A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casacio, Lucas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/6069
Resumo: O presente trabalho é um estudo interpretativo sobre o Concerto Carioca no 2 de Radamés Gnattali, tendo como ponto central a performance à bateria. Este concerto, composto em 1964, dedicado ao percussionista Helcio Milito e ao Tamba Trio, apresentou pela primeira vez, na história da música brasileira, a bateria entre os solistas de uma orquestra sinfônica. Inicialmente, fizemos a digitalização e a revisão integral do concerto para posterior análise. Por ser este um trabalho de prática interpretativa, utilizamos ferramentas de análise direcionadas à performance musical, que tratam de assuntos relacionados à interferência do movimento na performance, à organização da prática musical como meio de atingir uma performance de alto nível, à expressividade na performance, à interação na prática musical, além de levantamento das pesquisas sobre performance em música. Ao longo do estudo, realizamos entrevistas como meio de trazer à tona informações de fontes primárias referentes à nossa investigação. Simultaneamente ao trabalho de revisão e análise, foram feitas transcrições de gravações relevantes para a pesquisa, uma vez que quase a totalidade do repertório pertinente à bateria está registrado apenas em áudio. Paralelamente ao escopo principal das investigações, foram abordadas questões sobre a escrita para bateria e suas implicações. Tal discussão tem por finalidade auxiliar na compreensão do papel do instrumento ao longo de sua história. Como resultado da pesquisa, realizamos o primeiro registro oficial em áudio e vídeo do Concerto Carioca no 2. Este trabalho possibilitou a produção de uma edição crítica das partes de bateria, bem como uma versão revisada e editorada do concerto todo. Este material, que encontra-se como anexo deste trabalho, contribui para a ampliação do repertório escrito concernente à bateria.
id UNIL_a7448352e90f271b31f9c29af7dc4c0c
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6069
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Casacio, LucasOrientação2021-03-31T13:19:32Z2021-03-31T13:19:32Z2017-03-17http://dspace.unila.edu.br/123456789/6069O presente trabalho é um estudo interpretativo sobre o Concerto Carioca no 2 de Radamés Gnattali, tendo como ponto central a performance à bateria. Este concerto, composto em 1964, dedicado ao percussionista Helcio Milito e ao Tamba Trio, apresentou pela primeira vez, na história da música brasileira, a bateria entre os solistas de uma orquestra sinfônica. Inicialmente, fizemos a digitalização e a revisão integral do concerto para posterior análise. Por ser este um trabalho de prática interpretativa, utilizamos ferramentas de análise direcionadas à performance musical, que tratam de assuntos relacionados à interferência do movimento na performance, à organização da prática musical como meio de atingir uma performance de alto nível, à expressividade na performance, à interação na prática musical, além de levantamento das pesquisas sobre performance em música. Ao longo do estudo, realizamos entrevistas como meio de trazer à tona informações de fontes primárias referentes à nossa investigação. Simultaneamente ao trabalho de revisão e análise, foram feitas transcrições de gravações relevantes para a pesquisa, uma vez que quase a totalidade do repertório pertinente à bateria está registrado apenas em áudio. Paralelamente ao escopo principal das investigações, foram abordadas questões sobre a escrita para bateria e suas implicações. Tal discussão tem por finalidade auxiliar na compreensão do papel do instrumento ao longo de sua história. Como resultado da pesquisa, realizamos o primeiro registro oficial em áudio e vídeo do Concerto Carioca no 2. Este trabalho possibilitou a produção de uma edição crítica das partes de bateria, bem como uma versão revisada e editorada do concerto todo. Este material, que encontra-se como anexo deste trabalho, contribui para a ampliação do repertório escrito concernente à bateria.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporGnattali, Radamés, Milito, Helcio, Tamba Trio, Bateria. Percussão, Drum, Percussion, Concerto Carioca, Notação Musica, music performanceA Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81019https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6069/2/license.txtae61abb910ea8b57960567ed3a404bdaMD52ORIGINALA Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo InterpretativoA Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativoapplication/octet-stream252388433https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6069/1/A%20Bateria%20no%20Concerto%20Carioca%20N%c2%b0%202%20de%20Radam%c3%a9s%20Gnattali%3a%20um%20Estudo%20Interpretativo2d0b5cbd156eee9a9e2e44f5c536db3fMD51123456789/60692021-03-31 14:23:13.301oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362021-03-31T17:23:13Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
title A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
spellingShingle A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
Casacio, Lucas
Gnattali, Radamés, Milito, Helcio, Tamba Trio, Bateria. Percussão, Drum, Percussion, Concerto Carioca, Notação Musica, music performance
title_short A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
title_full A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
title_fullStr A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
title_full_unstemmed A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
title_sort A Bateria no Concerto Carioca N° 2 de Radamés Gnattali: um Estudo Interpretativo
author Casacio, Lucas
author_facet Casacio, Lucas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casacio, Lucas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orientação
contributor_str_mv Orientação
dc.subject.por.fl_str_mv Gnattali, Radamés, Milito, Helcio, Tamba Trio, Bateria. Percussão, Drum, Percussion, Concerto Carioca, Notação Musica, music performance
topic Gnattali, Radamés, Milito, Helcio, Tamba Trio, Bateria. Percussão, Drum, Percussion, Concerto Carioca, Notação Musica, music performance
description O presente trabalho é um estudo interpretativo sobre o Concerto Carioca no 2 de Radamés Gnattali, tendo como ponto central a performance à bateria. Este concerto, composto em 1964, dedicado ao percussionista Helcio Milito e ao Tamba Trio, apresentou pela primeira vez, na história da música brasileira, a bateria entre os solistas de uma orquestra sinfônica. Inicialmente, fizemos a digitalização e a revisão integral do concerto para posterior análise. Por ser este um trabalho de prática interpretativa, utilizamos ferramentas de análise direcionadas à performance musical, que tratam de assuntos relacionados à interferência do movimento na performance, à organização da prática musical como meio de atingir uma performance de alto nível, à expressividade na performance, à interação na prática musical, além de levantamento das pesquisas sobre performance em música. Ao longo do estudo, realizamos entrevistas como meio de trazer à tona informações de fontes primárias referentes à nossa investigação. Simultaneamente ao trabalho de revisão e análise, foram feitas transcrições de gravações relevantes para a pesquisa, uma vez que quase a totalidade do repertório pertinente à bateria está registrado apenas em áudio. Paralelamente ao escopo principal das investigações, foram abordadas questões sobre a escrita para bateria e suas implicações. Tal discussão tem por finalidade auxiliar na compreensão do papel do instrumento ao longo de sua história. Como resultado da pesquisa, realizamos o primeiro registro oficial em áudio e vídeo do Concerto Carioca no 2. Este trabalho possibilitou a produção de uma edição crítica das partes de bateria, bem como uma versão revisada e editorada do concerto todo. Este material, que encontra-se como anexo deste trabalho, contribui para a ampliação do repertório escrito concernente à bateria.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-31T13:19:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-31T13:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/6069
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/6069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6069/2/license.txt
https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/6069/1/A%20Bateria%20no%20Concerto%20Carioca%20N%c2%b0%202%20de%20Radam%c3%a9s%20Gnattali%3a%20um%20Estudo%20Interpretativo
bitstream.checksum.fl_str_mv ae61abb910ea8b57960567ed3a404bda
2d0b5cbd156eee9a9e2e44f5c536db3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227519576899584