Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8070 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_7f8e8895eeaf1cd1a3723f272567ae2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8070 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino de matemáticaConhecimento profissionalMatemáticaNormasComunicação matemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014A presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão da utilização de normas sociomatemáticas quando os alunos desenvolvem tarefas matemáticas, bem como as interações matemáticas que se estabelecem durante a comunicação das tarefas entre grupo de trabalho e grupo turma. A investigação é um processo privilegiado de construção do conhecimento e quando incide sobre a prática é, consequentemente, um processo fundamental de construção do conhecimento sobre essa prática e uma atividade de grande valor para o desenvolvimento profissional dos professores que nela se envolvem ativamente. A experiência profissional do professor, tendo por base toda a interação social e dinâmica de sala de aula, é a fundamentação teórica de todo o estudo desenvolvido. Este foi realizado numa escola do 1º ciclo do ensino básico de Faro com vinte e seis alunos do quarto ano de escolaridade. Em termos metodológicos, o estudo insere-se no paradigma interpretativo que aceita a existência de diversas formas legítimas de conhecer o mundo e segue o design de estudo de caso. Visando aprofundar a utilização de normas sociomatemáticas na aula de matemática, constituíram-se seis grupos de trabalho e analisaram-se, através da observação, das diferentes interações dos alunos durante as suas comunicações. Os resultados mostram que as normas sociomatemáticas colocam a ênfase na expressão audível, na escuta atenta, na partilha de ideias, na manifestação dos alunos de desacordos e na explicação e justificação de contribuições. Atributos do processo de negociação, que parecem ser significativos para ajudar os alunos a apropriarem-se destas normas, são a importância da sistematização e persistência dos alunos intervenientes; e alguma pertinência na negociação contextualizada. Estes atributos remetem para a necessidade de, no processo de negociação, existir uma forte e sistemática consistência entre o que explicitamente se diz e as mensagens que implicitamente se veiculam através do modo como se age.Guerreiro, AntónioSapientiaCampos, Isabel Martins Domingos2016-04-26T12:59:36Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8070TID:202179834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:17Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:17.811698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico Campos, Isabel Martins Domingos Ensino de matemática Conhecimento profissional Matemática Normas Comunicação matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Campos, Isabel Martins Domingos |
author_facet |
Campos, Isabel Martins Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerreiro, António Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Isabel Martins Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Conhecimento profissional Matemática Normas Comunicação matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino de matemática Conhecimento profissional Matemática Normas Comunicação matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-26T12:59:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8070 TID:202179834 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8070 |
identifier_str_mv |
TID:202179834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133227531632640 |