Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Isabel Martins Domingos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8070
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_7f8e8895eeaf1cd1a3723f272567ae2d
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino de matemáticaConhecimento profissionalMatemáticaNormasComunicação matemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014A presente investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão da utilização de normas sociomatemáticas quando os alunos desenvolvem tarefas matemáticas, bem como as interações matemáticas que se estabelecem durante a comunicação das tarefas entre grupo de trabalho e grupo turma. A investigação é um processo privilegiado de construção do conhecimento e quando incide sobre a prática é, consequentemente, um processo fundamental de construção do conhecimento sobre essa prática e uma atividade de grande valor para o desenvolvimento profissional dos professores que nela se envolvem ativamente. A experiência profissional do professor, tendo por base toda a interação social e dinâmica de sala de aula, é a fundamentação teórica de todo o estudo desenvolvido. Este foi realizado numa escola do 1º ciclo do ensino básico de Faro com vinte e seis alunos do quarto ano de escolaridade. Em termos metodológicos, o estudo insere-se no paradigma interpretativo que aceita a existência de diversas formas legítimas de conhecer o mundo e segue o design de estudo de caso. Visando aprofundar a utilização de normas sociomatemáticas na aula de matemática, constituíram-se seis grupos de trabalho e analisaram-se, através da observação, das diferentes interações dos alunos durante as suas comunicações. Os resultados mostram que as normas sociomatemáticas colocam a ênfase na expressão audível, na escuta atenta, na partilha de ideias, na manifestação dos alunos de desacordos e na explicação e justificação de contribuições. Atributos do processo de negociação, que parecem ser significativos para ajudar os alunos a apropriarem-se destas normas, são a importância da sistematização e persistência dos alunos intervenientes; e alguma pertinência na negociação contextualizada. Estes atributos remetem para a necessidade de, no processo de negociação, existir uma forte e sistemática consistência entre o que explicitamente se diz e as mensagens que implicitamente se veiculam através do modo como se age.Guerreiro, AntónioSapientiaCampos, Isabel Martins Domingos2016-04-26T12:59:36Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8070TID:202179834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:17Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:17.811698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
Campos, Isabel Martins Domingos
Ensino de matemática
Conhecimento profissional
Matemática
Normas
Comunicação matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Campos, Isabel Martins Domingos
author_facet Campos, Isabel Martins Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Isabel Martins Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Conhecimento profissional
Matemática
Normas
Comunicação matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de matemática
Conhecimento profissional
Matemática
Normas
Comunicação matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-26T12:59:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8070
TID:202179834
url http://hdl.handle.net/10400.1/8070
identifier_str_mv TID:202179834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227531632640