Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Ana Maria da Luz
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43207
Resumo: Tese de mestrado em Educação, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1997
id RCAP_7fa7e98b1da7b710cc07b493f2048000
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/43207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casosProfessores - FormaçãoDesenvolvimento profissionalConhecimento profissionalExperiência profissionalEnsinoTeses de mestrado - 1997Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Educação, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1997Este trabalho orientou-se por três objectivos principais: identificar e comparar formas de construção do conhecimento pedagógico de conteúdo disciplinar de duas estagiárias e de duas professoras experientes; e caracterizar o papel do estágio no modo como as estagiárias e as professoras experientes aprendem a ensinar. Partindo dos modelos de raciocínio pedagógico e do conhecimento profissional de base apresentados por Wilson, Shulman e Ritcher (1987), pretendeu-se comparar, por um lado, os processos de construção do conhecimento pedagógico de conteúdo disciplinar e, por outro, o papel que a experiência profissional desempenha no processo de construção do conhecimento pedagógico de conteúdo disciplinar. Participaram no estudo duas estagiárias e duas professoras experientes que leccionavam o novo programa de Geografia do 9º ano de escolaridade. De acordo com a metodologia de estudo de caso, recolheu-se em momentos diferentes, um conjunto diversificado de dados, provenientes de uma multiplicidade de fontes de informação emergentes das práticas pedagógica das participantes e da reflexão sobre elas, analisaram-se documentos escritos; registos audiogravados e videogravados referentes à acção pedagógica desenvolvida na sala de aula. As professoras e as estagiárias participaram em entrevistas de carácter reflexivo, com recurso à técnica "recordação estimulada", que incidiu sobre os seguintes aspectos: o percurso profissional, a planificação da unidade didáctica, a acção pedagógica desenvolvida na sala de aula e a análise reflexiva das aulas. A análise de conteúdo revelou-se uma técnica adequada para captar as significações e compreensões que as participantes atribuíram aos seus processos de planeamento e de acção pedagógica. Os resultados do estudo evidenciaram: (a) o envolvimento de uma complexidade de procedimentos metodológicos tanto no planeamento como na sua transposição para a acção; (b) a articulação de diversos tipos de conhecimento profissional na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo disciplinar; (c) a singularidade dos processos de construção do conhecimento pedagógico de conteúdo disciplinar, durante o processo de implementação do currículo formal, imbuído das intenções, valores e crenças pessoais; ( d) a influência de condicionantes diversas da construção do conhecimento pedagógico de conteúdo disciplinar de índole pessoal e profissional; (e) a importância da prática reflexiva estruturada para o crescimento profissional; e (f) a influência das características dos programas de formação tanto inicial como contínua para o desenvolvimento profissional. Apesar das limitações apontadas, considera-se que este estudo mostrou, por um lado, o modo como as diversas componentes se articularam no processo de construção do conhecimento pedagógico de conteúdo disciplinar de cada um dos sujeitos e, por outro, o papel do estágio como factor de motivação para a auto-formação contínua. Dos resultados deste estudo sobressaem implicações ao nível da formação inicial e do desenvolvimento profissional dos professores.Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-Repositório da Universidade de LisboaTomás, Ana Maria da Luz2020-04-28T10:24:23Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:43:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:04.491149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
title Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
spellingShingle Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
Tomás, Ana Maria da Luz
Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Conhecimento profissional
Experiência profissional
Ensino
Teses de mestrado - 1997
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
title_full Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
title_fullStr Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
title_full_unstemmed Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
title_sort Conhecimento profissional de estagiárias e de professoras experientes de geografia : do plano à acção : estudo de casos
author Tomás, Ana Maria da Luz
author_facet Tomás, Ana Maria da Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Ana Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Conhecimento profissional
Experiência profissional
Ensino
Teses de mestrado - 1997
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores - Formação
Desenvolvimento profissional
Conhecimento profissional
Experiência profissional
Ensino
Teses de mestrado - 1997
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado em Educação, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1997
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
2020-04-28T10:24:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/43207
url http://hdl.handle.net/10451/43207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134502331613184