Português L2 / L1: compreensão na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carolina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sousa, Otília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2648
Resumo: Este texto resulta de um estudo que pretendia avaliar comparativamente a compreensão na leitura de alunos de ascendência africana e de alunos lusos, em final de escolaridade obrigatória, em Portugal. Para recolha e análise dos dados, aplicouse um teste de língua a um universo de 170 alunos, metade de ascendência africana e metade de ascendência lusa a frequentar escolas da periferia de Lisboa. Os resultados parecem sugerir que ambas as populações têm dificuldades ao nível desta competência. Dos resultados pode inferir-se que as condições socioeconómicas parecem ser mais importantes do que a condição linguística, no que diz respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora.
id RCAP_7faba06739d5766cf6f7b8ab9eff04bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Português L2 / L1: compreensão na leituraCompreensão na leituraLíngua maternaLíngua segundaReading comprehensionMother tongueSecond languageEste texto resulta de um estudo que pretendia avaliar comparativamente a compreensão na leitura de alunos de ascendência africana e de alunos lusos, em final de escolaridade obrigatória, em Portugal. Para recolha e análise dos dados, aplicouse um teste de língua a um universo de 170 alunos, metade de ascendência africana e metade de ascendência lusa a frequentar escolas da periferia de Lisboa. Os resultados parecem sugerir que ambas as populações têm dificuldades ao nível desta competência. Dos resultados pode inferir-se que as condições socioeconómicas parecem ser mais importantes do que a condição linguística, no que diz respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora.Abstract: This paper examines the reading comprehension skills of 170 9thgrade Portuguese students. Half of these students are of African descent and the other half come from Portuguese families. All are from low-income families and attending the final year of compulsory education at Portuguese schools on the outskirts of Lisbon. Applying a part of the PISA 2000 test, results showed that the groups were not significantly different and that all subjects featured low levels of reading comprehension. From the results, it can be inferred that socioeconomic background is the most important issue regarding reading comprehension.RCIPLGonçalves, CarolinaSousa, Otília2013-09-03T11:26:01Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:42:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:23.882833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Português L2 / L1: compreensão na leitura
title Português L2 / L1: compreensão na leitura
spellingShingle Português L2 / L1: compreensão na leitura
Gonçalves, Carolina
Compreensão na leitura
Língua materna
Língua segunda
Reading comprehension
Mother tongue
Second language
title_short Português L2 / L1: compreensão na leitura
title_full Português L2 / L1: compreensão na leitura
title_fullStr Português L2 / L1: compreensão na leitura
title_full_unstemmed Português L2 / L1: compreensão na leitura
title_sort Português L2 / L1: compreensão na leitura
author Gonçalves, Carolina
author_facet Gonçalves, Carolina
Sousa, Otília
author_role author
author2 Sousa, Otília
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
Sousa, Otília
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Língua materna
Língua segunda
Reading comprehension
Mother tongue
Second language
topic Compreensão na leitura
Língua materna
Língua segunda
Reading comprehension
Mother tongue
Second language
description Este texto resulta de um estudo que pretendia avaliar comparativamente a compreensão na leitura de alunos de ascendência africana e de alunos lusos, em final de escolaridade obrigatória, em Portugal. Para recolha e análise dos dados, aplicouse um teste de língua a um universo de 170 alunos, metade de ascendência africana e metade de ascendência lusa a frequentar escolas da periferia de Lisboa. Os resultados parecem sugerir que ambas as populações têm dificuldades ao nível desta competência. Dos resultados pode inferir-se que as condições socioeconómicas parecem ser mais importantes do que a condição linguística, no que diz respeito ao desenvolvimento da compreensão leitora.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2010-05-01T00:00:00Z
2013-09-03T11:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2648
url http://hdl.handle.net/10400.21/2648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133378634579968