O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15063 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas. |
id |
RCAP_7fa63aa0b73c6745d5c77df9905a2c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionistaEnsino de músicaBateriaPercussãoRitmoPulsaçãoCoordenação motoraProcesso cognitivoMusic educationDrum setPercussionRhythmPulsePhysical coordinationCognitive processO presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas.This report is focused on the Pedagogic Intervention Project, implemented throughout the 2018/2019 academic year at the Oporto Conservatory of Music, in the context of the curricular subject "Supervised Educational Practice", for the purpose of obtaining a Master's Degree in Music Education in the Oporto College of Music and Performing Arts. This work is presented in three distinct chapters. The first chapter consists of an introduction to the institution where the internship was held and the highlights of its educational plan. The second chapter focuses on the Supervised Educational Practice and includes a personal reflection on the educational practices of the aforementioned institution, the subject's programs and matrices, the framework of the supervised students, the planning and reflection of their classes (which are part of the Pedagogic Intervention Project) and the adviser and cooperative teachers' perspective on the teaching practice. The last chapter introduces the Pedagogic Intervention Project, which addresses the study of the drum set as a complementary aspect of the percussionist's training and focuses on the relationship between the drum set and percussion, examining the pedagogic potential of the introduction of drum set classes as a means to develop the psychomotor skills of the percussion students. The data was collected through the observation records, the supervised individual classes' plans, the preparation of a drum set masterclass at Oporto Conservatory of Music, and interviews with various drum set and percussion teachers, from different institutions.Campos, Manuel António Veríssimo dePerfeito, Paulo Jorge dos SantosSoares, FranciscoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa2019-12-06T15:32:50Z2019-11-202019-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15063TID:202319989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.130148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista |
title |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista |
spellingShingle |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa Ensino de música Bateria Percussão Ritmo Pulsação Coordenação motora Processo cognitivo Music education Drum set Percussion Rhythm Pulse Physical coordination Cognitive process |
title_short |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista |
title_full |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista |
title_fullStr |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista |
title_full_unstemmed |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista |
title_sort |
O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista |
author |
Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa |
author_facet |
Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Manuel António Veríssimo de Perfeito, Paulo Jorge dos Santos Soares, Francisco Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Bateria Percussão Ritmo Pulsação Coordenação motora Processo cognitivo Music education Drum set Percussion Rhythm Pulse Physical coordination Cognitive process |
topic |
Ensino de música Bateria Percussão Ritmo Pulsação Coordenação motora Processo cognitivo Music education Drum set Percussion Rhythm Pulse Physical coordination Cognitive process |
description |
O presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06T15:32:50Z 2019-11-20 2019-11-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/15063 TID:202319989 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/15063 |
identifier_str_mv |
TID:202319989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473485234176 |