Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Filipa Pais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36168
Resumo: O presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, lecionada no decorrer do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal objetivo é compreender o contributo que a utilização do kit PUSE (Poly-Universe in School Education) tem no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos relacionados com a área e o perímetro de figuras geométricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como o seu contributo na abordagem de tarefas de Expressões Plásticas. Desta forma, esta pesquisa pretende responder à questão “Qual o contributo do PUSE na resolução de tarefas, envolvendo conceitos matemáticos e expressões plásticas?”. No intuito de responder à questão referida, foram implementadas tarefas numa turma de 3.º ano, recorrendo à utilização das peças PUSE e abordando conteúdos relacionados com a área e perímetro de figuras geométricas como o quadrado e o triângulo, assim como tarefas de expressão criativa relacionadas com Artes Visuais. A recolha de dados foi realizada através da observação participante, notas de campo e registo fotográfico, tendo sido a metodologia da investigação de natureza qualitativa, tendo uma vertente mais descritiva e interpretativa. Após a análise dos resultados obtidos na implementação da investigação, conclui-se que, através da utilização do PUSE em tarefas de cariz matemático e artístico, os alunos apresentaram maior motivação para a realização de tarefas em ambiente de sala de aula, resultando em menos dificuldades na realização de tarefas, demonstrando, ainda, desenvolvimento relativo à visualização de figuras e na composição e decomposição de figuras geométricas. Foi também possível concluir que através da utilização do referido recurso, os alunos conseguiram expressar-se criativamente de novas formas, trabalhando a sua criatividade e coordenação motora, a partir da utilização das peças do kit para criar diferentes construções e representações das suas construções recorrendo a desenhos.
id RCAP_7f96a96440eb7da517c9c4045dd33e27
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School EducationRecursos didáticosPUSEMatemáticaExpressões artísticasGeometriaMedidaO presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, lecionada no decorrer do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal objetivo é compreender o contributo que a utilização do kit PUSE (Poly-Universe in School Education) tem no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos relacionados com a área e o perímetro de figuras geométricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como o seu contributo na abordagem de tarefas de Expressões Plásticas. Desta forma, esta pesquisa pretende responder à questão “Qual o contributo do PUSE na resolução de tarefas, envolvendo conceitos matemáticos e expressões plásticas?”. No intuito de responder à questão referida, foram implementadas tarefas numa turma de 3.º ano, recorrendo à utilização das peças PUSE e abordando conteúdos relacionados com a área e perímetro de figuras geométricas como o quadrado e o triângulo, assim como tarefas de expressão criativa relacionadas com Artes Visuais. A recolha de dados foi realizada através da observação participante, notas de campo e registo fotográfico, tendo sido a metodologia da investigação de natureza qualitativa, tendo uma vertente mais descritiva e interpretativa. Após a análise dos resultados obtidos na implementação da investigação, conclui-se que, através da utilização do PUSE em tarefas de cariz matemático e artístico, os alunos apresentaram maior motivação para a realização de tarefas em ambiente de sala de aula, resultando em menos dificuldades na realização de tarefas, demonstrando, ainda, desenvolvimento relativo à visualização de figuras e na composição e decomposição de figuras geométricas. Foi também possível concluir que através da utilização do referido recurso, os alunos conseguiram expressar-se criativamente de novas formas, trabalhando a sua criatividade e coordenação motora, a partir da utilização das peças do kit para criar diferentes construções e representações das suas construções recorrendo a desenhos.This report was developed in the context of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice, taught during the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Primary School Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. Its main objective is to understand the contribution that the use of the PUSE (Poly-Universe in School Education) kit has in the teaching-learning process of mathematical content related to the area and perimeter of geometric figures in the 1st cycle of basic education, as well as its contribution to the approach of Plastic Expressions activities. Thus, this research aims to answer the question "What is the contribution of PUSE in solving tasks involving mathematical concepts and plastic expressions?". In order to answer this question, activities were implemented in a 3rd grade class, using PUSE pieces and addressing contents related to the area and perimeter of geometric figures such as the square and the triangle, as well as creative expression activities related to Visual Arts. Data collection was conducted through participant observation, field notes and photographic record, and the research methodology was qualitative in nature, with a more descriptive and interpretive approach. After analyzing the results obtained in the implementation of the research, it was concluded that, through the use of PUSE in mathematical and artistic activities, students showed greater motivation to carry out activities in the classroom environment, resulting in fewer difficulties in performing tasks, also demonstrating development related to the visualization of figures and the composition and decomposition of geometric figures. It was also possible to conclude that through the use of this resource, students were able to express themselves creatively in new ways, working on their creativity and motor coordination by using the kit pieces to create different constructions and representations of their constructions using drawings.2023-02-01T08:22:52Z2022-12-05T00:00:00Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36168porTeixeira, Diana Filipa Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.731606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
title Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
spellingShingle Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
Teixeira, Diana Filipa Pais
Recursos didáticos
PUSE
Matemática
Expressões artísticas
Geometria
Medida
title_short Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
title_full Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
title_fullStr Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
title_full_unstemmed Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
title_sort Tarefas matemáticas e de expressões plásticas com alunos do 3º ano: o recurso didático Poly-Universe in School Education
author Teixeira, Diana Filipa Pais
author_facet Teixeira, Diana Filipa Pais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Diana Filipa Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos didáticos
PUSE
Matemática
Expressões artísticas
Geometria
Medida
topic Recursos didáticos
PUSE
Matemática
Expressões artísticas
Geometria
Medida
description O presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, lecionada no decorrer do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal objetivo é compreender o contributo que a utilização do kit PUSE (Poly-Universe in School Education) tem no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos relacionados com a área e o perímetro de figuras geométricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como o seu contributo na abordagem de tarefas de Expressões Plásticas. Desta forma, esta pesquisa pretende responder à questão “Qual o contributo do PUSE na resolução de tarefas, envolvendo conceitos matemáticos e expressões plásticas?”. No intuito de responder à questão referida, foram implementadas tarefas numa turma de 3.º ano, recorrendo à utilização das peças PUSE e abordando conteúdos relacionados com a área e perímetro de figuras geométricas como o quadrado e o triângulo, assim como tarefas de expressão criativa relacionadas com Artes Visuais. A recolha de dados foi realizada através da observação participante, notas de campo e registo fotográfico, tendo sido a metodologia da investigação de natureza qualitativa, tendo uma vertente mais descritiva e interpretativa. Após a análise dos resultados obtidos na implementação da investigação, conclui-se que, através da utilização do PUSE em tarefas de cariz matemático e artístico, os alunos apresentaram maior motivação para a realização de tarefas em ambiente de sala de aula, resultando em menos dificuldades na realização de tarefas, demonstrando, ainda, desenvolvimento relativo à visualização de figuras e na composição e decomposição de figuras geométricas. Foi também possível concluir que através da utilização do referido recurso, os alunos conseguiram expressar-se criativamente de novas formas, trabalhando a sua criatividade e coordenação motora, a partir da utilização das peças do kit para criar diferentes construções e representações das suas construções recorrendo a desenhos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05T00:00:00Z
2022-12-05
2023-02-01T08:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36168
url http://hdl.handle.net/10773/36168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137725741268992