares comparando com não familiares. O estudo reforça a eficiência de melhoria na divulgação dos índices da responsabilidade social das empresas portuguesas.This study analyzes the disclosure of social responsibility in Portuguese Companies Quoted on the Stock Exchange according to the GRI index, for the years 2014 to 2016, and their characteristics, comparing family and non-family businesses. In this way, we analyzed the reports of management and social responsibility of 49 family businesses and non-family considered in the websites of these companies, n the basis of data Sustainability Disclosure Database (SDD-GRI) and in the Stock Market. To do this, we used the regression model of Ordinary Least Squares (OLS) to explain the relationship and the impact of corporate social responsibility. The main conclusions reveal that family firms, size of firm, intangible assets and industry sector are related to greater disclosure of corporate social responsibility information. In addition, the study showed that family firms are more inclined to disclose information about social responsibility than non-family firms. This study contributes to the literature, since it adds conclusions about the reality of corporate social responsibility in family businesses compared with non-family. The study reinforces the efficiency improvement in the dissemination of the indices of social responsibility of Portuguese companies.2019-05-22T11:53:15Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9555TID:202246760porRobalo, Carlita Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:19.986831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
title Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
spellingShingle Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
Robalo, Carlita Mendes
MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
CONTABILIDADE
EMPRESAS FAMILIARES
RESPONSABILIDADE SOCIAL
PORTUGAL
ACCOUNTING
FAMILY BUSINESSES
SOCIAL RESPONSIBILITY
PORTUGAL
title_short Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
title_full Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
title_fullStr Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
title_full_unstemmed Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
title_sort Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português
author Robalo, Carlita Mendes
author_facet Robalo, Carlita Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Robalo, Carlita Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
CONTABILIDADE
EMPRESAS FAMILIARES
RESPONSABILIDADE SOCIAL
PORTUGAL
ACCOUNTING
FAMILY BUSINESSES
SOCIAL RESPONSIBILITY
PORTUGAL
topic MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
CONTABILIDADE
EMPRESAS FAMILIARES
RESPONSABILIDADE SOCIAL
PORTUGAL
ACCOUNTING
FAMILY BUSINESSES
SOCIAL RESPONSIBILITY
PORTUGAL
description Este estudo analisa a divulgação da responsabilidade social nas empresas Portuguesa Cotada em Bolsa de Valores de acordo com índice GRI, para os anos 2014 a 2016, e as suas caraterísticas, comparando as empresas familiares e não familiares. Deste modo, analisamos os relatórios de gestão e de responsabilidade social de 49 empresas familiares e não familiares considerados nos sites dessas empresas, na base de dados Sustainability Disclosure Database (SDD-GRI) e na Bolsa de Valores. Para isso, usamos o modelo de regressão dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS) para explicar o relacionamento e o impacto da responsabilidade social empresarial. As conclusões principais revelam que as empresas familiares, dimensão da empresa, ativos intangível e setor da indústria estão relacionadas a maior divulgação da informação sobre responsabilidade social empresarial. Adicionalmente, o estudo demonstrou que as empresas familiares são mais propensas a divulgar informações da responsabilidade social do que as empresas não familiares. Este estudo contribui para a literatura, dado que adiciona conclusões sobre a realidade de responsabilidade social empresarial nas empresas familiares comparando com não familiares. O estudo reforça a eficiência de melhoria na divulgação dos índices da responsabilidade social das empresas portuguesas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-22T11:53:15Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9555
TID:202246760
url http://hdl.handle.net/10437/9555
identifier_str_mv TID:202246760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131220993376256