Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Márcia Alexandra Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9378
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, em 2019/2020 e 2020/2021, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, relata-se criticamente o percurso que foi realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (1.º e 2.º CEB), fazendo-se referência a experiências, dificuldades, desafios e aprendizagens. Na segunda parte do relatório, designada Dimensão Investigativa, apresenta-se um estudo investigativo desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade, durante o 2.º ano de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, numa lógica de aprendizagem pela descoberta, de acordo com uma metodologia de ensino específica – o Laboratório Gramatical. Tendo em conta a abordagem metodológica privilegiada e o contexto em que a mesma foi implementada, este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão problema: De que forma poderão ser desenvolvidas atividades centradas na aprendizagem pela descoberta relacionadas com o ensino da gramática no 2.º CEB em contexto de pandemia? Os resultados alcançados revelam que, mesmo em contexto de pandemia, quer na modalidade de ensino presencial quer na modalidade de ensino não presencial, é possível proporcionar aprendizagens significativas, ao nível do conhecimento linguístico e metalinguístico (funções sintáticas, classes de palavras, modalidades de reprodução do discurso), centradas em atividades pela descoberta, que poderão ser produtivas e eficientes.
id RCAP_7f66ba0a7a8eabaf1715cba4a09d9f9a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEBEnsino da gramáticaEnsino não presencialEnsino a distânciaLaboratório gramaticalGrammar teachingNonpresential learningDistance learningGrammar laboratory.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, em 2019/2020 e 2020/2021, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, relata-se criticamente o percurso que foi realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (1.º e 2.º CEB), fazendo-se referência a experiências, dificuldades, desafios e aprendizagens. Na segunda parte do relatório, designada Dimensão Investigativa, apresenta-se um estudo investigativo desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade, durante o 2.º ano de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, numa lógica de aprendizagem pela descoberta, de acordo com uma metodologia de ensino específica – o Laboratório Gramatical. Tendo em conta a abordagem metodológica privilegiada e o contexto em que a mesma foi implementada, este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão problema: De que forma poderão ser desenvolvidas atividades centradas na aprendizagem pela descoberta relacionadas com o ensino da gramática no 2.º CEB em contexto de pandemia? Os resultados alcançados revelam que, mesmo em contexto de pandemia, quer na modalidade de ensino presencial quer na modalidade de ensino não presencial, é possível proporcionar aprendizagens significativas, ao nível do conhecimento linguístico e metalinguístico (funções sintáticas, classes de palavras, modalidades de reprodução do discurso), centradas em atividades pela descoberta, que poderão ser produtivas e eficientes.Jorge, Noémia de OliveiraNunes, Susana Margarida da CostaIC-OnlineGomes, Márcia Alexandra Costa2024-01-31T11:41:57Z2022-02-092022-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9378TID:203494431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T02:31:00Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:16.122226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
title Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
spellingShingle Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Gomes, Márcia Alexandra Costa
Ensino da gramática
Ensino não presencial
Ensino a distância
Laboratório gramatical
Grammar teaching
Nonpresential learning
Distance learning
Grammar laboratory.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
title_full Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
title_fullStr Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
title_full_unstemmed Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
title_sort Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
author Gomes, Márcia Alexandra Costa
author_facet Gomes, Márcia Alexandra Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Noémia de Oliveira
Nunes, Susana Margarida da Costa
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Márcia Alexandra Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da gramática
Ensino não presencial
Ensino a distância
Laboratório gramatical
Grammar teaching
Nonpresential learning
Distance learning
Grammar laboratory.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino da gramática
Ensino não presencial
Ensino a distância
Laboratório gramatical
Grammar teaching
Nonpresential learning
Distance learning
Grammar laboratory.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, em 2019/2020 e 2020/2021, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, relata-se criticamente o percurso que foi realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (1.º e 2.º CEB), fazendo-se referência a experiências, dificuldades, desafios e aprendizagens. Na segunda parte do relatório, designada Dimensão Investigativa, apresenta-se um estudo investigativo desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade, durante o 2.º ano de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, numa lógica de aprendizagem pela descoberta, de acordo com uma metodologia de ensino específica – o Laboratório Gramatical. Tendo em conta a abordagem metodológica privilegiada e o contexto em que a mesma foi implementada, este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão problema: De que forma poderão ser desenvolvidas atividades centradas na aprendizagem pela descoberta relacionadas com o ensino da gramática no 2.º CEB em contexto de pandemia? Os resultados alcançados revelam que, mesmo em contexto de pandemia, quer na modalidade de ensino presencial quer na modalidade de ensino não presencial, é possível proporcionar aprendizagens significativas, ao nível do conhecimento linguístico e metalinguístico (funções sintáticas, classes de palavras, modalidades de reprodução do discurso), centradas em atividades pela descoberta, que poderão ser produtivas e eficientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-09
2022-02-09T00:00:00Z
2024-01-31T11:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9378
TID:203494431
url http://hdl.handle.net/10400.8/9378
identifier_str_mv TID:203494431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137171168296960