O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15063
Resumo: O presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas.
id RCAP_7fa63aa0b73c6745d5c77df9905a2c4b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estudo da bateria como complemento na formação do percussionistaEnsino de músicaBateriaPercussãoRitmoPulsaçãoCoordenação motoraProcesso cognitivoMusic educationDrum setPercussionRhythmPulsePhysical coordinationCognitive processO presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas.This report is focused on the Pedagogic Intervention Project, implemented throughout the 2018/2019 academic year at the Oporto Conservatory of Music, in the context of the curricular subject "Supervised Educational Practice", for the purpose of obtaining a Master's Degree in Music Education in the Oporto College of Music and Performing Arts. This work is presented in three distinct chapters. The first chapter consists of an introduction to the institution where the internship was held and the highlights of its educational plan. The second chapter focuses on the Supervised Educational Practice and includes a personal reflection on the educational practices of the aforementioned institution, the subject's programs and matrices, the framework of the supervised students, the planning and reflection of their classes (which are part of the Pedagogic Intervention Project) and the adviser and cooperative teachers' perspective on the teaching practice. The last chapter introduces the Pedagogic Intervention Project, which addresses the study of the drum set as a complementary aspect of the percussionist's training and focuses on the relationship between the drum set and percussion, examining the pedagogic potential of the introduction of drum set classes as a means to develop the psychomotor skills of the percussion students. The data was collected through the observation records, the supervised individual classes' plans, the preparation of a drum set masterclass at Oporto Conservatory of Music, and interviews with various drum set and percussion teachers, from different institutions.Campos, Manuel António Veríssimo dePerfeito, Paulo Jorge dos SantosSoares, FranciscoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa2019-12-06T15:32:50Z2019-11-202019-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15063TID:202319989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.130148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
title O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
spellingShingle O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa
Ensino de música
Bateria
Percussão
Ritmo
Pulsação
Coordenação motora
Processo cognitivo
Music education
Drum set
Percussion
Rhythm
Pulse
Physical coordination
Cognitive process
title_short O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
title_full O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
title_fullStr O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
title_full_unstemmed O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
title_sort O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista
author Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa
author_facet Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Manuel António Veríssimo de
Perfeito, Paulo Jorge dos Santos
Soares, Francisco
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Bateria
Percussão
Ritmo
Pulsação
Coordenação motora
Processo cognitivo
Music education
Drum set
Percussion
Rhythm
Pulse
Physical coordination
Cognitive process
topic Ensino de música
Bateria
Percussão
Ritmo
Pulsação
Coordenação motora
Processo cognitivo
Music education
Drum set
Percussion
Rhythm
Pulse
Physical coordination
Cognitive process
description O presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T15:32:50Z
2019-11-20
2019-11-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15063
TID:202319989
url http://hdl.handle.net/10400.22/15063
identifier_str_mv TID:202319989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473485234176