Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1395 |
Resumo: | A partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeuse aqui à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente. |
id |
RCAP_c6ffa90c9f42917e97505f58da926dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitosEDUCAÇÃOINCLUSÃO ESCOLAREDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINTEGRAÇÃO ESCOLAREDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INTEGRATIONA partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeuse aqui à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente.From the Sixties (20th century), new concepts and practices had started to be introduced in the scope of the educative answers to give to the children and young in deficiency situation. The great mobility of the people, the widening of the obligatorily school and the consequent diversification of its public had brought for the educative quarrel the role and the school functions. Of the search of answers for the situations of deficiency to the necessity to promote the success for all the pupils of the school, a long and difficult way is to be covered, with perspectives and taking of position something discussible. So that the words/expressions don’t be used randomly or disproved of the meaning that were in the beginning of its educative use, proceeded to its definition and to insert in contexts, according perspectives divulged more recently.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-03T14:33:44Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1395por1646-401XSanches, Isabel RodriguesTeodoro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:17.277544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos |
title |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos |
spellingShingle |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos Sanches, Isabel Rodrigues EDUCAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTEGRAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INTEGRATION |
title_short |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos |
title_full |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos |
title_fullStr |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos |
title_full_unstemmed |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos |
title_sort |
Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos |
author |
Sanches, Isabel Rodrigues |
author_facet |
Sanches, Isabel Rodrigues Teodoro, António |
author_role |
author |
author2 |
Teodoro, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Isabel Rodrigues Teodoro, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTEGRAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INTEGRATION |
topic |
EDUCAÇÃO INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INTEGRAÇÃO ESCOLAR EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INTEGRATION |
description |
A partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeuse aqui à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006 2011-11-03T14:33:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1395 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133625644482561 |